Educaão e cultura na luta por emancipaão da humanidade: ataques e resistências no governo bolsonaro

AutorCacilda Rodrigues Cavalcanti, Eblin Farage, Franklin Douglas Ferreira, Raquel Dias, Selma Maria Silva de Oliveira Brandão
Páginas313-331
EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e
resistências no governo Bolsonaro
Cacilda Rodrigues Cavalcanti1
Eblin Farage2
Franklin Douglas Ferreira 3
Raquel Dias4
Selma Maria Silva de Oliveira Brandão5
Resumo
O papel da mídia na educação e formação da cultura de massa no Brasil e o desmonte da educação pública, do ensino
superior e os rumos da política de ciência e tecnologia no governo Bolsonaro, sob o projeto do capital e a ascensão da
extrema direita no Brasil. Analisa-se as lutas de resistência pela Educação Pública de qualidade no Brasil e os ataques do
governo Bolsonaro, o programa Escola sem partido e, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, avalia-se as
tendências da política educacional brasileira no Brasil atual. Para tanto, toma-se por base o pensamento político do italiano
Antonio Gramsci, em especial, em sua contribuição para o entendimento da cultura e da ideologia nas lutas por hegemonia
na sociedade.
Palavras-chave: Cultura. Ideologia. Educação. Escola Sem Partido. Governo Bolsonaro.
EDUCATION AND CULTURE IN THE STRUGGLE FOR EMANCIPATION OF HUMANITY: attacks and resistance in the
Bolsonaro government
Abstract
The role of the media in the education and formation of mass culture in Brazil and the dismantling of public education, higher
education and the course of science and technology policy in the Bolsonaro government under the capital project and the
rise of the extreme right in Brazil. We analyze the resistance struggles for quality Public Education in Brazil and the attacks
of the Bolsonaro government, the School without a Party program and, based on a bibli ographic review and documentary
research, we evaluate the trends of Brazilian educational policy in Brazil today. For that, it is based on the political thought of
the italian Antonio Gramsci, in particular, on his contribution to the understanding of culture and ideology in the struggles for
hegemony in society.
Keywords: Culture. Ideology. Education. School without Party. Government Bolsonaro.
Artigo recebido em: 11/11/2019. Aprovado em: 31/01/2020
1 INTRODUÇÃO
1 Doutora em Educação (UFMG). E-mail: cavalcanticacilda@gmail.com
2 Doutora em Serviço Social (UERJ). Secretária geral do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de
Ensino Superior). E-mail: farage.eblin@gmail.com
3 Doutor em Políticas Públicas (UFMA). E-mail: franklin.ufma@gmail.com
4 Doutora em Educação (UFC). Coordenadora do GTPE (Grupo de Trabalho de Política Educacional do ANDES Sindicato
Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior). E-mail: raquel.dias69@gmail.com
5 Doutora em Políticas Públicas (UFMA). E-mail: selmambrandao@gmail.com
EDUCAÇÃO E CULTURA NA LUTA POR EMANCIPAÇÃO DA HUMANIDADE: ataques e resistências no governo
Bolsonaro
313
Este artigo reorganiza as ideias centrais dos cinco trabalhos que compuseram a mesa
temática com o título Educação e cultura na luta por emancipação da humanidade: ataques e
resistências no governo Bolsonaro”, apresentada na IX Jornada Internacional de Políticas
Públicas/UFMA (IX JOINPP), 2019, em São Luís (MA).1
O propósito é expor o tema em sua complexidade, tendo a análise da situação política
brasileira atual, sob o governo Bolsonaro, como eixo central que unifica a reflexão dos cinco trabalhos .
Tais trabalhos centram-se, cada um, em um dos seguintes recortes: (1) a contribuição de Antonio
Gramsci para o debate da cultura e da ideologia e sua relação com o papel da mídia na luta por
hegemonia na sociedade; o conservadorismo no mundo e a incidência no Brasil na reconfiguração das
políticas públicas no país, em especial (2) na política (de desmonte) da educação pública brasileira, (3)
do ensino superior brasileiro, (4) da política de ciência e tecnologia do país e sua subordinação aos
interesses dos Estados Unidos, no tocante ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas do Centro de
Lançamento de Alcântara (MA), bem como (5) as lutas de resistências histórica s ao desenvolvimento
da educação brasileira subordinada aos interesses do capital internacional e das diretrizes de
organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial.
As forças conservadoras que foram ganhando espaço político no Brasil na última década
culminaram com o governo ultraconservador de Jair Bolsonaro na Presidência da República. No curso
desse movimento, partidos de esquerda, sindicatos, movimentos sociais e a escola pública, gratuita,
laica e democrática se tornaram objeto de ataques. Professores foram alçados a inimigos do Estado e
da Família, acusados de doutrinação ideológica.
O contexto é de desmonte da escola pública, tanto pela via do corte de recursos
financeiros quanto pela destituição da função social da escola, reduzida a instrução técnica. Conquista
histórica da classe trabalhadora, o direito à educação se encontra ameaçado. A Ciência e as
Universidades são atacadas e subjugadas ao fundamentalismo religioso. Diante desse cenário,
identificar e compreender a luta em defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade
socialmente referenciada assume um grande significado político-ideológico.
Assim, importa compreender, nos limites de um trabalho desta natureza, os principais
determinantes norteadores da produção científica no país, sob os ditames neoliberais, sobretudo,
aqueles de feição ultraconservadora, como os em vigor na atual conjuntura nacional e internacional.
Dessa forma, recuperar a memória, ainda que breve, das lutas e resistências em defesa
da educação pública, assume grande significado político-pedagógico neste tempo de ofensiva
ultraconservadora, em que ideias retrógradas se apresentam como novas interpretações da realidade
social e novos atores políticos vão se constituindo com velhos discursos apresentados como novos e
como solução para a crise econômica, cultural e moral em que se insere a nação brasileira. Em

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT