Diretrizes curriculares e questão racial: uma batida pulsante na formação profissional

AutorMaria Helena Elpidio
CargoUniversidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Serviço Social , Programa de Pós-graduação em Política Social, Vitória, ES, Brasil
Páginas519-527
519
R. Katál., Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 519-527, set./dez. 2020 ISSN 1982-0259
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592020v23n3p519
Diretrizes curriculares e questão racial: uma batida
pulsante na formação profissional
Diretrizes curriculares e questão racial: uma batida pulsante na formação profissional
Resumo: O artigo aborda o aprofundamento de estudos sobre as Diretrizes Curriculares da ABEPSS e a questão racial como elemento
fundamental à compreensão da vida social na particularidade brasileira e, por conseguinte, na formação e no trabalho profissional em
serviço social. Considerando a lógica do projeto de formação profissional construído nos últimos 40 anos da Virada e ruptura do
conservadorismo o debate racial vem ganhando expressão, ainda que com lacunas e silêncios a serem superados. Nesta direção, visa
contribuir com aspectos teórico-metodológicos que possam subsidiar a superação do debate étnico-racial restrito à temática identitária
ou de política pública que ocasionam a sua secundarização, fragmentação e distanciamento. Os estudos realizados no pós doutoramento
permitiram constatar que a indissociabilidade dos núcleos de fundamentação evidenciam como o debate racial contribui fundamentalmente
para as aproximações do real na perspectiva marxista da totalidade histórica, sendo assim, força motriz para seu movimento de
resistência, rebeldia e superação.
Palavras-chave: Questão racial, Formação Profissional, Diretrizes Curriculares do Serviço Social.
Curricular guidelines and racial issue: a pulsating beat in professional training
Abstract: Regards to the deepening of the studies about the ABEPSS’s Curricula Guidelines and the racial matter as fundamental element
to understanding social life on brazilian particularity, on professional formation and social work. Considering the logic of professional
formation built over the last 40 years, from the Turn and rupture from conservatism, racial debate has been gaining expression, even
though with gaps and silences yet to be overcome. In this direction, it aims to contribute to some theorical-methodological aspects that
may subsidize ethnic-racial debates overcoming identity issues or public policies the lead to its marginalization, fragmentation and
distancing. Studies on post-doctoral level have permitted to verify the inseperable nature of fundamentals of racial debate contributes
to approximations on reality under marxist perspective of historical totality thus, powerful propellent to resistance movements,
rebbelion and overcoming.
Keywords: Racial matter, professional formation, Social Work Curricula Guidelines.
Recebido em 02.03.2020. Aprovado em 07.04.2020. Revisado em 25.06.2020.
ESPAÇO TEMA LIVRE
© O(s) Autor(es). 2020 Acesso Aberto Esta obra está licenciada sob os termos da Licença Creative Commons
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR),
que permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material,
desde que para fins não comerciais e que você forneça o devido crédito aos autores e a fonte, insira um link para a Licença
Creative Commons e indique se mudanças foram feitas.
1 Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Serviço Social , Programa de Pós-graduação em Política Social, Vitória, ES,
Brasil
Maria Helena Elpidio1
https://orcid.org/0000-0001-8243-542

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT