Editorial

AutorSelvino Assmann - Silmara Cimbalista - Javier Vernal
CargoEditor - Editor - Editor
PáginasI-III
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.13, n.3, p.i-iii Set.-De z. 2016
EDITORIAL
A INTERthesis abre o terceiro número de 2016 com 12 contribuições divididas
segundo as áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar
em Ciências Humanas, ao qual está vinculada.
Iniciamos o número com 06 textos correspondentes à área Condição
Humana na Modernidade. No primeiro deles, Resiliência e reconhecimento em
neocomunidades: o caso da comunidade quilombola morro de São João-TO,
Alex Pizzio da Silva e Elaine Aparecida Toricelli Cleto apresentam o resultado de
uma investigação realizada na comunidade quilombola Morro de São João, no
Estado do Tocantins. Dentro do contexto das transformações sociais e econômicas
impostas pela globalização, que impactam diretamente nas comunidades
tradicionais e aumentam sua vulnerabilidade, os autores analisaram a capacidade
de resiliência da comunidade quilombola morro de São João-TO e os fatores que
possibilitam essa condição.
A seguir, no artigo Luta anticorrupção como exercício de cidadania ativa,
Teresa Cristina Coelho Matos e Maria D'Alva Macedo Ferreira abordam as iniciativas
engendradas na dimensão da sociedade civil para a fiscalização das contas
públicas, através do exercício de cidadania ativa, na perspectiva da luta
anticorrupção.
No terceiro artigo desta área, Theatre of the oppressed: linking research,
political commitment and pedagogical perspectives, Alessandro Tolomelli
relaciona pedagogia, política e pesquisa utilizando o método do Teatro do Oprimido
como estrutura.
A continuação, no artigo Midia e deficiência: uma abordagem
interdisciplinar, Melina de la Barrera Ayres, Adriano Henrique Nuernberg e Carmen
Silvia Rial refletem sobre a abordagem da deficiência física adquirida proposta pela
telenovela Viver a Vida, produzida pela Rede Globo, e o blog Sonhos de Luciana.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT