Estado, educação e direitos sociais

AutorMo?nica Regina Nascimento dos Santos Correio
CargoUniversidade Federal de Alagoas, Curso de Pedagogia, Maceió, AL, Brasil.
Páginas577-586
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592019v22n3p577
577
R. Katál., Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 577-586, set./dez. 2019 ISSN 1982-0259
ESPAÇO TEMÁTICO: DIREITO Á EDUCAÇÃO PÚBLICA, DEMOCRACIAE LUTAS SOCIAIS
Estado, educação e direitos humanos1
Mônica Regina Nascimento dos Santos1
https://orcid.org/0000-0002-4587-6036
1Universidade Federal de Alagoas, Curso d e Pedagogia, Maceió, AL, Brasil.
Estado, educação e direitos humanos
Resumo: A problemática dos direitos humanos substituiu, ao longo dos anos, a utopia revoluc ionária que fundou a sociedade moderna,
após 1848, essa problemática passou a legitimar práticas de violação de direitos dos indivíduos e segue, nos dias atuais, atrelada ao legado
liberal e individualismo burguês, na defesa de direitos do indivíduo isolado. Por outro lado, os direitos humanos têm as segurado
patamares mín imos de conquistas – civis, políticas, sociais, culturais – a grupos específicos. No â mbito do deba te sobre os direitos
humanos quem critique seus limites e apresente suas condicionalidades, bem como, quem defenda uma narrativa contra hegemônica
de direitos h umanos. Este artigo, por meio de revisão bibliográfica, busca explicitar e contribuir com novos elementos nesse debate.
Neste sentido, te m por base autores como: Azevedo (2001), Bertoldo e Jimenez (2015 ), Santos (2014), Tonet (2016), Dewey (2010),
Bobbio (2001), Trindade (2010), entre outros, discutindo o papel do Estado e da educação no contexto social de tentativa de consolidação
dos direitos humanos em pleno século X XI.
Palavras-chave: Estado. Educaçã o. Direitos humanos.
State, Education, and Human Rights
Abstract: Over time, the issue of human rights has replaced the revolutionary utopia that founded modern society. After 1848, the issue
of human rights has legitim ized practices of violation of individual right s and, currently, it is possible to recognize its connection with
the liberal legacy and bourgeois ind ividualism, based on the protection of the individual’s rights isolated from their class. On the other
hand, human rights have ensured minimum levels of – civil, political, social, cultural – achievement for specific groups. Within the debate
on human rights, there are thos e who criticize its limits and present its conditions a nd those who defend a nar rative against hegemonic
human rights. This article seeks to explain and contribute to pro viding new elements to this debate through a literature review. Authors
such a s Azevedo ( 2001), Bertoldo and Jimenez (2015), San tos (2014), Tonet (2016), Dewey (1976), Bobbio (2001), and Trind ade
([1998?]) are exam ined, in their discussion about the role of the st ate and education in the s ocial context of an at tempt to consol idate
human rights in the 21st century.
Keywords: State. Education. Hu man rights.
Recebido em 08. 12. 2018. Aprovado em 16.04.2019. Revisado em 31.07.2019.
© O(s ) Autor(es). 2019 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribu ição-NãoComer cial 4.0 In ternacion al (https:// creativec ommons. org/license s/by-nc /4.0/deed .pt_BR),
que permite copiar, distr ibuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que
para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença Creative Comm ons e
indique se mudanças foram feitas.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT