Editorial
Autor | Selvino Assmann - Silmara Cimbalista - Javier Vernal |
Cargo | Editores |
Páginas | i-iv |
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada
EDITORIAL
A INTERthesis abre o seu primeiro número de 2014 com o dossiê intitulado
Interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão, organizado pelo
Professor Javier Ignacio Vernal, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em
Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Para sua
composição foram reunidas algumas das contribuições apresentadas e discutidas
durante o Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa
e na Extensão – SIIEPE 2013 Sul – realizado na Universidade Federal de Santa
Catarina, entre 23 e 25 de outubro de 2013. Este encontro acadêmico foi um dos
cinco encontros regionais ocorridos no mesmo ano (norte, nordeste, centro-oeste,
sudeste e sul) como preparação do III Encontro Acadêmico Internacional -
Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras, que aconteceu na sede da
CAPES, em Brasília em maio de 2014. Toda esta atividade foi coordenada e
promovida pelas câmeras da CAPES responsáveis pelos cursos de pós-graduação
interdisciplinares, junto com as universidades brasileiras que sediaram os
respectivos simpósios regionais.
Abre o dossiê uma das vozes mais reconhecidas mundialmente no debate
sobre a interdisciplinaridade, Claude Raynaut, com o texto - Os desafios
contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para a
interdisciplinaridade que não só ressalta a importância da abordagem
interdisciplinar para lidar com a complexidade dos problemas contemporâneos, mas
também identifica alguns princípios teóricos e metodológicos que permitirão construir
um projeto de prática interdisciplinar nas diferentes áreas do ensino e da pesquisa.
Na sequência, o texto de José Ivo Follmann - Dialogando com os conceitos
de transdisciplinaridade e de extensão universitária: caminhos para o futuro
das instituições educacionais – focaliza a importância da transdisciplinaridade e
da extensão universitária para diminuir a defasagem hoje existente entre academia e
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO