A dignidade além da dignidade em emmanuel lévinas

AutorLeonardo Meirelles Ribeiro
Páginas192-197
A DIGNIDADE ALÉM DA DIGNIDADE EM EMMANUEL
LÉVINAS
Leonardo Meirelles Ribeiro1
Neste curto momento que me é concedido neste seminário, vou
apontar sumariamente duas questões em Emmanuel Lévinas que
me chamam a atenção no que diz respeito à sua noção de
dignidade: dignidade do eu e dignidade de Outrem.
Diferentemente de buscarmos aqui uma noção de humanidade
que universalize um conceito de dignidade, como um ponto comum,
mínimo que fosse, porém suficiente para reunir um consenso, uma
definição que, naturalmente, de-fina, ou seja, que ponha fim, ou
limite, ou contorno dentro uma classificação, buscaremos aqui
alargar a noção de dignidade, em Lévinas, esvaziando-lhe o
conteúdo, porém indicando-lhe a direção.
Vamos começar por pontos. Primeiramente, iniciemos a
discussão dizendo que o conceito de “dignidade” não é de fácil
apreensão nem consensual. Não só como direção levinasiana, mas
também como nome, “dignidade” na filosofia é conceito transigente
e relativo. Relativo ao valor e ao tempo. Nos lembra o Dicionário
etimológico da língua latina – História das palavras2 que o nome
dignus nos remete a decet, que significa o que convém, e que tem
por substantivos decor, decus, que expressam decência, dignidade,
mas também beleza e honra, beleza física e moral - que se refere
ao corpo e também à alma. Dignidade, assim, seria uma beleza em
si mesma, como modo, que convém. Ela é expressa, é relacional
nesse sentido, entre os homens.
A partir desta ideia, historicamente, como sabemos, o conceito
tomou e toma diferentes sentidos. A cultura cristã traz a noção de
humildade e de pobreza como dignidade da condição de Filho de
Deus, a filosofia moderna eleva a dignidade aos auspícios da razão,
Kant eleva o valor maior do homem como homem moral, obediente
ao imperativo categórico, ao dever que, grosso modo, universal, não

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