Editorial

AutorMyriam Raquel Mitjavila
Páginas1-2
http://dx.doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n105p1
Editorial
Myriam Mitjavila
A presente edição de Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências
Humanas contém dez artigos originais sobre tópicos relevantes para a área de
conhecimento do periódico, envolvendo o campo da teoria social, pesquisas
empíricas em torno a problemáticas socioculturais específicas e estudos sobre
a realidade cultural.
Os três primeiros artigos que compõem o presente número debruçam-se
sobre questões de caráter eminentemente teórico. O primeiro deles, de autoria
de Rafael Grohmann, destaca a vigência e relevância teóricas do(s) conceito(s)
marxista(s) de classe social. Longe de qualquer pretensão de exaustividade, o
autor examina dimensões estruturais e históricas, mas também materiais e
simbólicas do tratamento do tema em diferentes autores e na obra do próprio
Karl Marx. Uma problemática teórica diferente constitui o foco do segundo
artigo, intitulado Por uma teoria psicossocial:os elos perdidos em G. H. Mead.
Nele, Antônio Gonçalves e Eliane Ferreira indagam elementos da trajetória
sociobiográfica e intelectual do autor, bem como o destino que experimentou
seu legado teórico em determinadas áreas e correntes de pensamento da
psicologia social e da sociologia. No terceiro e último dos textos que compõem
o segmento de contribuições teóricas para o presente número da revista, Caio
Menezes Tavares discute a natureza e alcance da questão da “verdade” nas
obras de Richard Rorty e de Sigmund Freud, destacando a deflação conceitual
dessa categoria como um elemento presente no pensamento de ambos os
autores.
Três problemáticas socioculturais são objeto de análise nas
contribuições subsequentes: cidadania, violência e moradia. No artigo
Cidadania, responsabilidade social e inclusão: representações de empresários
sobre a Lei de Cotas, Líbia Gomes Monteiro apresenta os resultados de uma
pesquisa qualitativa sobre percepções e opiniões de gestores empresariais
acerca da lei brasileira que estabelece cotas para a inclusão laboral de
portadores de deficiências. Já a questão da violência, especificamente no
âmbito escolar, é analisada por Tamires Barbosa e Elisete Traesel, a partir dos
resultados de uma investigação que teve por objetivo examinar essa
problemática do ponto de vista das vivências e percepções dos professores de
uma escola pública. Encerra este bloco de artigos um texto que apresenta uma
análise socioantropológica sobre as modalidades e processos de

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