Direitos humanos e diversidade cultural: a formação profissional em ciências sociais

AutorNadia Patrizia Novena - Ártemis Holmes - Maria Antonieta Albuquerque de Souza
CargoUniversidade de Pernambuco - Universidade de Pernambuco - Universidade de Pernambuco
Páginas97-120
Revista Acadêmica, Vol. 85, N.2, 2013
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
CULTURAL: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
EM CIÊNCIAS SOCIAIS
THE CULTURAL DIVERSITY IN SOCIAL SCIENCE
FORMATION AND ITS GRADUATED STUDENTS
BACKGROUND: THE CORE TEACHING STRUCTURE
EXPERIENCE OF PERNAMBUCO UNIVERSITY
Nadia Patrizia Novena1
Ártemis Cardoso Holmes2
Maria Antonieta Albuquerque de Souza3
Resumo
Este estudo investiga as categoria s de direitos humanos e diversidade cultural na
formação profissional em Ciências Sociais. C onsiderando o Projeto Pedagógico
do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, empregamos como trajetória
metodológica a pesquisa qualitativa de análise de conteúdo (Bardin). Foram
realizadas análises de documentos da legislação brasileira em Educação quanto
às definições de carga horária dos componentes curriculares para as áreas de
direitos humanos e diversidade cultural. No PPC foram analisados os conteúdos
das ementas, as orientações relacionadas à formação na s áreas de direitos
humanos e diversidade cultural. O intento é que o aluno possa, em suas práticas
pedagógicas futuras, abordar transversal/interdisciplinarmente, à luz dos direitos
humanos, os conteúdos relacionados à sexualidade/gênero, raça/etnia, idade e
geração. Propõem -se para i sso a análise d as ações pedagógicas: a) o
1 Universidade de Pernambuco/Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais.
Doutora.
2 Universidade de Pernambuco/Núcleo de Diversidade e Identidades Soc iais.
Doutoranda.
3 Universidade de Pernambuco/Núcleo de Diversidade e Identidades Sociais.
Doutora.
98
planejamento dos componente s curriculares, através da vivência e leitura dos
aspectos dos direitos humanos e d iversidade cultural, presentes na escola; b) que
os componentes curr iculares estimulem o desenvolvimento de atitudes relativas
ao lugar social do aluno em face à valorização e o respeito às
identidades/diferenças; c) o combate à discriminação; d) o estímulo à formação
intelectual ((des) naturalização das diferenças culturais e o reconhecimento das
estereotipias). Apresenta imp ortância para as atividades extensionistas e de
pesquisa a partir da realid ade dos grupos locais no referente aos direitos
humanos e à diversidade cultural.
Palavras-chave: Paradigma Pluriuniversitário, Direitos Humanos e Diversidade
Cultural, flexibilidade curricular, Projeto Pedagógico de Curso.
Abstract
This study investigates the categories of human rights and cultural diversity in
vocational training in Social Sciences. Considering the Pedagogical Design
Degree in Social Sciences, as a methodological trajectory employ qualitative
research content analysis (Bardin). Document analyses of Brazilian legislati on in
education were made as to the definitions of workload of the curriculum
components in the areas of human rights and cultural diversity. PPC in the
contents of the menus, the related guidelines for training in the areas of human
rights and cultural diversity were analyzed. The intent is that the student can, in
their future teaching practices, addressing cross / interdisciplinary, in the light of
human rights, the content r elated to sexuality / gender, race / ethnicity, age and
generation. Are proposed for this analysis of pedagogical actions: a ) planning of
the curriculum components , through experience and reading of the aspects of
human rights and cultural diversity present in school b ) c urriculum components
that encourage the development of attitudes toward social place the student in
the fac e of appreciation a nd respect for identities / differences c ) combating
discrimination d) the encouragement of intellectual ( ( de) naturalization of the
cultural differences and recognition of stereotypes) . Presents important for
extension and research from the reality of local groups with regard to human
rights and cultural diversity activities.
Keywords: Pluriversity para digm. Social Cultural diversity. Curriculum
flexibility. Pedagogical design of the course.
INTRODUÇÃO

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT