Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos informacionais: uma pesquisa-ação

AutorMaria Elizabeth de Oliveira Costa - Beatriz Valadares Cendón
CargoMestre em Tecnologia e Gestão em EaD/UFRPE - Doutora em Ciência da Informação
Páginas82-99
82
v. 21, n. 45, 2016
p. 82-99
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaçã o, v. 21, n. 45, p.
82-99, jan./abr., 2016. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2016v21n45p82
Educação a distância, bibliotecas polo e os recursos
informacionais: uma pesquisa-ação
1
.
Distance education, libraries polo and resources informational: a
research-action
Maria Elizabeth de Oliveira COSTA
Mestre em Tecnologia e Gestão em EaD/UFRPE.- Bibliotecária- Documentalista do SB/UFMG -
mabethcosta@gmail.com
Beatriz Valadares CENDÓN
Doutora em Ciência da Informação - Professora Titular Escola de Ciência da
Informação/UFMG - cendon@eci.ufmg.br
Resumo
O artigo trata da primeira parte da pesquisa que originou a dissertação intitulada “Educação
a distância (EaD), bibliotecas polo e o acesso informacional” disponibiliza do aos alunos dessa
modalidade de ensino. Aborda as seguintes questões: como as Bibliotecas Universitárias
e/ou os Sistemas de Bibliotecas poderão apoiar as bibliotecas dos pol os de apoio
presencial, onde a instituição oferece cursos na modalidade a distância? Como oferecer o
apoio e o acesso informacional científico aos alunos da EaD? Como assegurar que o s alunos
da EaD rec ebam os recursos informacionais necessários às suas atividades de pesquisa e
extensão? Como procedimento metodológico a pesquisa consta de duas etapas sendo a
primeira delas objeto deste artigo. O artigo relata a pesquisa realizada in loco nas bibliotecas
dos polos com a finalidade de verificar os recursos informacionais que os alunos têm à sua
disposição, comparando-os com a bibliografia básica dos cursos dessa modalidade. Pode-se
concluir, por meio da análise e observação dos dados, que o material bibliográfico d os polos,
comparado à bibliografia básica dos cursos, não ate nde às d emandas necessárias dos
usuários e ao ideal de uma biblioteca. A primeira parte deste estudo é também caracterizada
como pesquisa-ação, e seus resultados foram apresentados à Instituiçã o pesquisada.
Palavras-Chave: Educação a Distância (EaD). Biblioteca Polo de Apoio Presencial . Biblioteca
Universitária, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1
Artigo baseado na primeira etapa da pesquisa de dissertaçã o intitulada: Educação a
distância, bibliotecas polo e o acesso informacional: um estudo de caso.
ARTIGO
Recebido em:
15/06/2015
Aceito em:
08/01/2016
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Abstract
The research deals with the theme of Distance Education (DE), Polo Librari es and
Information R esources available to students of distance education. The research is
exploratory and uses both qua litative and quantitative approaches as methodological
procedures to collect dada. It addresses the following questions: How the University
Libraries could support the libraries in distance education poles? How to offer support and
information access to distance education students? And how to ensure that distance
education students receive the informatio n resources required for their research activities?
The methodology consisted of two phases, the first of which is the object of this article. The
article reports the r esearch conducted on-site in the polo libraries in order to verify the
information r esources that students have at their disposal, comparing them with the basic
bibliography of this modality courses. Data shows that the bibliographies at the polos when
compared to basic bibliogra phy of th e courses do not meet the required demands of users
and the ideal of a library. The first part of this study is also characterized as research action,
and its results have been presented to the institution.
Keywords: Distance Learning (DL). University Libraries. Polo’s Support Classroom. Federal
University of Minas Gerais (UFMG).
1 INTRODUÇÃO
A Educação a Distância (EaD) vem evoluindo ao longo dos anos. E
assim sendo permite que o ensino chegue aos lugares mais remotos do país.
Pode-se dizer que surgem novas oportunidades de estudo, conhecimento e
cultura para aqueles que moram nas cidades do interior, longe dos centros
urbanos. A EaD facilita a vida das pessoas que antes precisavam migrar para
os grandes centros para entrar em uma universidade de alguma cidade
brasileira e poder concluir os estudos.
No Brasil a transformação começou a partir de 2005, com a criação da
Universidade Aberta do Brasil - UAB, com a ampliação do ensino na
modalidade a distância nas várias regiões do país. A EaD, instituída pelo
Lei no9.394, de 20 de dezembro de 1996, da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (LDB), se estabelece com normas e diretrizes, e, a partir deste
Decreto, caracteriza-se a educação a distância “como modalidade educacional
na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e
aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação
e comunicação.” (BRASIL/MEC, 2007).
A modalidade de ensino a distância passa a contemplar também a
prática cotidiana das pessoas, levando em conta que o mercado de trabalho
em mudanças constantes, impulsionado pela necessidade de mão de obra
especializada, também busca pessoas com competência. E assim surgem os
cursos de capacitação, aperfeiçoamento e especialização a distância, fazendo
com que as pessoas se qualifiquem por meio da EaD.
A expansão da Educação Superior no Brasil conta, também, com o
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das
Universidades Federais (REUNI), do Governo Federal, que tem como
principal objetivo ampliar o acesso e a permanência dos alunos na Educação
Superior.
Para que a EaD obtenha êxito total na sua função é necessário que
Órgãos Institucionais Federais, Estaduais, Municipais e as Instituições de

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