Em tempos de desumanização: a emergência da crítica ontológica no complexo educacional

AutorPatricia Laura Torriglia, Vidalcir Ortigara, Astrid Baecker Avila
Páginas15-24
15
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 2020 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p15
Em tempos de desumanização: a emergência da crítica
ontológica no complexo educacional
Em tempos de desumanização: a emergência da crítica ontológica no complexo educacional
Resumo: Na atualidade a adaptação ao existente é uma realidade que se impõe, implicando, também, numa necessária compreensão do
tempo presente e de uma crítica ontológica que nos permita não só compreender o papel da educação e do conhecimento, senão também
costurar estratégias de formação e articulação em que a teoria recupere seu papel fundamental de orientação da prática. Contrariando o
espírito do tempo, entendemos que as implicações entre ontologia e conhecimento para o debate da educação apresentam, explícita ou
implicitamente, a questão de por que ontologia e por que uma crítica ontológica. Apresentamos neste texto o movimento dialético da
dimensão ontológica e gnosiológica a partir de uma concepção de ser humano que possa gerar as possibilidades de interditar a ideia de que
o sistema capitalista totalizante não pode ser superado. Ao contrário, é necessário um tipo de conhecimento que considere a totalidade,
como nos oferece a ontologia crítica.
Palavras-chave: Crítica ontológica. Complexo educacional. Conhecimento.
In times of dehumanization: the emergence of ontological criticism in the educational complex
Abstract: Adapting to the existent context in current days is a mandatory measure that implies understanding present times. It also
implies comprehending an ontological critique that explains the role of education and knowledge, at the same time as supporting
educational and connection strategies that restore to theory its fundamental role of guiding the practice. Contrary to zeitgeist, ontology
and knowledge implications on the debate about education, explicitly or implicitly pose the question why ontology and why an
ontological critique? In this article, we present the dialectical movement of the ontological and gnosiological dimension based on a
conception of human beings that can generate the possibilities of banning the idea that the totalizing capitalist system cannot be
surpassed. On the contrary, we need a form of knowledge that considers totality, as offered by critical ontology.
Keywords: Ontological critique. Educational complex. Knowledge.
Recebido em 05.02.2019. Aprovado em 17.09.2019. Revisado em 31.10.2019.
ESPAÇO TEMÁTICO - SERVIÇO SOCIAL: FORMAÇÃO, TRABALHO PROFISSIONAL E
TENDÊNCIAS TEÓRICAS CONTEMPORÂNEAS
© O(s) Autor(es). 2020 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
1 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação,
Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, SC, Brasil
2 Universidade do Extremo Sul Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Criciúma, SC, Brasil
3 Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Estudos Especializados em Educação,
Florianópolis, SC, Brasil
Patricia Laura Torriglia1
https://orcid.org/0000-0002-4567-6616
Vidalcir Ortigara2
https://orcid.org/0000-0002-0232-2164
Astrid Baecker Avila3
https://orcid.org/0000-0003-4868-3026

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT