Editorial

Uma longa viagem começa com um único passo”.

Provérbio chinês

Hoje é um dia muito importante para nós, e como diz o adágio popular: felicidade compartilhada é felicidade multiplicada. A Revista Panóptica, que hoje nasce, é fruto da iniciativa de alunos da graduação do Curso de Direito e surge como uma proposta séria, desvinculada de qualquer instituição e com objetivos claros e definidos.

Em seu conteúdo serão encontrados artigos, ensaios, resenhas, pareceres e trabalhos acadêmicos produzidos por docentes e discentes de quaisquer faculdades de Direito do Brasil e do mundo, publicados em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.

Surge, assim, com a idéia, uma sedutora idéia, de fornecer à comunidade jurídica um espaço para dedicar-se à produção intelectual – estudo, pesquisa, debate e difusão de idéias – em nível acadêmico (graduação, especialização, mestrado, doutorado), das mais variadas áreas jurídicas e conexas (como filosofia, sociologia e linguagem jurídicas, dentre outras), com a finalidade de efetuar a compreensão dos problemas que envolvem o Direito e que a ele se ligam.

Ademais, apesar de dedicar-se à produção intelectual jurídica, a revista não tem um destinatário específico – os artigos são jurídicos, mas os temas discutidos não estão apenas circunscritos ao âmbito jurídico, de modo que, além da disponibilização dos textos, a revista apresentará um grupo de estudos e discussões sobre as temáticas abordadas pelos trabalhos publicados, promovendo, assim, o encontro de juristas, de especialistas em outras áreas e de estudantes de Direito ou não, interessados em discutir os temas.

O nome Panóptica surgiu a partir da idéia de se ter todo um acompanhamento, minucioso e crítico-construtivo, acerca de ideais, conceitos, pensamentos, opiniões e problematizações de cunho jurídico, dando-lhes sua devida importância, com o intuito de se formar uma cuidadosa base de dados propícia a alimentar almas críticas.

A Revista Panóptica conta com uma equipe de conselheiros editoriais formada por dez pessoas, das quais duas formam o corpo editorial. Os editores são os responsáveis pelo gerenciamento dos trabalhos enviados para a publicação e os conselheiros editoriais são os responsáveis pela leitura dos artigos, bem como sua avaliação.

A publicação de artigos doutrinários será mensal e on-line, um novo número será publicado no primeiro dia de cada mês. Os leitores da Revista Panóptica terão acesso a todos os artigos que já...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT