Editorial

AutorAndré Luís da Rosa - Gracy Kelly Dutra - Silvia Regina Teixeira Christovão
CargoEditores Assistentes
PáginasI-iii
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.16, n.3, p.i-iii Set-Dez 2019 - ISSN 1807-1384
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
EDITORIAL
O terceiro número deste ano da Revista INTERthesis apresenta sete artigos e
uma resenha, distribuídos nas áreas de concentração Condição Humana na
Modernidade, Sociedade e Meio Ambiente, e Estudos de Gênero, abordando uma
rede de discussões que envolvem as diversas facetas da sociedade contemporânea,
como saúde, educação, política e violência.
No primeiro artigo da área Condição Humana na Modernidade, Pávlov en el
Caribe o la nueva psiquiatría revolucionaria cubana (1959-1969)”, os autores
Javier Ladrón de Guevara Marzal e Sandra Caponi refletem sobre as
transformações que a psiquiatria cubana sofreu na década de 1960, no início da
Revolução. Salientam que como consequência da adesão de Cuba ao modelo
soviético e da declaração do socialismo como a única alternativa política, os
psiquiatras cubanos que apoiavam o marxismo-leninismo ocuparam as principais
posições de poder. Assim, o pavlovismo e a reflexologia foram estabelecidos como
as únicas teorias que permitiram guiar a clínica psiquiátrica.
A seguir, o artigo “Desemprego, Juventude e Crise Estrutural do Capital: o
Precariado na Cena Contemporânea”, escrito por Hellen Bastos Gomes, Selma
Suely de Oliveira Baçal e Márcia Irene Pereira Andrade, discute acerca do conceito
“precariado”. As autoras destacam como objetivo a reflexão sobre a relação entre a
expansão do ensino superior, a crise estrutural do capital e suas implicações na
visibilidade do precariado. Os apontamentos das autoras referem-se à tendência que
o processo expansionista da educação superior no atual momento histórico, que
mais do que se constituir em uma possibilidade de emancipação humana, encontra-
se sob a regência do capital e se transmuta em uma mercadoria barata.
Na área de Sociedade e Meio Ambiente, Manuela Diamico discute no artigo
“Programa Nacional de Alimentação Escolar: os descompassos nas práticas de sua
implementação” sobre como este programa propõe fornecer alimentação adequada
e educação alimentar e nutricional a todos os estudantes do ensino básico da rede

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