Dos Resíduos

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas69-76

Page 69

Ao examinar o conceito da palavra lixo, encontramos termos como — sujidade, sujeira, imundice — mas, podemos ainda agregar — coisas ou coisas inúteis, velhas, sem valor — bem como nos parece mais correto — tudo o que não presta e se joga fora diante dos resultados produtivos ou improdutivos com geração de resíduos.

Desta forma, o consumismo do ser humano aponta agregação de lixo, muito lixo e que muitas vezes nesta produção sequer é observada a possibilidade de reaproveitamento para diminuir os respectivos danos naturais ou para a própria saúde do ser humano. A conceituação de reciclagem determina-se — repetição de uma operação sobre uma substância com o fim de melhorar propriedades ou aumentar o rendimento da operação.

Portanto, podemos reconhecer que muitas coisas que desprezamos podem ser melhoras para um novo rendimento. A população gera diariamente montanhas de lixo e muitas substâncias químicas complexas produzidas pelo homem, como plásticos, papel, metais etc., estas muitas vezes não podem ter suas moléculas quebradas pelos decompositores, permanecem no meio ambiente sem nenhuma utilidade a não ser poluir.

Quanto às substâncias químicas e tóxicas, prejudicam o ecossistema e intoxicam pessoas, havendo inclusive o avanço do número de pessoas que criticam a produção de certos produtos, até que se possa manejar com segurança o lixo tóxico produzido diariamente nos grandes centros populacionais.

A primeira impressão sobre a dificuldade de descrever este tema é seu caráter técnico e com inúmeras análises científicas e acadêmicas sobre resíduos. No entanto, ,avaliando as experiências de consultas literárias, palestras e vivência constante na atuação profissional no contexto, norteamos alguns textos em uma visão acadêmica, entendendo que podemos contribuir um pouco para os profissionais que atuam e necessitam de informações sobre os resíduos.

A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui, na maioria das vezes, com a extinção de espécies animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconsequentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água. Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense, que com ele está sendo destruída, principalmente, a vida que inclui o nosso bem-estar e o de todos os seres vivos, consequentemente, o futuro deste planeta.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, por meio de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento

Page 70

industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. Para que possamos possuir uma visão das características do lixo, devemos entender que é um material contaminado, com potencial de transmissão de doenças; pode ser reutilizado, transformado ou reaproveitado, para qualquer finalidade. Os resíduos sólidos de origem urbana, popularmente denominados de lixo, normalmente em muitos países, inclusive no Brasil, são descartados pela maioria da população como materiais inúteis ou inservíveis, apesar de muitos materiais serem potencialmente recicláveis.

Neste sentido, também devemos entender o que denominamos resíduo, que é o que resta, sobra de algum material, sólido, líquido ou gasoso, deve ser coletado seletivamente, pode, deve, precisa ser reciclado. Os resíduos sólidos também são classificados de várias formas: diante de sua natureza — seco ou molhado; diante de sua composição química — matéria orgânica e matéria inorgânica, por meio dos riscos potenciais e quanto a sua origem.

Determinados resíduos sólidos, como o lixo eletrônico, exigem controle no destino final e na reciclagem por conterem substâncias tóxicas. Como exemplos, temos lixo eletrônico proveniente de equipamentos eletroeletrônicos: computadores, celulares, televisores etc., existem resíduos que não podem ser reciclados por serem considerados perigosos e causadores de doenças, vide lixo hospitalar e lixo nuclear.

32.5. Dos Resíduos
32.5.1. Cabe ao empregador capacitar, inicialmente e de forma continuada, os trabalhadores nos seguintes assuntos:
a) segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos;
b) definições, classificação e potencial de risco dos resíduos;
c) sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento;
d) formas de reduzir a geração de resíduos;
e) conhecimento das responsabilidades...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT