As mídias sociais de olho na CI na perspectiva da disseminação da informação

AutorAline Poggi Lins Lima - Isa Maria Freire
CargoUniversidade Federal da Paraíba
Páginas113-132
113
v. 19, n. 39, 2014.
p. 113-132
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informaçã o, v. 19, n. 39, p.
113-132, jan./abr., 2014. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.2014v19n39p11 3
As mídias sociais de olho na CI na perspectiva da
disseminação da informação
The social media keep an eye on C) de olho na ci within
the dissemination of information
Aline Poggi Lins LIMA1
Isa Maria FREIRE2
RESUMO
Esta comunicação apresenta resultados obtidos em pesquisa-dissertação desenvolvida
no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da
Paraíba. A pesquisa abordou o Blog de olho na CI na perspectiva das mídias sociais da
rede Internet como recursos capazes de desenvolver Redes Sociais na Internet (RSI) e
meio de disseminação de informação. O objetivo foi analisar como se processa a
disseminação da informação de interesse para os profissionais da informação através
destas mídias sociais, a partir de uma da pesquisa descritiva, utilizou como
instrumentos de coleta dos dados as técnicas da observação participante e o diário de
campo. A análise dos dados foi documental, relacionada ao contexto da pesquisa na
internet. Diante da pesquisa, observou-se que se pode comprovar o crescimento do
blog De olho na CI na rede internet e entre profissionais da informação, crescimento
que se estende a outras mídias sociais, Twitter e Facebook.
PALAVRAS-CHAVE: Mídias sociais. Blog. Profissionais da Informação. De olho na CI.
ABSTRACT
This report displays results got by the research- dissertation developed in the program
of post graduation in the science of information at Federal University in Paraíba state,
Brazil The research accomplished the blog keep an eye on C) De olho na C) in a
perspective of social media on the internet as capable sources to develop Social Webs
on the Internet ( (SWI) and also a way of dissemination of information for professionals
who are interested through this social media, from a descriptive research, we used as
data gathering the watching techniques from participants and the field diary. The
analyzed data were documental type, it had relation with the content of subject on the
internet. Thus we observed that we can testify the growing of the blog (De olho na CI)
on the internet and among professionals of information, growth that spreads to other
social media such as: Twitter and Facebook.
KEYWORDS: Social media. Blog. Professionals of information. De olho na CI.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
1 Universidade Federal da Paraíba - alinepoggi@gmail.com
2 Universidade Federal da Paraíba - isafreire@globo.com
ARTIGO
Recebido em:
13/11/2013
Aceito em:
28/03/2014
114
1 INTRODUÇÃO
Na era da informação e da nova economia globalizada são profundas as
mudanças no modo de a sociedade se organizar e de interagir socialmente.
uma nova sociabilidade baseada numa dimensão virtual que transcende o
tempo e o espaço. A relevância da internet para a sociedade atual, sociedade da
informação é tão significativa que Castells  em Galáxia da Internet a
define como sendo o tecido de nossas veias (á uma relação muito forte com
as tecnologias digitais e com o mundo virtual.
As informações passam a ser recebidas em tempo real, portanto, o
universal e o mundializado se sobrepõem ao singular, podendo considerar a
penetrabilidade das tecnologias da informação, um dos principais indicadores
de desenvolvimento da sociedade da informação. Pinho Neto (2010, p. 2)
contribui assinalando que  a utilização das tecnologias de informação e
comunicação na vida cotidiana é apontada como responsável por novas formas
de interação entre as pessoas, o que implicaria num redimensionamento das
funções e dos papéis sociais O compartilhamento de informações e
conhecimento se torna uma constante, tanto pela sua agilidade como
flexibilidade, pois os indivíduos nelas situados gostam de trocar ideias e
compartilhar o que sabem, além de promover ações entre os atores sociais e a
sociedade, uma reconstrução da prática da cidadania.
Os fluxos de informação para esta pesquisa se constituiu em elemento
fundamental para os ambientes informacionais [mídias sociais], pois toda ação
tem origem na informação, que por sua vez resulta em uma nova informação. No
delinear da pesquisa objetivamos descrever a estrutura, processos e conteúdos
das mídias sociais De olho na CI, observando suas interações e acessos
existentes dentro dessas mídias sociais, parte desses resultados estão expostos
no decorrer desta comunicação. Acreditamos, portanto, que a pesquisa em
questão demonstrou a importância das mídias sociais na web como fontes de
informação para os profissionais da informação, podendo gerar ganhos aos seus
usuários, os quais delas se utilizam para adquirir informações profissionais.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT