Educação e televisão: o leão cecil no programa sem fronteiras, globo news

AutorPaula Brügger
CargoProfessora Titular do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
Páginas167-197
169
E |
E:
,
EducationandTV:CecilthelionintheseriesSem
Fronteiras,GloboNews
PAULABRÜGGER
ProfessoraTitulardoDepartamentodeEcologiaeZoologiadaUni-
versidadeFederaldeSantaCatarina–UFSC;ProfessoradoMestrado
Prof‌issionalemPeríciasCriminaisAmbientais–UFSC;Coordenadora
doObservatóriodeJustiçaEcológica–OJE/UFSC.Email:paula.
brugger@ufsc.br
Recebidoem10.02.2016|Aprovadoem28.02.2016
R:Neste artigo,postulase aausência deimparcialidade
nos meios de comunicação, bem como a sua importância na
formaçãodevaloresnosentidolato.Nessecontexto,elegeuse
comoobjetodeanálisedeconteúdoumaediçãodeumprogra-
mado canaldetelevisão GloboNews, intituladaCaçada a leão
no Zimbábue comove o mundo.O estudorevelou elementos que
foramsilenciadosou apareceram de forma incipientenopro-
grama,comoacrueldadeeaviolênciasubjacentesàcaça,assim
comooviésmoralquelheéinerente.Amatériatambémdesti-
noumuitotempoàbiodiversidade,temadigressivonocontexto
empauta,e tratou a caça quasequeexclusivamente sob suas
dimensõestécnicaselegais.Taisquestõesmostramanecessida-
dedemudanças naformaçãodeprof‌issionaisdessa área,uma
vezque esteestudoapontou apresença de valoresespecistas,
algoquenãocondizcomoidealdeisençãodevalorespropug-
nadopelamaioriadosdiscursossobreoconteúdodasmatérias
jornalísticas.
RBDA21.indb 169 28/04/2016 10:56:09
|RBDA
170
P:EducaçãoInformal. Ética. Especismo. Caça. Biodi-
versidade.
A:Thisarticlepostulatesthelackofimpartialityinthemedia,
anditsimportanceintheformationofvalues.The objectof analysis
isaneditionofthe televisionprogram GloboNews, entitledCaçada
aleãonoZimbábuecomoveomundo[LionHuntinZimbabwe,stirs
theworld].Thestudyrevealedelementsthatweresilenced,orappear
inan incipientmannerin theprogram, such asthe crueltyandvio-
lencesubjacenttothehuntandthemoralbiasinherenttoit.Thepro-
gramdedicatedsubstantial timetobiodiversity,whichwasadigres-
sionin thatcontext,and treatedhuntingnearly exclusivelyfromits
technicalandlegaldimensions.Thesequestionspointtotheneedfor
changesintheeducationofmediaprofessionals,asthisstudyshowed
thepresenceofspeciesistvalues,somethingthat doesnot matchthe
idealofexemptionofvaluesadvocatedbythemajorityofspeecheson
thecontentofnews/journalism.
K: Informal Education. Ethics. Speciesism. Hunting. Biodi-
versity.
S:1.Introdução–2.Metodologia–3.Objetodeestudo–4.Da
análisedoobjeto–5.Discussão–6.Consideraçõesf‌inais–7.Notasde
referência
1.Introdução:objetosenãoobjetosdesteartigo
Opresente artigopartedo pressupostodeque osmeiosde
comunicação atuam como agentes educacionais no sentido lato
deformação de valores. Postulase aqui aimpossibilidade de
imparcialidade,ouseja,nadaémerainformação.
Particularmente,no que dizrespeitoàtelevisão,Bourdieu1
comentaque,nosanos1950,elaestavapoucopresentenocam-
pojornalístico,mas,comotempo,tornousedominanteeconô-
micaesimbolicamente. Ele tambémenfatizaquehá uma pro-
porçãomuitograndedepessoasquetêmnatelevisãosuaúnica
fontedeinformação,alémdofatodeelapoderreunir,emuma
noite,maispessoasdoquetodososjornaisdamanhãedanoite
juntos.
RBDA21.indb 170 28/04/2016 10:56:09

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT