A educação ambiental como instrumento viabilizador da proteção animal

AutorPatrícia Fortes Attademo Ferreira, Nilcinara Huerb de Azevedo
Páginas76-88
Revista Brasileira de Direito Animal, e-issn: 2317-4552, Salvador, volume 14, numero 01, p. 76-88 Jan-Abr 2019
76
Patrícia Fortes Attademo Ferreira
Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade Castilla
La Mancha., Mestre em Direito pela Universidade Gama
Filho. Professora titular da Universidade do Estado do
Amazonas e Coordenadora de Legislação e Normas junto
à Pró- Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade
do Estado do Amazonas. ORCID: http://orcid.org/0000-
0001-9364-0186. E-mail: patriciaattademo@hotmail.com.
Lattes:http://lattes.cnpq.br/7473851142494544.
Nilcinara Huerb de Azevedo
Mestranda pelo Programa de Direito Ambiental na Universi-
dade do Estado do Amazonas. Advogada. E-mail: nilci_aze-
vedo@hotmail.com. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-
1133-8950. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7476832942670854
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO VIABILIZADOR
DA PROTEÇÃO ANIMAL
Environmental education as a viabilizing instrument of animal protection
Recebido: 02.01.2019 | Aceito: 08.03.2019
Resumo: A eclosão de uma grave crise ambiental vem afetando de maneira cada vez mais crescen-
te o equilíbrio dos ecossistemas e, por conseguinte, a perda de uma parcela considerável de ani-
mais, prova disso no âmbito nacional, é a existência de uma lista de espécies da fauna ameaçadas
de extinção que, atualmente, conta com mais de mil espécies catalogadas. Desse modo, partindo
da premissa que os animais não só merecem ser tutelados por força da importância que exercem
na manutenção do equilíbrio ecológico, como também pelo simples fato de assumirem a condição
de seres sencientes, o objetivo do presente artigo foi o de demonstrar o quão importante é o papel
da educação ambiental como instrumento viabilizador à efetiva proteção da fauna, que ao longo
do tempo tem sofrido toda a sorte de abusos, sobretudo por ainda prevalecer na consciência
social a ideia de que os animais não-humanos são meros recursos utilitários. Para tanto, como
metodologia, utilizou-se do método de abordagem dedutivo; quanto aos meios a pesquisa foi a
bibliográca e, quanto aos ns, qualitativa. Os resultados obtidos demonstraram que a EA deve
ser incorporada em todos os níveis e setores sociais, não como uma faceta especíca da educação,
a qual compõe a matriz currícular de uma pequena parcela da população, mas que deve abran-
ger a própria noção de educação, segundo os pilares propostos pela UNESCO, tendo em conta
constituir um poder-dever de todos.
PalavRas-chave: educação ambiental; crise ecológica; animais
abstRact: The emergence of a serious environmental crisis has increasingly affected the balance
of ecosystems, and therefore the loss of a considerable proportion of animals is evidence of this at
the national level, and there is a list of endangered species of fauna of extinction, which currently
has more than one thousand species cataloged. Thus, based on the premise that animals not only
deserve to be protected by virtue of their importance in maintaining ecological balance, but also
by the simple fact of assuming the condition of sentient beings, the objective of this article was
to demonstrate how important is the role of environmental education as an instrument to ensure
the implementation of the constitutional provision for the protection of fauna, which has suffered

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT