Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de desempenho do estudante do curso de ciências contábeis

Autor:Daniele Silva Rodrigues - Nálbia de Araújo Santos - Monique da Silva Santana - Ana Paula Moreira Lemes
Cargo:Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade. Federal de Viçosa (UFV). Endereço: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade,. Campus Universitário, s/nº ? Centro. CEP 36570-000 ? Viçosa /MG ? Brasil. E-mail: silvar.daniele@gmail.com. Telefone: (31) 3899-2890 - ...
Páginas:101-117
RESUMO

Este estudo faz uma análise do desempenho acadêmico alcançado pelos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nas edições de 2006, 2009 e 2012, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas de desempenho acadêmico entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e características das IES. O teste não paramétrico... (ver resumo completo)

 
TRECHO GRÁTIS
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2017v14n33p101
101
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 101-117,
set./dez. 2017
Diferenças entre gênero, etnia e perfil socioeconômico no exame nacional de
desempenho do estudante do curso de ciências contábeis
Differences between gender, ethnicity and socioeconomic profile in the national student
performance examination of the course of accounting sciences
Diferencias entre género, etnia y perfil socio-económico en el examen nacional de
desarrollo del estudiante del curso de ciencias contables
Daniele Silva Rodrigues
Mestranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade
Federal de Viçosa (UFV)
Endereço: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade,
Campus Universitário, s/nº Centro
CEP 36570-000 Viçosa /MG Brasil
E-mail: silvar.daniele@gmail.com
Telefone: (31) 3899-2890
Nálbia de Araújo Santos
Doutora em Controladoria e Contabilidade na Universidade de São Paulo (USP)
Professora do Departamento de Administração e Contabilidade e do Programa de Mestrado
Profissional em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Endereço: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade,
Campus Universitário, s/nº Centro
CEP 36570-000 Viçosa /MG Brasil
E-mail: nalbia@ufv.br
Telefone: (31) 3899-1598
Monique da Silva Santana
Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal
de Viçosa (UFV)
Endereço: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade,
Campus Universitário, s/nº Centro
CEP 36570-000 Viçosa /MG Brasil
E-mail: monique.santanacco@gmail.com
Telefone: (31) 3899-2890
Ana Paula Moreira Lemes
Graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Endereço: Universidade Federal de Viçosa - Departamento de Administração e Contabilidade,
Campus Universitário, s/nº Centro
CEP 36570-000 Viçosa /MG Brasil
E-mail: anapaula0604@gmail.com
Telefone: (31) 3899-1598
Artigo recebido em 27/08/2016. Revisado por pares em 18/05/2017. Reformulado em 05/07/2017.
Recomendado para publicação em 22/09/2017 por Carlos Eduardo Facin Lavarda (Editor-Chefe).
Publicado em 31/12/2017.
Daniele Silva Rodrigues, Nálbia de Araújo Santos, Monique da Silva Santana e Ana Paula Mo reira Lemes
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 101-117, set./dez. 2017
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Resumo
Este estudo faz uma análise do desempenho acadêmico alcançado pelos estudantes dos cursos
de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), nas edições
de 2006, 2009 e 2012, com o objetivo de verificar se existem diferenças significativas de
desempenho acadêmico entre os grupos étnicos, gêneros, perfil socioeconômico e
características das IES. O teste não paramétrico de Kruskal-Wallis foi utilizado para verificar
se existem diferenças significativas das médias da nota geral, das notas dos componentes de
formação geral e de conhecimento específico entre os estratos sociais. Os resultados apontam
que, de modo geral, existem diferenças significativas em todas as médias obtidas pelos
discentes concluintes nas edições do Enade de 2006, 2009 e 2012 no que se referem ao sexo
declarado, ao nível socioeconômico e nas variáveis que designam as características da IES (tipo
de organização, categoria administrativa da instituição e modalidade do curso).
Palavras-chave: Exame nacional de desempenho dos estudantes; Desigualdade de
desempenho; Avaliação do curso de ciências contábeis
Abstract
This study analyzes the academic performance achieved by students of the courses in
Accounting Sciences in the National Student Performance Examination (Enade), in the 2006,
2009 and 2012 editions, in order to verify if there are significant differences in academic
performance among ethnic groups, gender, socioeconomic profile and IES characteristics. The
Kruskal-Wallis test was used to verify if there are significant differences between the average
scores of the general grade, the grades of the general training components and the specific
knowledge among the social strata. The results show that, in general, there are significant
differences in all the averages obtained by students graduating in the 2006, 2009 and 2012
editions of Enade among the groups according to stated gender, socioeconomic status and the
variables that describe the IES characteristics (type of organization, administrative category
of the institution and type of course).
Keywords: National assessment of student’s performance; Inequality of
achievement; Accounting course’s evaluation
Resumen
Este estudio hace un análisis del desarrollo académico alcanzado por los estudiantes de los
cursos de Ciencias Contables en el Examen Nacional de Desarrollo de los Estudiantes (Enade),
en las ediciones de 2006, 2009 y 2012, con el objetivo de verificar si existen diferencias
significativas de desarrollo académico entre los grupos étnicos, géneros, perfil socio-
económico y características de las Instituciones de Enseñanza Superior (IES). La prueba no
paramétrica de Kruskral- Wallis fue utilizada para verificar si existen diferencias significativas
en las medias de la nota general, las notas de los componentes de formación general y de
conocimiento específico entre los estratos sociales. Los resultados apuntan que, de modo
general, existen diferencias significativas en todas las medias obtenidas por los discentes que
acabaron en las ediciones del Enade de 2006, 2009 y 2012 en lo que se refieren al sexo
declarado, nivel socio-económico y variables que designan las características de la IES (tipo
de organización, categoría administrativa de la institución y modalidad del curso).
Palabras clave: Examen nacional de desarrollo de los estudiantes; Desigualdad de desempeño;
Evaluación del curso de ciencias contables

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