Discourse analysis of "women in business" associated to business professional women/Analise do discurso de "mulheres de negocio" associadas a business professional women/Analisis del discurso de "mujeres de negocio" asociadas a la business professional women.

AutorMenezes, Raquel Santos Soares
CargoArtigo--Administracao Geral
  1. INTRODUCAO

    A insercao de profissionais do genero feminino nas mais diversas areas do mercado de trabalho tem provocado mudancas que se estendem da esfera pessoal e profissional a propria sociedade. Embora nao se trate de um fenomeno recente, o "empreendedorismo feminino" (MACHADO; SILVEIRA; GOUVEA, 2008), termo generico que vem sendo utilizado para designar a iniciativa de mulheres que abrem um negocio proprio ou decidem trabalhar de forma autonoma, desponta como mais que uma alternativa a complementacao da renda familiar. No Brasil, hoje, estima-se que as mulheres sejam a "chefe da casa" em um terco dos lares. As projecoes apontam que, em alguns anos, metade das familias brasileiras tera no trabalho da mulher sua principal fonte de renda (IBGE, 2010).

    Essa nova realidade amplia as possibilidades de investigacao dos fenomenos influenciados por questoes de genero, ja que o papel ocupado pela mulher ultrapassa nitidamente o espaco inicial definido para sua atuacao, restrita a esfera da vida familiar, como esposa e mae. Na base da separacao dos papeis relativos a vida privada estaria a reproducao biologica e social, enquanto a vida publica seria o espaco de trabalho e atividades de producao (BOURDIEU, 2001). A primeira estariam vinculados a estabilidade, a seguranca, o respeito e o afeto, caracteristicas associadas ao universo feminino. Ja o espaco publico do trabalho seria o local da despersonalizacao, da frieza e das incertezas da realidade do mundo dos negocios, aspectos atribuiveis ao dominio masculino.

    A medida que ocupa novos espacos no mercado de trabalho, um novo sujeito feminino comeca a se formar. Ele emerge nao apenas na percepcao de si e de seus pares, femininos, mas tambem na de seus opostos, masculinos. Nesse contexto, nao apenas as relacoes sociais e familiares se reconfiguram, mas as proprias relacoes de genero. Um interessante ponto de vista sobre o assunto e apresentado por Louro (2002). A autora analisou as representacoes sociais de professoras em meados do seculo XX, questionando a "fabricacao" daquele sujeito na esfera publica, ja que, ate entao, lugar de mulher era em casa, cuidando do marido e dos filhos. As representacoes, nesse sentido, tiveram um papel ativo na construcao da professora e deram um sentido ao que e (era) ser professora.

    Deve-se ressaltar que o trabalho de Louro (2002) analisava a representacao de professoras em um momento em que a profissao comecava a ser vista como (tambem) feminina. A problematica desse grupo foi investigada pela autora sobre um pano de fundo que incluia questoes como: "Entao, como as mulheres professoras eram representadas?" "Quem as representava?" "O que se dizia sobre elas?" "Quem escrevia sobre elas e para elas poemas, oracoes, discursos cancoes?" "Quem as caricaturava ou louvava?" (LOURO, 2002:464). Aqui, tambem, parte-se de questoes como essas para investigar a construcao da mulher de negocios, no sentido de buscar compreender como tais representacoes produzem as subjetividades por meio de um processo social.

    Assim, busca-se investigar o processo de constituicao de um sujeito historico contemporaneo--a mulher de negocios. Segundo Scott (1986), o genero deve ser tomado como categoria de analise historica, uma vez que possibilita a compreensao dos variados papeis e simbolismos dos generos nas diferentes sociedades e periodos, bem como os significados atribuidos a eles.

    Na presente analise, o foco da construcao de sentidos sobre o que venha a ser a mulher de negocios e o discurso das proprias mulheres. Segundo Louro (2002), os discursos sobre generos carregam sentidos que explicam como homens e mulheres constituiram (e constituem) suas subjetividades; para o autor, e tambem em referencia a tais discursos e no interior deles que elas e eles constroem suas praticas sociais, assumindo, transformando ou rejeitando as representacoes que lhes sao propostas.

    A abordagem das representacoes sociais possibilita, a partir de conjuntos de narrativas, a compreensao da logica e da visao de mundo subjacentes as representacoes femininas no ambito dos negocios. Para a analise de tais narrativas, propoe-se a tecnica da Analise de Discurso (AD), como forma de aprofundar a compreensao do "querer dizer" presente em cada discurso. A AD apresenta-se, assim, como ferramenta para a compreensao das estrategias discursivas presentes nas narrativas (FIORIN, 2003) das mulheres que se consideram "de negocio" e sao desse modo validadas pela associacao da qual fazem parte. Qual a trajetoria dessas mulheres? O que elas aprendem, ao longo de suas vidas, que traduz a visao de mundo de uma empreendedora bem-sucedida? O que o "trabalho autonomo" representa para elas?

    Na tentativa de buscar possiveis elucidacoes dessa problematica, apresenta-se a seguir a analise de seis textos selecionados de uma coletanea de "casos bem-sucedidos" das associadas BPW de Londrina-PR, e que foram escolhidos intencionalmente por conterem alguns aspectos comuns em relacao a trajetoria de sucesso. A analise do discurso dessas seis mulheres permite identificar, por meio dos percursos semanticos, aspectos comuns a tais empreendedoras: por exemplo, o fato de terem enfrentado condicoes familiares adversas e atribuirem o sucesso de seus negocios, em parte, a qualificacao profissional, as relacoes amorosas e familiares, bem como a religiao e a espiritualidade. A familia de origem interfere na condicao de trabalho e no desenvolvimento das habilidades empreendedoras da mulher, e o sucesso esta normalmente vinculado a melhoria das condicoes financeiras da mulher e de seus dependentes.

    Como a maioria dos empreendimentos iniciados pelas mulheres retratadas no livro da BPW acaba dando origem a empresas familiares, pelo fato de essas empreendedoras empregarem outras pessoas da familia ou utilizarem recursos de outros parentes, como marido, pais ou irmaos, a revisao da literatura inicia-se com este topico: Relacoes de Genero em Organizacoes Familiares. Na sequencia, discutem-se as Representacoes Sociais e Feminilidades em Estudos Organizacionais. Nos Procedimentos Metodologicos abordam-se a Tecnica de Analise de Discurso (AD) e o corpus de pesquisa considerado. Em seguida, apresenta-se a Analise dos Discursos escolhidos. Encerram o artigo algumas consideracoes e as referencias bibliograficas.

  2. REFERENCIAL TEORICO

    2.1. Relacoes de genero em organizacoes familiares

    Seja pelo numero de empregos, e consequentemente pelo numero de familias que dela dependem para sobreviver, seja pela quantidade de produtos oriundos de empresas familiares de portes diversos--de fundo de quintal a grandes conglomerados que atendem mercados nacionais e internacionais --, a empresa familiar ocupa uma posicao economica relevante no cenario nacional (LETHBRIDGE, 1997).

    No caso especifico da mulher que trabalha na empresa familiar, Arruda (1996) sugere que ter o proprio negocio e trabalhar nele pode representar uma forma de a familia compartilhar o proprio tempo. Os filhos, por exemplo, crescem enquanto sao atendidos no proprio recinto da organizacao, alem de na propria residencia. Dessa forma, a autora ve nos incentivos e subsidios a criacao de pequenas empresas uma "ajuda a familia e a permanencia da mulher no lar".

    Isso suscita uma nova concepcao do que venha a ser a "realizacao" da mulher, que teoricamente implicaria a necessidade de ter que trabalhar "fora de casa". O lado de fora, a rua, ganha uma feicao mais branda quando aqueles com quem se trabalha sao os proprios familiares, definindo uma feminilidade que leva em conta o papel da mulher como membro da familia e da empresa. Nao por acaso tem aumentado o numero de mulheres chefes de familia, que fazem da propria renda a principal fonte de recursos financeiros da casa. Para Arruda (1996), o exito profissional e a satisfacao de desejos proprios ganhariam, desse modo, contornos de virtudes de autodoacao conducentes a plenitude humana, que ocorreria quando familia e negocios estao em harmonia.

    Lopes (2008) verificou que nem sempre o desenvolvimento de tais "virtudes" e do exito profissional manifesta uma relacao harmonica em empresas familiares. Embora nao fosse o "sucesso" a dimensao de estudo principal da autora, e sim as relacoes de poder e vinculacao de familiares em organizacoes desse tipo, ela verificou, por meio de estudos de caso, que frequentemente as relacoes de poder das empresas refletem as relacoes que se constituem no seio da familia. O genero sobressai como uma das mais marcantes entre as dimensoes que influenciam tais mecanismos de poder, nao raro excluindo as mulheres dos processos sucessorios ou das decisoes relativas a empresa.

    Machado et al. (2008) investigaram as dimensoes relativas ao sucesso das mulheres donas de seus proprios negocios, que as autoras denominam de empreendedoras. Nesse estudo, o desejo de independencia figura como um dos principais motivos que levam mulheres a iniciar seus proprios negocios. Nos espacos criados para terem controle sobre seus proprios recursos, as mulheres empreendedoras nitidamente atribuem significados de sucesso e fracasso aos negocios em funcao de aspectos financeiros. Assim, a ausencia de endividamento bancario e a capacidade de pagamento em dia aparecem como aspectos gerenciais significativos de sucesso do negocio empreendido. Alem dos fatores relacionados a questao material e economica do negocio, caracteristicas pessoais, como coragem e ousadia, etica e equilibrio pessoal, sao apresentadas como indicadores de sucesso, enquanto egoismo e inveja sao interpretados como fracasso. Para considerar-se bem-sucedida, e preciso contar com a criatividade e a capacidade de sonhar, o que configura uma trajetoria de mulher empreendedora marcada pela superacao e por diversas realizacoes relacionadas ao negocio proprio.

    Para Safiotti (2002), as relacoes de genero devem ser contextualizadas num espectro maior, que inclui o conjunto das relacoes sociais. Dessa forma, quando se buscam as representacoes de mulheres de negocio, e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT