A educação no mst: um instrumento de luta revolucionária no campo

AutorJosé jonas Borges da Silva - Maria Leomar Pereira de Sousa
CargoBacharel em Geografía - Bacharel em Pedagogia da Terra
Páginas1213-1229
Artigo recebido em: 05/04/2018 Aprovado em: 09/05/2018
A EDUCAÇÃO NO MST: um instrumento de
luta revolucionária no campo
José Jonas Borges da Silva1
Maria Leomar Pereira de Sousa2
Resumo
O presente texto trata do debate da educação a partir da experiência do Movi-
mento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, destacando a contribuição
dos movimentos sociais para a construção do projeto de Educação do Campo,
este apresentado nas contradições do processo político que é típico do contexto
da sociedade capitalista. O artigo apresenta como expressão deste projeto no
Maranhão a experiência da Unidade Integrada Roseli Nunes, localizada no mu-
nicípio Lagoa Grande do Maranhão. Para o desenvolvimento do artigo, o debate
apresentado dialoga com autores que estudam a temática, como Caldart, Fer-
nandes e Sousa. Conclui que a experiência da Escola é uma importante referên-
cia para a educação do campo no estado, mesmo mediada pelas contradições e
complexidades da sociedade capitalista.
Palavras-chave: MST, escola, educação do campo, políticas públicas.
1 Bacharel em Geogra a, Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal
do Maranhão (UFMA) e em Economia e Desenvolvimento Agrário Universidade Federal
do Espírito Santos (UFES), Graduando em Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-
brasileiros pela UFMA. E-mail: jonasmst@yahoo.com.br / Endereço: Universidade Federal
do Maranhão - UFMA: Av. dos Portugueses, 1966, Bacanga - São Luís – MA. CEP: 65080-
805.
2 Bacharel em Pedagogia da Terra, Especialista em Educação do Campo pela UFMA, Gestora
e Coordenadora Política Pedagógica da Unidade Integrada Roseli Nunes.
1214
José Jonas Borges da Silva | Maria Leomar Pereira de Sousa
EDUCATION IN THE MST: an instrument of revolutionary
struggle in the countryside
Abstract
is text deals with the debate of education from the experience of the Landless
workers movement-MST, highlighting the contribution of social movements
for the construction project of education in this Field presented in the contra-
dictions of political process, which is typical of the capitalist society context.
e article presents as an expression of this project in Maranhão Integrated Unit
experience Roseli Nunes, located in the municipality Lagoa Grande in Mara-
nhão. For the development of the article, the debate featured dialogues with
authors who study the subject, as Caldart, Fernandes e Sousa. It concludes that
the experience of the School as an important reference for the education of the
eld in the state, even mediated by the contradictions and complexities of ca-
pitalist society
Key words: MST, school,  eld education, public policies.
1 INTRODUÇÃO
As organizações sociais do campo, em esp ecial o Movimento
dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), têm vivido desde o  nal
do século passado um momento de articulação na luta por direitos.
Em particular, aqui trataremos do direito à educação e construção de
um projeto de educação para os povos que vivem no e do campo. A
sociedade brasileira tem tido a oportunidade de conhecer experiên-
cias que estão sendo desenvolvidas em todas as regiões do país e com
públicos e comunidades camponesas. Tais processos educacionais
são resultantes do aprendizado histórico das lutas e experiências que
colocavam a educação como formadora de sujeitos críticos e trans-
formadores de realidades.
A educação do campo, como projeto político para o campo,
deve estar em sintonia com as necessidades imediatas dos povos e
comunidades que ali vivem. Segundo Caldart (2012), a Educação do
Campo visa incidir sobre a política brasileira de educação desde os
interesses sociais e comunitários dos camponeses. Segundo a autora,
pensar na Educação do Campo como projeto, remete a pensar ques-
tões da cultura, do trabalho, do conhecimento e da luta política dos
camponeses no seu embate de classes. Para a autora, o conceito de
Educação do Campo se encontra em construção, um conceito que

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT