Elites e Poder no Campo Científico: a Questão das Cotas para Negros na Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil

AutorAna Carolina Esposito Vieito - Danielle Duarte Munhoz - Gianfranco Faggin Mastro Andréa
CargoUniversidade Presbiteriana Mackenzie. SP, Brasil - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico SP, Brasil - Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico SP, Brasil
Páginas35-41
35
Ciências Jurídicas, v.19, n.1, p. 35-41
VIEITO,A.C.E.; MUNHO Z,D.D.; ANDRÉA,G.F.M.
Ana Carolina Esposito Vieito*a; Danielle Duarte Munhozb; Gianfranco Faggin Mastro Andréab
Resumo
Com um enfoque histórico e analítico, o presente artigo tem por objetivo trazer reexões acerca da construção e manutenção das elites e sua
estrutura de poder, valendo-se de pesquisa bibliográca e estatística, principalmente, no que diz respeito à elite branca no campo da ciência
diante da diminuta presença de negros no ambiente acadêmico e a aparente relação desse aspecto com os princípios de legitimação e reprodução
da elite branca no poder, além de apontar a necessidade de efetiva institucionalização das cotas para negros nos cursos de pós-graduação stricto
sensu, como ação armativa compensatória e garantidora da multiculturalidade na produção do saber.
Palavras-chave: Elites. Poder. Ação Armativa. Cotas Raciais. Pós-Graduação. Stricto Sensu.
Abstract
With an historical and analytic focus, this paper aims to make observations about the construction and maintenance of elites and their structure
of power, using bibliographical research and statistics,mainly regarding the white elite class in the scientic eld before the minimal presence
of blacks in the academic environment and the visible relationship of this aspect with the principles of legitimation and reproduction in the
control of the power, besides aims to show the necessity of the eective institutionalization of the racial quotas in the sensu stricto graduate
programs, as armative compensatory action and guarantor of the multiculturalism in the knowledge production.
Keywords: Elites. Power. Armative Action. Racial Quotas. Stricto Sensu Graduate Programs
Elites e Poder no Campo Cientíco: a Questão das Cotas para Negros na Pós-Graduação
Stricto Sensu no Brasil
Elites and Power in the Scientic Field: The Racial Quotas in the Stricto Sensu Graduate
Programs in Brazil
aUniversidade Presbiteriana Mackenzie. SP, Brasil.
bUniversidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico SP, Brasil.
*E-mail: anacarolina .espositovieito@gmail.com
1 Introdução
Com o objetivo de trazer a reexão acerca da seletividade
e permanência da elite branca no campo cientíco, bem como
a condição atual de negros em busca da igualdade de direitos
e condições para ascensão social e o racismo como ferramenta
utilizada para disputa e manutenção de poder, o presente
artigo se divide em três partes.
Na primeira parte, foi analisada a evolução histórica dos
negros no Brasil, retomando ao período colonial até a abolição
da escravidão, de modo a demonstrar que as consequências
daqueles períodos ainda se perfazem e se reproduzem ao
longo do tempo, além do fato da dominação do poder pela
elite branca ainda ser aceita pela sociedade brasileira.
No segundo aspecto, levantou-se a hipótese quanto à
necessidade de formas de compensação em relação a esse
grupo de excluídos, como método de combate à reprodução de
elites no poder, capaz de proporcionar um multiculturalismo e
a ascensão de grupos minoritários.
Por m, no terceiro ponto foram trazidos dados acerca da
presença de negros nos cursos de graduação e, principalmente,
nos cursos de pós-graduação, ressaltando a importância da
manutenção e ampliação das ações armativas – tão criticadas
pela elite branca, a qual fomenta e sustenta o racismo em prol
da manutenção de seu poder – de modo a garantir a presença
de representantes dessa chamada minoria nos cursos de pós-
graduação stricto sensu no Brasil e, consequentemente, no
campo do desenvolvimento cientíco.
2 Desenvolvimento
2.1 Evolução histórica - A exclusão dos negros no Brasil
Desde o m do período da ditadura militar no Brasil,
estudos e pensamentos se voltaram em prol da (re)construção
da Cidadania, a qual, até então, não parecia existir.
O clamor pela liberdade e pela conquista de direitos
civis, sociais e políticos após esse período deniram o novo
pacto constitucional democrático como “cidadão”, garante
a chamada “Constituição Cidadã”, na qual, dentre outros
dispositivos, encontra-se expresso o categórico emblema da
igualdade.
No entanto, muito embora a constituição esteja vigente
por quase 30 anos, problemas centrais permanecem na
nossa sociedade como a violência urbana, o desemprego, o
analfabetismo, a má qualidade da educação, saneamento
básico e as grandes desigualdades sociais (CARVALHO,
2014).
Dentre esses problemas, destaca-se a desigualdade social

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