O Efeito da Interatividade e do Suporte Técnico na Intenção de Uso de um Sistema de E-learning

AutorAngilberto Sabino de Freitas - Jorge Brantes Ferreira - Rodrigo Antônio Garcia - Renata Kurtz
CargoDoutor em Administração pela PUC-Rio - Doutor em Administração pelo COPPEAD - Mestre em administração pela Universidade do Grande Rio - Doutora em Administração pela PUC-Rio
Páginas45-56
Artigo recebido em: 17/03/2016
Aceito em: 01/12/2016
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2017v19n47p45
Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso.
45
O EFEITO DA INTERATIVIDADE E DO SUPORTE TÉCNICO NA
INTENÇÃO DE USO DE UM SISTEMA DE E-LEARNING
The Effect of Interactivity and Technical Support in the use
Intention of an E-learning System
Angilberto Sabino de Freitas
Doutor em Administração pela PUC-Rio. Pesquisador e Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da
Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: angilberto.freitas@gmail.com
Jorge Brantes Ferreira
Doutor em Administração pelo COPPEAD. Pesquisador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Rio.
Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: jorgebf@gmail.com
Rodrigo Antônio Garcia
Mestre em administração pela Universidade do Grande Rio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. E-mail: prof.rodrigogarcia@gmail.com
Renata Kurtz
Doutora em Administração pela PUC-Rio. Professora e Pesquisadora em Administração da UERJ. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
E-mail: renatakurtz@gmail.com
Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar as variáveis
que influenciam o uso do e-learning por alunos de um
curso de graduação a distância de uma Instituição de
Ensino Superior (IES). Foi identificado que o Modelo
de Aceitação de Tecnologia (Technology Acceptance
Model – TAM), de Davis (1989), com a introdução
das variáveis externas interatividade e suporte técnico
seria o mais adequado para avaliar a intenção do
aluno em seguir usando o e-learning. Foi aplicado um
questionário pela internet que resultou em uma amostra
de 260 alunos. Os dados obtidos foram analisados por
meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM)
e os resultados confirmaram a validade de todas as
hipóteses, confirmando a importância da interatividade
e do suporte técnico para os alunos continuarem a usar
o e-learning.
Palavras-chave: E-learning. Modelo de Aceitação de
Tecnologia. Interatividade. Suporte Técnico.
Abstract
The objective of this research is to identify the variables
that influence the use of e-learning by students in an
undergraduate distance course of a Higher Education
Institution (HEI). It was identified that Davis’ (1989)
Technology Acceptance Model (TAM) with the
introduction of interactivity and technical support
as external variables would be the most appropriate
to assess the intention of the student to follow using
e-learning. A questionnaire was sent over the internet
and resulted in a sample of 260 students. The data were
analyzed by Structural Equation Modeling (SEM) and
the results confirmed the validity of all the hypotheses
confirming the importance of interactivity and technical
support for the students to continue to use e-learning.
Keywords E-learning. Technology Acceptance Model.
Interactivity. Technical Support.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT