Editorial

AutorSandra Caponi
Páginas140-142
Editorial
O número da INTERthesis que apresentamos corresponde ao segundo
volume do ano 2007, que por razões técnicas está sendo divulgado no mês de
fevereiro de 2008. Na busca de maior eficiência no gerenciamento dos artigos
recebidos e da rapidez de resposta aos autores, estamos implantando um sistema
de gerenciamento eletrônico, tarefa que, num primeiro momento, demanda tempo
e trabalho braçal, mas que certamente nos fará mais ágeis em um futuro próximo.
Assim como os outros números da Revista os artigos aqui reunidos
evidenciam a multiplicidade de discursos e saberes que caracteriza o Doutorado
Interdisciplinar em Ciências Humanas (DICH) da Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC). A diversidade de abordagens propostas nestes textos permite
uma aproximação entre diversos saberes e discursos caracterizados por um modo
crítico de olhar nosso presente e nossa história.
A Revista abre com um artigo inédito de Luis David Castiel, reconhecido
pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz
(ENSP/Fiocruz), editor adjunto da prestigiosa ‘Revista Cadernos de Saúde
Pública’ e autor de diversos livros e escritos dedicados a explorar as interfaces
entre as ciências da saúde e as ciências humanas. No artigo que aqui publicamos,
Castiel discute, mais uma vez, de modo lúcido e crítico a problemática do risco
que abordou em outros estudos. Porém, desta vez, o autor realiza uma instigante
análise sociológica referida à questão da identidade dos jovens brasileiros em
relação aos riscos na cultura contemporânea. O texto propõe discutir a construção
de identidades fluidas em uma sociedade marcada pela precariedade e pelos
excessos de várias ordens e as conseqüentes atitudes de exposição (aventura) e
de evitação (prevenção) assumidas pelos jovens.
O segundo artigo refere-se também aos jovens e está dedicado a uma
avaliação das experiências universitárias. O autor, Muhammad Imran Yousuf, do
Departamento de Educação da Universidade Rawalpindi do Paquistão, apresenta

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT