Dos direitos sociais ao prazer: itinerários discursivos em Biblioteconomia & Ciência Informação

AutorRachel de Melo Vellozo Pereira, Gustavo Silva Saldanha
Páginas2-18
1
v. 23, n. 52, 2018.
p. 1-17
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 52, p. 1 -
17, mai./ago., 2018. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n52p1
DOS DIREITOS SOCIAIS AO PRAZER: itinerários
discursivos em Biblioteconomia & Ciência Informação
FROM SOCIAL RIGHTS TO THE PLEASURE: discursive itineraries in
Library and Science Information
Rachel de Melo Vellozo PEREIRA (rachelmvpereira@gmail.com)*
Gustavo Silva SALDANHA (gustavosaldanha@ibict.br)**
* Bacharel em Biblioteconomia - UNIRIO.
** Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professor
Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Docente permanente do
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI IBICT UFRJ); Docente permanente do
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (UNIRIO).
RESUMO
A partir de uma abordagem bibliográfica, intenciona-se realizar uma reflexão sobre os modos como se
constitui, conceitualmente, uma margem para a filosofia da cultura no escopo da perspectiva
biblioteconômico-informacional. A procura terminológica se concentra no diálogo com os construtos
discursivos ação cultural animação cultural e lazer como partícipes de uma elaboração do
discurso ligado à fruição e ao deleite estético. O modo como se estabelecem, discursivamente, os
indícios de uma filosofia da cultura no campo biblioteconômico-informacional se apresenta como o
horizonte amplo da presente reflexão. A questão pontual lançada para o trabalho indica a dificuldade,
ainda hoje, de estabelecimento de um discurso sobre as práticas culturais e uma cultura discursiva
crítica sobre as práticas informacionais que permitam compreender os espectros do prazer como
possibilidade e atividade corrente no campo (principalmente, no que tange à relação entre informação
e cultura). Reconhecemos, todavia, que a frente indiciária aqui delimitada não aponta como limítrofes a
extensão desta filosofia tal tríade nocional ao contrário a partir das noções de ação cultural
animação cultural e lazer percebemos que giramos em torno de apenas um polo posicionado em
meio a uma miríade de caminhos para a compreensão do cultural em Biblioteconomia & Ciência da
)nformação que desemboca do social como direito Concluímos que os indícios conceituais nos
levam objetivamente a uma relação entre conhecimento, cultura e política. Partindo dos resultados que
as frentes indiciárias nos trouxeram podemos perceber as margens relacionais que tocam a paisagem
crítica que vai da cultura como prazer chegando ao lazer como direito social da sociedade brasileira
Palavras-chave: Lazer. Ação Cultural. Animação Cultural. Direitos Sociais. Prazer.
ABSTRACT
This paper aimed to investigate a framework for a philosophy of culture in Library a nd Information
Science from a bibliographical methodological approach. The terminological search focused on the
dialogue with the discursive approaches cultural action cultural animation and leisure as part of
an elaboration of a discourse. The discursive way of describing the indications of a philosophy of
culture was presented as the broad horizon of the present reflection. The main question indicated the
difficulty, still today, of establishing a discourse on cultural practices and a critical discursive culture on
informational practices that allow the understanding of pleasure as a possible and current activity in
Library and Information Science (mainly, the relationship between information and culture). From the
pre-selected discourses, the evidence of a philosophy of culture and not of a d iscursive librarian -
informational context can be identified from the notions of cultural action cultural animation and
pleasure We recognized however that the frontier here delimited did not point to an extension of
philosophy of culture as borderline; from such notions we perceived that we revolved around a single
pole, included in a myriad of ways, to an understanding of what is cultural in Library  )nformation
Science. We came to the conclusion, however, that these and other conceptual borders lead objectively
to a relationship between knowledge, culture and politics. Starting from the results that were brought
to us as evidence fronts, we could perceive relational borders that touch a critical landscape going f rom
culture as pleasure to leisure as a social right of the Brazilian society
Keywords: Leisure. Cultural Action. Cultural Animation. Social Rights. Pleasure.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
18/03/2017
Aceito em:
11/04/2018
2
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS: os destinos do prazer entre o cultural e o social
O modo como se estabelecem, discursivamente, os indícios de uma filosofia da
cultura no campo biblioteconômico-informacional se apresenta como o horizonte amplo da
presente reflexão. Esta filosofia da cultura pode aqui ser projetada, de modo geral, a partir do
reconhecimento de Ernst Cassirer (1994) da condição simbólica do homem: é através da
construção fenomênica propiciada pela manipulaç ão de símbolos e de suas distintas formas
de materialização que se constitui uma dada reflex ão sobre a cultura nas múltiplas
sociedades. A questão lançada para o trabalho indica a dificuldade, ainda hoje, de
amadurecimento de um discurso sobre as práticas culturais e uma cultura discursiva crítica
sobre as práticas i nformacionais que permitam compreender os espectros do prazer como
possibilidade e atividade corrente no campo. Reconhecendo tais indícios a partir de alguns
conceitos-chave, que envolvem correntes teóricas e aplicadas envoltas na complexa noção de
cultura t ecemos aqui os apontamentos reflexivos a partir de uma frente bibliográfica de
coleta, análise e discussão.
A noção de prazer no estudo enunciada é considerada, nos termos da refl exão, o
desdobramento da relação fenomênica do sujeito com o mundo, conforme a posição
cassireriana. O relevo dado aqui está, no e ntanto, na expressão do deleite no tocante à
estética, ou seja, no encontro entre o ethos (comportamento) e a condição sensível da
apreensão do mundo estético. O prazer, desta forma, colocado nos termos de uma filosofia da
cultura dentro do âmbito informacional, resultar -se-ia das relações d e apropriação de
artefatos e de processos culturais e sociais, não sendo exclusivamente fr uto de um deleitar-
se isolado do mundo, mas, ao contrário, uma formação simbólica estruturada na sociedade,
incluindo a condicionante política do sentir. Neste sentido, a noção adentraria, aqui, no
espectro da visão crítica em Adorno e Horkheimer (1985): o prazer como forma de
emancipação. Em out ros termos, o deleitar-se aqui estaria vinculado à condição de abertura
à crítica do simbólico em suas formas hegemônicas ; o prazer, logo, seria a procura pelos
sentidos plurais do próprio sentir, para além da indústria cultural opressora, tendo, por
exemplo, a biblioteca uma missão própria e contínua nesse território.
Dadas as questões mais amplas das intenções do estudo, os procedimentos
metodológicos da pesquisa busca ram uma a nálise da in stitucionalidade da biblioteca como
um espaço de lazer, através do pensamento biblioteconômico-informacional. Primeiramente,
foram selecionados os seguintes descritores para a pesquisa bibliográfica: lazer,
entretenimento, ação cultural, animação e animação cultural, desdobrados e redefinidos à
medida em que os elos semânticos permitiam aproximações a outros significantes. Como
critério preliminar, dete rminamos que as fontes iniciais seriam os dicionários e
enciclopédias em Biblioteconomia & Ci ência da Informação, para que fosse p ossível
reconhecer coerentemente os conceitos no léxico do campo e realizar a correspondênc ia com
a abordagem do macro-problema aqui discutido.
No período inicial de levantamento de dados, os seguintes dicionários foram
consultados: Dicionário de biblioteconomia e arquivol ogia; Dicionário do Livro: Da Escrita ao
Livro Eletrônico; Díccionario de bibliotecología; t érminos relativos a la bíbliología, bibliofrafía,
bibliofilia, biblioteconomia, archivología, documentología, tipografía y matérias afines ;
Dictionnaire encyclopédique de linformation et de la documentation. Nas etapas seguintes de
revisão da produção do corpus, foi observado que outr os descritores seriam pertinentes ao
estudo. Sendo assim, realizou -se a revisão das noções de lazer, entretenimento, ação cultural
(incluindo: ação), animação (incluindo: animar, animador e animado), animação cultural,
animação de bibliotecas.
No dicionário em espanhol (Díccionario de bibliotecolo gía; términos relativos a la
bíbliología, bíbliofrafía, bibliofilia, biblioteconomia, archivología, documentología, tipografía y
matérias afines) foram pesquisados e avaliados conceitualmente ( sua extensão semântica,
passível ou não de ser incluída na pesquisa) os descritores: ócio, entretenimiento, acción
cultural, animación cultural, biblioteca de animación e biblioteca. Já no dicionário em francês

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