Educação em Saúde e Serviço Social: instrumento político estratégico na prática profissional

AutorMarta Alves Santos - Mônica de Castro Maia Senna
CargoCentro Universitário da Associação Brasileira de Ensino Universitário (UNIABEU) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
Páginas439-447
439
R. Katál., Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 439-447, set./dez. 2017 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/ 10.1590/1982-02592017v 20n3p439
Educação em Saúde e Serviço Social: instrumento
político estratégico na prática profissional
Mar ta Alve s Sant os
Centr o U niversi tário da Associ ação Brasi leira de Ensin o
Universitário (UNIABEU)
Educação em Saúde e Serviço Social: instrumento político estratégico na prática profissional
Resumo: A Educação em Saúde é um dos principais instrumentos do trabalho profissional do assistente social no campo da saúde.
Assim sendo, reveste-se das dimensões ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas que norteiam a competência profissional
do assistente social que precisam ser mais bem compreendidas para a apreensão crítica da realidade profissional e para subsidiar a
intervenção do Serviço Social. Este artigo traz alguns elementos para o debate em torno da Educação em Saúde como um dos instrumentos
de trabalho do assistente social na área da saúde. Para tanto, aborda a trajetória histórica da educação em saúde no interior da política de
saúde brasileira, destaca os principais paradigmas que têm orientado as ações de Educação em Saúde no país e elenca algumas questões
para reflexão sobre a dimensão ético-política da Educação em Saúde como campo de intervenção do assistente social.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Serviço Social. Ações socioeducativas.
Education in Health and Social Work: A strategic political instrument in professional practice
Abstract: Education about healthcare is one of the main instruments of the professional work of social assistants in the field of
healthcare. It therefore uses ethical-political, theoretical-methodological and technical-operatives, which are dimensions that guide the
professional action of social workers and that are essential to a critical understanding of the professional reality and to supporting the
intervention of social work. This article raises some elements for the debate about education in health as one of the working instruments
of social workers in the field of healthcare. To do so, it addresses the historic trajectory of education in health within Brazilian healthcare
policy, highlights the main paradigms that have guided the actions of healthcare in the country and raises some questions for reflection
about the ethical-political dimension of education in health as a field of intervention of social workers.
Keywords: Education in health. Social work. Socio-educational actions.
Recebido em 15.03.2017. Aprovado em 26.05.2017.
ARTIGO TEMA LIVRE
Môn ica de Cas tro Mai a S enna
Universidade Federal Fluminense (UFF)

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