Efeitos Colaterais

AutorJoão Luís Vieira Teixeira
Ocupação do AutorAdvogado militante na área trabalhista. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário UniCuritiba
Páginas47-48

Page 47

Já vimos os diversos efeitos que se manifestam na vítima assediada moralmente, em especial aqueles que são visíveis no ambiente de trabalho.

Mas os danos causados por essa terrível prática vão muito além disso.

Da mesma forma que um chefe assediador tenderá a repassar suas frustrações e cobranças para seus subordinados, estes, muitas vezes, terão como única válvula de escape sua própria família.

Alguns deles aproveitarão o convívio familiar para se "desestressar" e passar bons momentos com quem realmente os valoriza.

Outros, todavia, tenderão a descarregar sua revolta em seus filhos e cônjuges. Assim, sem sombra de dúvida, uma pessoa vítima de assédio em seu local de trabalho terá muito maior probabilidade de ser agressivo em casa; desinteressado pelos afazeres domésticos; não conversar e orientar seus filhos; e, inclusive, ser violento para com eles e com seu cônjuge.

Isso sem contar a questão do uso de drogas (lícitas ou não), remédios contra a depressão, alcoolismo e outros que, fatalmente, corroerão a harmonia de toda a família do trabalhador assediado.

Ou seja, o assédio moral é um problema que gera efeitos muito além dos limites corporativos. Para alguns, ele chega a ser considerado um problema de saúde pública, justamente por essas questões relatadas.

E essa observação não é...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT