Efeitos

AutorJoão Luís Vieira Teixeira
Ocupação do AutorAdvogado militante na área trabalhista. Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pelo Centro Universitário UniCuritiba
Páginas43-45

Page 43

São inúmeros os efeitos que o assédio moral pode causar. É certo que eles dependerão de incontáveis fatores, como grau das ofensas/humilhações, estado psicológico da vítima antes do assédio, número de ofensas proferidas, situação da carreira profissional do ofendido, seu estado geral de saúde, predisposições a algumas doenças e ao estresse, comportamento familiar, etc.

Mas, de modo geral, os principais e mais corriqueiros males causados pelo assédio moral nos trabalhadores são:

1) súbita queda no rendimento e na produtividade;

2) aumento do estresse e do nervosismo;

3) irritabilidade exacerbada;

4) indisposição ao diálogo e ao trabalho em grupo;

5) crises de choro;

6) retraimento social;

7) sentimento de inferioridade e/ou inutilidade;

8) sentimento de vingança;

9) diminuição da libido;

10) insegurança;

11) agravamento de doenças preexistentes;

12) dores de cabeça constantes (enxaquecas);

13) afastamentos do emprego em excesso (licenças para tratamento de saúde);

Page 44

14) insônia;

15) ingestão de bebidas alcoólicas;

16) depressão;

17) dores generalizadas; etc.

E, em situações extremas:

1) agressões;

2) tentativas de suicídio;

3) suicídio;

4) homicídio.

É claro que alguns desses sintomas não poderão ser percebidos no ambiente de trabalho da vítima, mas, com certeza, a maioria deles, sim, ou será claramente notada ou seus reflexos serão notados pelos colegas de trabalho.

E, felizmente, como dissemos, as tentativas de suicídio são muito raras, e, em regra, ocorrem com pessoas que já tinham alguma predisposição a essa conduta e que sofreram ofensas tamanhas que lhe retiraram a vontade de viver.

Nos primeiros dias de março de 2013, um empregado matou o capataz de uma fazenda, na região metropolitana de Curitiba/PR, por não aguentar mais as humilhações que vinha sofrendo. Durante uma nova discussão, em que o empregado teria reclamado do modo como era tratado, o capataz lhe apontou uma arma de fogo e tentou acertá-lo, mas a arma falhou. Os dois entraram em luta corporal e o empregado, tomando a arma do assediador, acabou por acertar-lhe com um tiro fatal. Isso é apenas um exemplo, trágico, do que pode ocorrer em situações extremas de assédio moral.

Portanto, vimos que os sintomas de quem é assediado moralmente são muitos, e a maioria deles de fácil percepção por seus chefes e colegas de trabalho.

Logo, é preciso que os gestores/gerentes/chefes fiquem atentos a esses sinais, pois, se detectados, algo de urgente precisa ser feito.

Por...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT