Dos direitos sociais ao prazer: itinerários discursivos em Biblioteconomia & Ciência Informação
Autor | Rachel de Melo Vellozo Pereira, Gustavo Silva Saldanha |
Páginas | 2-18 |
1
v. 23, n. 52, 2018.
p. 1-17
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 52, p. 1 -
17, mai./ago., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n52p1
DOS DIREITOS SOCIAIS AO PRAZER: itinerários
discursivos em Biblioteconomia & Ciência Informação
FROM SOCIAL RIGHTS TO THE PLEASURE: discursive itineraries in
Library and Science Information
Rachel de Melo Vellozo PEREIRA (rachelmvpereira@gmail.com)*
Gustavo Silva SALDANHA (gustavosaldanha@ibict.br)**
* Bacharel em Biblioteconomia - UNIRIO.
** Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professor
Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Docente permanente do
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ); Docente permanente do
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (UNIRIO).
RESUMO
A partir de uma abordagem bibliográfica, intenciona-se realizar uma reflexão sobre os modos como se
constitui, conceitualmente, uma margem para a filosofia da cultura no escopo da perspectiva
biblioteconômico-informacional. A procura terminológica se concentra no diálogo com os construtos
discursivos ação cultural animação cultural e lazer como partícipes de uma elaboração do
discurso ligado à fruição e ao deleite estético. O modo como se estabelecem, discursivamente, os
indícios de uma filosofia da cultura no campo biblioteconômico-informacional se apresenta como o
horizonte amplo da presente reflexão. A questão pontual lançada para o trabalho indica a dificuldade,
ainda hoje, de estabelecimento de um discurso sobre as práticas culturais e uma cultura discursiva
crítica sobre as práticas informacionais que permitam compreender os espectros do prazer como
possibilidade e atividade corrente no campo (principalmente, no que tange à relação entre informação
e cultura). Reconhecemos, todavia, que a frente indiciária aqui delimitada não aponta como limítrofes a
extensão desta filosofia tal tríade nocional ao contrário a partir das noções de ação cultural
animação cultural e lazer percebemos que giramos em torno de apenas um polo posicionado em
meio a uma miríade de caminhos para a compreensão do cultural em Biblioteconomia & Ciência da
)nformação que desemboca do social como direito Concluímos que os indícios conceituais nos
levam objetivamente a uma relação entre conhecimento, cultura e política. Partindo dos resultados que
as frentes indiciárias nos trouxeram podemos perceber as margens relacionais que tocam a paisagem
crítica que vai da cultura como prazer chegando ao lazer como direito social da sociedade brasileira
Palavras-chave: Lazer. Ação Cultural. Animação Cultural. Direitos Sociais. Prazer.
ABSTRACT
This paper aimed to investigate a framework for a philosophy of culture in Library a nd Information
Science from a bibliographical methodological approach. The terminological search focused on the
dialogue with the discursive approaches cultural action cultural animation and leisure as part of
an elaboration of a discourse. The discursive way of describing the indications of a philosophy of
culture was presented as the broad horizon of the present reflection. The main question indicated the
difficulty, still today, of establishing a discourse on cultural practices and a critical discursive culture on
informational practices that allow the understanding of pleasure as a possible and current activity in
Library and Information Science (mainly, the relationship between information and culture). From the
pre-selected discourses, the evidence of a philosophy of culture and not of a d iscursive librarian -
informational context can be identified from the notions of cultural action cultural animation and
pleasure We recognized however that the frontier here delimited did not point to an extension of
philosophy of culture as borderline; from such notions we perceived that we revolved around a single
pole, included in a myriad of ways, to an understanding of what is cultural in Library )nformation
Science. We came to the conclusion, however, that these and other conceptual borders lead objectively
to a relationship between knowledge, culture and politics. Starting from the results that were brought
to us as evidence fronts, we could perceive relational borders that touch a critical landscape going f rom
culture as pleasure to leisure as a social right of the Brazilian society
Keywords: Leisure. Cultural Action. Cultural Animation. Social Rights. Pleasure.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
18/03/2017
Aceito em:
11/04/2018
2
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: os destinos do prazer entre o cultural e o social
O modo como se estabelecem, discursivamente, os indícios de uma filosofia da
cultura no campo biblioteconômico-informacional se apresenta como o horizonte amplo da
presente reflexão. Esta filosofia da cultura pode aqui ser projetada, de modo geral, a partir do
reconhecimento de Ernst Cassirer (1994) da condição simbólica do homem: é através da
construção fenomênica propiciada pela manipulaç ão de símbolos e de suas distintas formas
de materialização que se constitui uma dada reflex ão sobre a cultura nas múltiplas
sociedades. A questão lançada para o trabalho indica a dificuldade, ainda hoje, de
amadurecimento de um discurso sobre as práticas culturais e uma cultura discursiva crítica
sobre as práticas i nformacionais que permitam compreender os espectros do prazer como
possibilidade e atividade corrente no campo. Reconhecendo tais indícios a partir de alguns
conceitos-chave, que envolvem correntes teóricas e aplicadas envoltas na complexa noção de
cultura t ecemos aqui os apontamentos reflexivos a partir de uma frente bibliográfica de
coleta, análise e discussão.
A noção de prazer no estudo enunciada é considerada, nos termos da refl exão, o
desdobramento da relação fenomênica do sujeito com o mundo, conforme a posição
cassireriana. O relevo dado aqui está, no e ntanto, na expressão do deleite no tocante à
estética, ou seja, no encontro entre o ethos (comportamento) e a condição sensível da
apreensão do mundo estético. O prazer, desta forma, colocado nos termos de uma filosofia da
cultura dentro do âmbito informacional, resultar -se-ia das relações d e apropriação de
artefatos e de processos culturais e sociais, não sendo exclusivamente fr uto de um deleitar-
se isolado do mundo, mas, ao contrário, uma formação simbólica estruturada na sociedade,
incluindo a condicionante política do sentir. Neste sentido, a noção adentraria, aqui, no
espectro da visão crítica em Adorno e Horkheimer (1985): o prazer como forma de
emancipação. Em out ros termos, o deleitar-se aqui estaria vinculado à condição de abertura
à crítica do simbólico em suas formas hegemônicas ; o prazer, logo, seria a procura pelos
sentidos plurais do próprio sentir, para além da indústria cultural opressora, tendo, por
exemplo, a biblioteca uma missão própria e contínua nesse território.
Dadas as questões mais amplas das intenções do estudo, os procedimentos
metodológicos da pesquisa busca ram uma a nálise da in stitucionalidade da biblioteca como
um espaço de lazer, através do pensamento biblioteconômico-informacional. Primeiramente,
foram selecionados os seguintes descritores para a pesquisa bibliográfica: lazer,
entretenimento, ação cultural, animação e animação cultural, desdobrados e redefinidos à
medida em que os elos semânticos permitiam aproximações a outros significantes. Como
critério preliminar, dete rminamos que as fontes iniciais seriam os dicionários e
enciclopédias em Biblioteconomia & Ci ência da Informação, para que fosse p ossível
reconhecer coerentemente os conceitos no léxico do campo e realizar a correspondênc ia com
a abordagem do macro-problema aqui discutido.
No período inicial de levantamento de dados, os seguintes dicionários foram
consultados: Dicionário de biblioteconomia e arquivol ogia; Dicionário do Livro: Da Escrita ao
Livro Eletrônico; Díccionario de bibliotecología; t érminos relativos a la bíbliología, bibliofrafía,
bibliofilia, biblioteconomia, archivología, documentología, tipografía y matérias afines ;
Dictionnaire encyclopédique de linformation et de la documentation. Nas etapas seguintes de
revisão da produção do corpus, foi observado que outr os descritores seriam pertinentes ao
estudo. Sendo assim, realizou -se a revisão das noções de lazer, entretenimento, ação cultural
(incluindo: ação), animação (incluindo: animar, animador e animado), animação cultural,
animação de bibliotecas.
No dicionário em espanhol (Díccionario de bibliotecolo gía; términos relativos a la
bíbliología, bíbliofrafía, bibliofilia, biblioteconomia, archivología, documentología, tipografía y
matérias afines) foram pesquisados e avaliados conceitualmente ( sua extensão semântica,
passível ou não de ser incluída na pesquisa) os descritores: ócio, entretenimiento, acción
cultural, animación cultural, biblioteca de animación e biblioteca. Já no dicionário em francês
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO