Do eclipse ao raiar do para si LGBT na política educacional brasileira

AutorPoliana Machado Gomes da Silva - Kaline de Souza Barbosa
CargoUniversidade Estadual do Cerá, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Fortaleza, CE, Brasil - Universidade Regional do Cariri, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Curso de Pós-Graduação em Direito das Famílias, Crato, CE, Brasil
Páginas564-573
564
R. Katál., Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 564-573, set./dez. 2018 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p564
Do eclipse ao raiar do para si LGBT na política
educacional brasileira
Poliana Machado Gomes da Silva1
https://orcid.org/0000-0001-8220-6229
Recebido em 15.02.2018. Aprovado em 25.05.2018. Revisado em 02.07.2018.
ESPAÇO TEMÁTICO: SERVIÇO SOCIAL: GÊNERO, RAÇA/ETNIA, GERAÇÕES E SEXUALIDADE
Do eclipse ao raiar do para si LGBT na política educacional brasileira
Resumo: Este artigo apresenta como objeto de estudo a política nacional de Educação consoante com a emancipação humana da
população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Ademais, tem-se como objetivo central
deslindar os (des)caminhos para uma política nacional de Educação voltada à emancipação humana desse segmento. Para tanto, recorreu-
se à pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como opção metodológica os tipos de pesquisa descritiva e explicativa e exploratória,
conduzindo a decomposição desta investigação em três seções cujas discussões circundam o objetivo proposto. Permitiu-se, pois,
verificar que o processo de desumanização, enraizado em função da lógica do capital, reflete hodiernamente o não nutrimento de uma
perspectiva emancipatória na educação brasileira, posto que os pilares de tal lógica não aquiescem uma transformação da realidade
objetiva e concreta.
Palavras-chave: Educação brasileira. LGBT. Emancipação humana.
From the eclipse to the dawn of the for itself LGBT in the Brazilian educational policy
Abstract: This article presents the national policy of Education as an object of study according to the human emancipation of the
population of Lesbian, Gay, Bisexual, Transvestite, Transsexual and Transgender (LGBT). The central objective is to highlight the
paths/dead ends to a national education policy focused on the human emancipation of this segment. A qualitative approach was used
with descriptive, explanatory and exploratory research, leading to the decomposition of this research into three sections whose
discussions surround the proposed objective. It was possible to verify that the process of dehumanization, rooted because of the logic
of capital, nowadays reflects the non-nourishment of an emancipatory perspective in Brazilian education, since the pillars of such logic
do not accept a transformation of objective and concrete reality.
Keywords: Brazilian education. LGBT. Human emancipation.
© O(s) Autor(es). 2018 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
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Kaline de Souza Barbosa2
https://orcid.org/0000-0002-8762-7951
1 Universidade Estadual do Cerá, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão
Social, Fortaleza, CE, Brasil
2 Universidade Regional do Cariri, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Curso de Pós-Graduação em Direito das Famílias, Crato,
CE, Brasil

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