Um recorte da produção científica dos egressos de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade

AutorOrleans Silva Martins - Paulo Aguiar do Monte
CargoDoutorando em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional da UNB/UFPB/UFRN - Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Páginas127-150

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Um Recorte da Produção Científ‌ica dos Egressos de um Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Contabilidade

A Cut of the Scientif‌ic Production of Former Students of a Program of Graduate Degree in Accounting

Orleans Silva Martins

Doutorando em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional da UNB/UFPB/UFRN Professor da Universidade Estadual da Paraíba Endereço: Rua Farmacêutico Antônio L. Batista, 172 - Apto 107, Bairro Jardim São Paulo CEP: 58051-110 - João Pessoa/Paraíba - Brasil Email: orleansmartins@yahoo.com.br Telefone: (83) 8892-4970

Paulo Aguiar do Monte

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Endereço: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA Departamento de Economia . Cidade Universitária CEP: 58059-900 - João Pessoa/Paraíba- Brasil Email: pauloaguiardomonte@gmail.com Fone: (81) 8852-6588

Artigo recebido em setembro de 2009. Passou por uma avaliação double blind review em dezembro de 2009. Aceito em janeiro de 2010 pela Editora Científ‌ica Sandra Rolim Ensslin. Artigo apresentado no II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade (EnEPQ), 2009, Curitiba, 2009.

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Este estudo teve como objetivo investigar a inf‌luência do título de mestre em Ciências Contábeis na produção científ‌ica dos mestres egressos do Programa Multiinstitucional e InterRegional de PósGraduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva por meio da aplicação de um questionário aos egressos do programa e da coleta dos dados referentes à sua produção científ‌ica a partir de seus currículos Lattes. Em seus resultados, podese observar que apenas 30,85% dos componentes da amostra participam de algum grupo de pesquisa; que 66% dos projetos de pesquisa realizados por eles foram iniciados após o ingresso no mestrado; e que as médias de publicação de artigos em periódicos e em eventos após o ingresso no curso de mestrado são signif‌icativamente superiores às médias anteriores a este ingresso, o que comprova a inf‌luência positiva desta titulação em suas produções científ‌icas, o que pode ser ratif‌icado com o teste de diferença entre duas médias.

Palavras-chave: Produção Científ‌ica, Ciências Contábeis, Mestrado.

This study aimed to investigate the inf‌luence of a master’s degree in Accounting in the scientif‌ic production of masters graduates of the Program MultiInstitutional and InterRegional Graduate Gegree in Accounting from UNB/UFPB/UFPE/UFRN. We conducted an exploratory and descriptive research by applying a questionnaire to graduates of the program and data collection relating to his scientif‌ic production from their Lattes. In their results, we can see that only 30.85% of the components of the sample participate in some research group, 66% of research projects undertaken by them were initiated after entry into the Masters, and that the means of publishing journal articles and events after enrolling in graduate school are signif‌icantly higher than those prior to this admission, which proves the positive inf‌luence of titration in their scientif‌ic production, which can be ratif‌ied with the test of difference between two means.

Key words: Scientif‌ic Production, Accounting, Master.

1 Introdução

O surgimento da pósgraduação em nosso país se deu no início da década de 60, quando seus cursos eram ministrados nas universidades de forma livre, sem possuírem legislação própria. A primeira regulamentação desse tipo de curso surgiu através do Parecer no. 977/65, do extinto Conselho Federal de Educação, que foi considerado um marco na história da pósgraduação no Brasil (CUNHA, 1974; MACHADO, 2003). Desde então, estes cursos passaram a ser regulados por legislação específ‌ica do Ministério da Educação (MEC).

Até o f‌inal dos anos 90, o Brasil possuía apenas três programas de pósgraduação em Ciências Contábeis, sendo um em nível de mestrado e doutorado (USP) e outros dois apenas em nível de mestrado (PUC/SP e UERJ), todos concentrados na região Sudeste. Com isso, até o f‌inal da década passada, o Brasil possuía apenas cerca de 90 doutores e 450 mestres em Contabilidade, para um total de aproximadamente 490 cursos de graduação em Ciências Contábeis. Sendo assim, a constatação da necessidade de aperfeiçoamento do corpo docente nos

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cursos de Ciências Contábeis do Brasil, deu início a uma “corrida” pelo aumento

da oferta de cursos de pósgraduação nesta área.

Nesse sentido, seguindo orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os reitores e professores das Universidades Federais de Brasília (UnB), da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN), em uma iniciativa pioneira na área contábil, celebraram um convênio de cooperação e integração técnicocientíf‌icopedagógico, do qual resultou o Programa Multiinstitucional e InterRegional de PósGraduação em Ciências Contábeis. Este programa tem o propósito de executar programas e projetos de ensino e pesquisa em Contabilidade, buscando melhorar a qualidade desses cursos naquelas regiões. Desde então, o referido programa tem integrado as regiões Nordeste e CentroOeste através do ensino e da pesquisa em Contabilidade, contribuindo de forma intensiva ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e debate de importantes temas relativos à área de estudo.

Sob esta perspectiva, o presente estudo origina uma investigação epistemológica sobre a inf‌luência do título de mestre em Ciências Contábeis na produção científ‌ica dos mestres egressos do Programa Multiinstitucional e InterRegional de PósGraduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Nesse sentido, a questão de pesquisa que se coloca para este estudo é: qual a inf‌luência do título de mestre em Ciências Contábeis à produção científ‌ica dos mestres egressos do Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/ UFPE/UFRN?

2 Fundamentação Teórica
2. 1 A PósGraduação em Ciências Contábeis no Brasil

A pósgraduação em Ciências Contábeis no Brasil surgiu no f‌inal da década de 50, mais precisamente em 12 de maio de 1958, com a promulgação do Decreto no 32.307, assinado pelo então governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros. Tal decreto dispõe sobre o doutoramento na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP, conferindo os títulos de doutor em Ciências Econômicas, doutor em Ciências Atuárias e doutor em Ciências Contábeis aos que fossem aprovados na defesa de uma tese de doutoramento perante uma banca de cinco professores e em duas disciplinas subsidiárias (CUNHA, 2007).

Com o surgimento do Parecer no 977/65 e após o início da reestruturação da pósgraduação brasileira impulsionada pela reforma universitária de 1968, em meio a um clima de reconhecimento do curso de Contabilidade da FEA/ USP como o mais bem sucedido dentre os oferecidos pela escola e como o que

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apresentava maior retorno do investimento em educação, conforme pesquisa realizada àquela época pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) (CUNHA, 2007), em 30 de setembro de 1970, foi autorizado o primeiro curso de mestrado em Ciências Contábeis, já com o novo formato preconizado pelo parecer. Assim, a FEA/USP marcou a pósgraduação em Ciências Contábeis no Brasil como sendo a instituição pioneira a criar os cursos de doutorado e mestrado nesta área em nosso país.

Este cenário perdurou até o f‌inal da década de 70, quando no ano de 1978 a PUC/SP criou o segundo curso de mestrado em Ciências Contábeis e Atuárias do Brasil. Entretanto, o segundo curso de doutorado só veio surgir quase meio século depois do criado pela USP, em 2008, pelo Programa Multiinstitucional e InterRegional de PósGraduação em Ciências Contábeis, formado pela UnB, UFPB e UFRN, homologado e reconhecido pela CAPES em 28 de janeiro de 2008.

Atualmente, existem dezoito cursos de mestrado e três cursos de doutorado em Ciências Contábeis no país, após as recentes aprovações dos segundo e terceiro cursos de doutorado, pelo Programa Multiinstitucional, e, mais recentemente, pelo Programa de PósGraduação da Universidade Regional de Blumenal (FURB) (doutorado em Ciências Contábeis e Administração, reconhecido em 17 de abril de 2008). Segundo Niyama (2008), destes três programas de doutorado, apenas o da USP titulou doutores (165 até o dia 31 de dezembro de 2007).

Não obstante esta expansão, a criação de cursos de pósgraduação stricto sensu em Ciências Contábeis enfrentou, e até hoje enfrenta, uma grande barreira, que é a falta de...

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