Diagnóstico do processo de inovação com base no modelo A-F: O caso de uma empresa do setor metal mecânico

AutorDeise Graziele Dickel - Julio Cezar Mairesse Siluk
CargoMestranda em Eng. de Produção. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Doutor em Eng. de Produção. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Páginas74-90
Revista Global Manager
V. 14, N. 2, 2014
ISSN 1676-2819 - impresso | ISSN 2317-501X- on-line
http://ojs.fsg.br/index.php/global
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO COM BASE NO MODELO A-F: O
CASO DE UMA EMPRESA DO SETOR METAL MECÂNICO
Deise Graziele Dickela, Julio Cezar Mairesse Silukb
a Mestranda em Eng. de Produção. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . deisedickelsm@gmail.com
b Doutor em Eng. de Produção. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) . jsiluk@ufsm.br
Informações de Submissão
Deise Graziele Dickel, endereço: Rua
Astrogildo de Azevedo, 328 Santa
Maria - RS - CEP: 97015-150.
Recebido em: 07/10/2014
Aceito em: 24/10/2014
Publicado em: 01/12/2014
Resumo
A impor tância d a gestão da inovação como principal processo para
criação de vantagem competitiva e o crescimento do setor metal
mecânico e sua relevância na economia brasileira vem sendo
amplamente discutidas. Neste contexto, a presente pesquisa tem
como objetivo verificar a adequação d e uma empresa do setor metal
mecânico da região central do RS ao Modelo A-F de Inovação
proposto por De Bes e Kotler (2011), a partir da compreensão do
processo de gestão d e inovação da organização pesquisada,
identificação dos componentes do modelo A-F de inovação na
estrutura desta empresa e relação das principais lacunas encontradas
no processo de inovação. Utilizando-se de uma pesquisa de caráter
qualitativo, pôde-se diagnosticar um modelo do tipo C-B-D- E-F, em
que o processo inicia com a criação da ideia, passando para a busca
de informações, o desenvolvi mento, seguindo para a execução e
finalizando o apoio do facilitador p ara dar subsídio às vendas. A
figura do ativador não foi diagnosticada no modelo utilizado pela
organização.
Abstract
The importance of management innovation as the main process for
creating competitive advantage and growth of the metal-mechanic
sector and its relevance i n the Brazilian economy has been widely
discussed. In this context, the present study aims to verify the
adequacy of a company in the metal mechanic in the cit y of Santa
Maria-RS to AF Model Innovation proposed by De Bes and Kotler
(2011) from the understanding of the process of innovation
management researched the organization, ide ntifying the components
of the AF model innovation in the structure and breakdown of this
major gap found in the innovation process. Using a qualitative
research study, it was possible to diagnose a type of model: C-B-D-
E-F, where the process starts with the creation of the idea, going to
search for information, dev elopment, execution and follow for
ending the support of the facilitator to give subsidy to sales. Figure
activator was not diagnosed in the model used by the organization.
Palavras-chave
Gestão da Inovação. Processo de
Inovação; Modelo A-F; Setor Metal
Mecânico.
Keywords
Innovation Management. Innovation
Process. Model A-F. Metal Mechanic
Sector.
Revista Global Manager v. 14, n. 2, p. 74-90, 2014
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1 INTRODUÇÃO
Analisando o cenário dos mercados globais, pode-se perceber que o ciclo de vida dos
produtos e serviços encurta-se a uma velocidade muito grande. Desenvolver novos produtos e
soluções demanda investimentos crescentes, sobretudo, em pessoas qualificadas, ou seja, em
profissionais que se utilizam fortemente de sua capacidade e talento para a criação de novas
ideias, para a percepção de oportunidades, para a potencialização do estabelecimento de novas
e diferentes perspectivas para conquista de vantagens em empreendimentos e iniciativas
organizacionais, até então inéditos, caracterizando a inovação como fonte de competitividade.
Para Porter (2009), as empresas podem adquirir vantagens competitivas através de atos
de inovação, que promovem a inclusão de novas tecnologias e/ou novas maneiras de fazer as
coisas, num segmento de mercado novo ou já trabalhado pela empresa.
A inovação tornou-se forte instrumento de obtenção de vantagem competitiva e alvo
de inúmeros estudos em busca dos melhores métodos para se obter uma estrutura favorável à
criação de ideias que se transformam em lucratividade, liderança de mercado e
sustentabilidade ao longo do tempo. Na busca desta estrutura favorável, os processos de
inovação foram sendo pesquisados e melhorados para adequação aos mais diversos contextos
organizacionais.
Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral verificar a adequação de uma
empresa do setor metal mecânico da região central do Rio Grande do Sul ao Modelo A-F de
Inovação proposto por De Bes e Kotler (2011). Para atingir este resultado, entendeu-se
necessário compreender o processo de gestão - estruturado ou não - de inovação da
organização pesquisada, identificar os componentes do modelo A-F de inovação na estrutura
desta empresa e relacionar as principais lacunas encontradas no processo de inovação,
relacionado aos fatores do modelo, da pesquisada.
Justifica-se este trabalho primeiramente pela importância citada do tema em
questão, sendo que a inovação gera aprimoramento de produtos e processos produtivos
garantindo dianteiras de mercado e também o desenvolvimento da sociedade. O crescimento
do setor metal mecânico e sua relevância na economia brasileira também justificam os estudos
relacionados aos processos que envolvem esta área. De acordo com Prestes (2012), a crise
mundial não impediu que o setor se desenvolvesse e crescesse ainda mais durante os últimos
anos, criando empregos diretos e indiretos.
Segundo Makishi (2011), o complexo Metal-Mecânico-Eletro-Eletrônico-Automação
no Rio Grande do Sul empregava diretamente, em 2011, mais de 225 mil pessoas, cerca de

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