Educação a distância no Brasil: uma análise da experiência da UFMA do Maranhão

AutorJosie Amaral Bastos - Valéria Ferreira Santos Almada Lima
CargoProfessora Adjunta da Universidade Federaldo Maranhão (UFMA) - Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão
Páginas549-565
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: uma análise da experiência da UFMA do
Maranhão
Josie Amaral Bastos
1
Valéria Ferreira Santos Almada Lima
2
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar os resultad os de pesquisa direcionada a avaliar o processo de implementação da
Política da Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior, tendo como refer ência empírica a experiência do Núcleo de
Educação a D istância (Nead) da UFM A nos municípios de São Luís e Humberto de Campos, com vistas a identif icar a
interferência de diferentes contextos socioeconômicos, culturais, políticos e institucionais na dinâ mica de tal processo.
Adota-se o método crítico dialético para apreender a EAD como fenô meno inserido na totalidade da sociedade capitalista
contemporânea. Desenvolve-se uma pesquisa avaliativa tendo como objeto o processo de imp lementação da referida
política, a partir da experiência dos municípios selecionados. A lém de pesquisa bibliográfica, documental e análise de
dados secundários adota-se como procedimentos metodológicos, na pesquisa empírica.
Palavras-chave: Estado. Capital. Educação a Distância. Educação Superior. Universidade Federal d o Maranhão
DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL: a study about the experience of the Federal Univer sity of Maranhão
Abstract
The objective of the article is to present the results of the research directed to evaluate the process of implementation of
the D.E Policy in Higher Education, having as an empirical reference the experience of the Distance Education Center
(NEAD) - UFMA in the municipalities of São Luis and Humberto de Campos, with a view to identify the interference of
different socioeconomic, cultural, political and institutional contexts in the dynamics of this process. The dialectical critical
method is adopted to apprehend D.E as a phenomenon inserted in the broader of contemporary capitalist society. An
evaluative research is developed having as object the process of implementation of the referred policy, from the
experience of the selected municipalities. In addition to bibliographic, documentary and secondary data analysis, it is
adopted the following methodological procedures in empirical research such as: focus groups involving policy
beneficiaries and semi-structured interviews with managers, teachers and tutor s of Nead and the studied poles.
Keywords: State. Capital. Distance Education. Higher Education. Federal University of Maranhão
Artigo recebido em: 21/06/2019 Aprovado em: 12/09/2019
DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p549-565.
1
Professora Adjunta da Universidade Federaldo Maranhão (UFMA). Doutora em Políticas Públicas pe lo Programa de
Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA com estág io Doutoral no College of Education &Human Ecology
(Department of Educational Studies), Ohio State University, Columbus(USA). Mestre pelo Programa de Pós-graduação
Interdisciplinar em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. E-mail: josiebastos@hotmail.com
2
Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do D epartamento de Economia e do
Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. E-mail:
valmadalima@gmail.com
Josie Amaral Bastos e Valéria Ferreira Santos Almada Lima
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1 INTRODUÇÃO
Globalização, alta modernidade, sistema mundial, sociedade do conhecimento,
Tecnologias de Comunicação e Informação, não importa a terminologia. Todas estas denominações
revelam um contexto demarcado por uma nova ordem mundial, tendo por base o poder econômico,
que fabrica um novo senso comum, atrelado a novos paradigmas de competitividade, eficiência de
gestão, integração, entre outros. É nesse ambiente que há, conforme Pretti (2000), um processo de
despolitização em face de uma visão mais gerencial, tecnicista e pragmática em que "a grande
empresa capitalista é posta como modelo” (PRETTI, 2000, p. 20). Nesse contexto estrutural do
próprio capitalismo, que busca incessantemente estratégias de sobrevivência e de recomposição do
lucro, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)1, no plano ideológico, ganham força,
projetando-se em todas as relações da produção capitalista.
Na educação, o cenário comunicacional mediado pelas TICs agregou à Educação a
Distância (EAD) um locus privilegiado de inovação, integridade e expansão, o que a tornou, segundo
Nascimento (2011, p. 15), “ícone da educação contemporânea, nas análises dos organismos
internacionais, principalmente do Banco Mundial”. Com efeito, a mobilização do Estado e do Capital
permitiu consolidar um discurso envolto na racionalidade técnica, em que o setor da educação passa
a se configurar como parte integrante desse processo, fato que se materializa em números
expressivos na conjuntura atual da educação superior brasileira.
Dados obtidos pelo censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (INEP) confirmam a tendência de aumento da oferta e procura de cursos na EAD no
Ensino Superior (2006-2016)2. Alcançou-se, em 2016, um universo de mais de 1 milhão de
matrículas registradas nesta modalidade de ensino. Com base nos indicadores da educação
superior, considerando a expansão desta modalidade de ensino no país, desenvolveu-se uma
pesquisa, no campo da avaliação de políticas públicas com vistas a compreender os determinantes
desse fenômeno na sociedade brasileira e seus desdobramentos em municípios que constituem a
base local de implementação dos programas de EAD, por meio da Universidade Aberta do Brasil
(UAB), um programa do Governo Federal.
A UAB, inserida no contexto mais amplo da EAD, mostrou-se central neste trabalho, ja
que e por meio desse sistema que a politica publica da educacao a distancia do pais, no ambito do
ensino superior, materializa-se nas Instituicoes Federais de Ensino Superior (IFES) e nos
municipios. Esta acao do governo tem como objetivo a interiorizacao da educacao superior publica
em regioes onde nao ha investimentos do estado para a criacao de universidades ou de um campus
avancado dessas instituicoes. Conforme apontam os estudos de Farias, Lima e Toschi (2013), e o

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