Dinâmicas territoriais e sociedade: uma experiência de pós-graduação interdisciplinar na Amazônia

AutorHildete Pereira dos Anjos - Fernando Michelotti
CargoDoutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - Mestre em Planejamento do Desenvolvimento com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará
Páginas209-227
http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n1p209
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não
Adaptada.
DINÂMICAS TERRITORIAIS E SOCIEDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE PÓS-
GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA AMAZÔNIA
Hildete Pereira dos Anjos
1
Fernando Michelotti
2
Resumo:
Este trabalho apresenta uma experiência inicial de um programa de pós-graduação
na região norte do Brasil. Para tanto, apresenta as bases conceituais do programa,
uma leitura do contexto regional e, com base em análise documental, uma primeira
reflexão sobre as temáticas abordadas pela primeira turma de mestrandos. A
proposta do programa é estudar, num enfoque interdisciplinar, as dinâmicas
territoriais que conformam a região. As temáticas tratadas enfocam as dinâmicas
socioeconômicas em relação com o poder local, as políticas públicas, os grandes
projetos, os movimentos de resistência e os saberes e discursos produzidos nessas
relações.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Dinâmicas Sociais. Território. Amazônia.
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho pretende analisar a coerência interna do Programa de Pós-
Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), tomando
como corpus analítico os projetos de sua primeira turma. Estudiosos têm chamado a
atenção para a necessidade de se formar e enraizar pesquisadores na região Norte.
Nesta direção, Val (2006, p.42) alertava para a importância de criar novas
universidades na Amazônia e ampliar o número de doutores nessas instituições.
Apontava como uma “luz no fim do túnel” o fato de que “novos programas de pós-
graduação vêm sendo instalados na Amazônia”.
De fato, observa-se um crescimento exponencial da pós-graduação (de
responsabilidade federal) na região
3
, mas isso significa muito pouco ainda para a
sua interiorização. Cabe observar que, dentro do movimento recente de crescimento
1
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora na Faculdade de Educação
e no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia na
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciências Humanas, Marabá, PA, Brasil.
E-mail: dosanjoshildete@gmail.com
2
Mestre em Planejamento do Desenvolvimento com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela
Universidade Federal do Pará. Professor adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará,
Marabá, PA, Brasil. E-mail: fmichelotti@ufpa.br
3
Conforme dados da CAPES (disponíveis em www.capes.gov.br./cursos-recomendados ), a região
norte conta atualmente com 190 programas de pós-graduação, dos quais 152 em universidades
federais.
210
R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.12, n.1, p.209-227, Jan-Jun. 2015
da pós-graduação na região norte, a interiorização é um movimento recentíssimo. O
primeiro programa de pós-graduação instalado fora das sedes das universidades
divulgou seu edital no ano de 2006
4
.
O Programa Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia iniciou sua
primeira turma de mestrado em 2012, ainda através da UFPA (Campus de Marabá)
5
.
Maior universidade da região norte, quando da criação do PDTSA a UFPA já
contava com cinquenta e quatro programas de pós-graduação, incluindo três em
Campi do interior. Tratava-se do terceiro mestrado da instituição com uma proposta
interdisciplinar, o que evidenciava o desafio de contribuir para a ampliação do
espírito de interdisciplinaridade numa tradição de formação solidamente disciplinar;
ao mesmo tempo, o mestrado apresentava uma ênfase no estudo das dinâmicas
territoriais, nas relações e imbricações entre os diversos processos sociais,
econômicos, culturais (em suas múltiplas dimensões) que configuram uma região.
Este artigo se propõe a analisar, nas temáticas tratadas nos projetos de mestrandos,
a experiência em seu nascedouro; para tanto, apresentamos uma breve descrição
do contexto histórico da região, explicitamos os conceitos que lhe dão sustentação,
a saber, interdisciplinaridade e território, para analisar os modos como tais temáticas
se interpenetram nas linhas de pesquisa e nos trabalhos a elas vinculados.
2 METODOLOGIA
Para o trabalho analítico, adotamos a pesquisa documental, compreendendo
que, para os propósitos deste estudo, os projetos de pesquisa selecionadas pelo
Programa deveriam apresentar indícios claros de pertencimento não apenas às
temáticas de pesquisa assumidas (no caso, as dinâmicas territoriais na Amazônia),
mas também determinado potencial de trabalho interdisciplinar. Consideramos tais
materiais como fonte primária, entendida como “materiais que ainda não receberam
tratamento analítico (SÁ-SILVA, ALMEIDA e GUINDANI, 2009).
O corpus para análise constituiu-se dos doze projetos de pesquisa da primeira
turma de mestrado (cuja formação se iniciou em 2012), incorporando as
4
Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, da UFT, no Campus de Gurupi (TO).
5
No segundo semestre de 2012 foi criada a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, a partir
do Campus de Marabá da UFPA, e o Programa em análise passou a ser o seu primeiro programa de
pós-graduação.

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