A desigualdade de renda e a educação podem explicar a criminalidade? Uma análise para os estados brasileiros

AutorRenata Costa de Carvalho - Fernando Henrique Taques
CargoFaculdades Metropolitanas Unidas (FMU) - Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP)/Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Páginas19-33
R
. Pol. Públ.,
S
ão Luís, v. 18, n. 2, p. 343-357, jul.
/
dez. 2014
3
4
3
A DESIGUALDADE DE RENDA E A EDUCAÇÃO PODEM EXPLICAR A CRIMINALIDADE?
u
ma an
á
lise para os estados brasileiro
s
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo entender a Economia do Crime, um tema muito pertinente nos dias de hoje
nos estados brasileiros. A partir de levantamento teórico e testes empíricos, verifica a hipótese de que a taxa de homicídios está
positivamente relacionada com o n
í
vel de desigualdade de renda e negativamente com o n
í
vel de educação, despesa com segurança
e renda. Mostra que o teste foi realizado para todos os estados brasileiros, exceto Distrito Federal, no período de nove anos, entre
os anos 2001 e 2009. Apresenta uma metodologia que está baseada no modelo econométrico em dados em painel com efeitos fixos
e efeitos aleatórios, ressaltando que o estimador usado no modelo foi o Mínimo Quadrado Ordinários
(
MQO
)
. Indica, ainda, que o
resultado encontrado foi que o modelo de efeitos fixos apresentou estatística mais significativa, porém o modelo de efeitos aleatórios
apresentou o sinal esperado em seu coeficiente em 50% das variáveis explicativas. Por fim, aponta que o teste de Hausman provou
que o modelo de efeito aleatório é melhor para explicar a hipótese.
P
alavras-chav
e
: Crime, despesa com segurança, dados em painel
.
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CO
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Q
UALITY AND EDU
C
ATI
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N
C
AN EXPLAIN
C
RIMINALITY? an analysis for the Brazilian state
Abstract: This study aims to understand the Economics of Crime, an issue very relevant today in Brazilian states. From theoretical and
empirical research and test, it will analyze the hypothesis that the homicide rate is positively related to the level of income inequality
and negatively with the level of education, expenses with security and income. The test will be conducted for all states, except the
Federal District, in the nine years between 200
1
and 2009. The methodology is based on the econometric model on panel data with
fixed effects and random effects estimator which model was used in the Ordinary Minimum Square (OLS). As the result has found that
the fixed effects model showed the most meaningful statistics, the random effects model showed the expected sign on its coefficient
in 50 % of the explanatory variables, while the Hausman test proved that the random effect model is better to explain the hypothesis
.
K
e
y
words
:
Crime, safety expenses, panel data
.
Recebido em: 18.03.2014. Aprovado em: 22.09.2014
.
A DESIGUALDADE DE RENDA E A EDUCAÇÃO PODEM EXPLICAR A CRIMINALIDADE? U
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Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP)/Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU
)

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