Desenvolvendo a competência informacional das organizações por meio da gestão de pessoas por competências

AutorLeonardo Guimarães Garcia - Cintia Braga Ferreira Pinheiro
CargoUniversidade de São Paulo - Universidade de São Paulo
Páginas133-152
133
v. 20, n. 43, 2015
p. 133-152
ISSN 1518-2924
Encontros Bibli: revista eletrônica de bibliotecono mia e ciência da informação, v. 20, n. 43, p.
133-152, mai./ago., 2015. ISSN 1518-2924. DOI: 10.5007/1518-2924.20 15v20n43p133
Desenvolvendo a competência em informação das organizações
por meio da gestão de pessoas por competências
Developing the information literacy of organizations through
competence-based people management
Leonardo Guimarães Garcia
Universidade de São Paulo
leonardogarcia@ffclrp.usp.br
Cintia Braga Ferreira Pinheiro
Universidade de São Paulo
cintiabfp@ffclrp.usp.br
Resumo
A Ciência da Informação vem apresentando nas últimas décadas importantes contribuições à
compreensão da Comp etência em Informação (CoInfo) dos indivíduos. No ent anto, há
relativamente pouca literatura sobre a CoInfo nas organizações, e pouquíssimas soluções
práticas sob re como desenvolvê-la nesse contexto. Par a suprir essa lacuna, uma estratégia
seria aprov eitar as experiências e as teorias sobre competências vindas da Administração,
articulando-as ao domínio da CoInfo. Essa aproximação já foi explorada em alguns trabalhos
(ANGULO, 2003; CAMA CHO; TARRAGÓ, 2006; MIRANDA, 2004; MIRANDA, 2006), mas a sua
pertinência em termos conceituais ainda não f oi debatida. Sendo assim, o presente artigo
tem por objetivo discutir a possibilidade de aproximação entre a CoInfo e a abordagem das
competências existente na Administração. Para tanto, foi selecionado um modelo de Gestão
de Pessoas por Competências (GPC) – proposto em Dutra (2004) –, o qual foi confrontado à
literatura sobre CoInfo nas organizações. A discussão sobre a convergência entre esses dois
campos indica que há coerência em se propor o tratamento da CoInfo por meio da GPC, e que
os conceitos e a mecânica da GPC não apenas são convergentes com a CoInfo como também
fornecem soluções práti cas para problemas antecipados pela literatura. Com isso, conclui-se
que a inserção e o desenvolvimento da CoInfo nas organizações por meio do modelo de GPC
analisado é conceitualmente viável e apresenta vantagens práticas rele vantes.
Palavras-chave: Ciência da Informação. Informação nas Organizações. Competência em
Informação (CoInfo). Gestão de Pessoas por Competências.
Abstract
The Information Science has shown in recent decades important contributions to
understanding the In formation Literacy (IL) of individuals. However, there is relati vely
reduced literature about IL in organizations, and very few practical solutions on how to
develop IL in this context. To fill this gap, a possible strategy would be use the experien ces
and theories coming from the Management area, linking them to the field of IL. This
approach was explored in some studies (ANGLE, 2003; CAMACHO; TARRAGO, 2006;
MIRANDA, 2004; MIRANDA, 2006), but their but their pertinence in conceptual terms has
not yet been debated. Thus, this article aims to discuss the possibility of convergence
between the IL and the competencies appro ach existing in the Man agement area. Thus, a
Competence-based People Management model (CPM) was selected - proposed in Dutra
(2004) - which was confronted to the liter ature of IL in organizations. The discussion on the
convergence of these two fields indi cates that there is consistency in proposing the
treatment of IL by CPM, and the concept s and th e CPM mechanics are not only converging
with the IL as well as provide practical solutions to the problems anticipated by literature.
Therefore, it is concluded that the ins ertion and development of IL in organizations through
CPM is conceptually feasible and presents relevant practical advantages.
Keywords: Information Science; In formation in Organizations; Information Literacy;
Competence-based People Management.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
ARTIGO
Recebido em:
22/05/2015
Aceito em:
20/07/2015
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1 INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a Ciência da Informação vem contribuindo para o
desenvolvimento do conceito de Competência em Informação (CoInfo)1,
imbuída da visão de que tal competência é indispensável para uma
experiência de vida plena em todos os contextos, inclusive o laboral
(AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION, 2000; HORTON, 2007).
No e ntanto, apesar do entendimento generalizado do papel essencial
da CoInfo no mundo do trabalho, a porção da literatura da área dedicada a
esse assunto é relativamente pequena. Além disso, dentro desse subconjunto
de trabalhos, apenas uma exígua fração diz respeito ao efetivo
desenvolvimento da CoInfo no contexto organizacional, e as soluções
existentes são pontuais e incipientes.
Para suprir essa lacuna, uma estratégia seria aproveitar as
experiências e as teorias sobre competências vindas da Administração,
articulando-as ao domínio da CoInfo. Essa aproximação já foi explorada em
alguns trabalhos (ANGULO, 2003; CAMACHO; TARRAGÓ, 2006; MIRANDA,
2004; MIRANDA, 2006), mas a sua pertinência em termos conceituais ainda
não foi debatida.
Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo discutir a
possibilidade de aproximação entre a CoInfo e a abordagem de competências
existente na Administração. Por se tratar do primeiro passo de um trabalho
complexo, e por lidar com campos ainda não consolidados em termos
científicos, propomos uma discussão considerando corpus das duas áreas
reduzidos em abrangência mas que sejam representativos e compatíveis
entre si: do lado da CoInfo, o corpus reúne li teratura diretamente relacionada
ao mundo do trabalho; do lado das competências, o corpus representa um dos
principais modelos de Gestão de Pessoas por Competências (GPC) gerados no
Brasil – o modelo de Dutra (2004).
A estratégia para discutir a aproximação entre os campos é a seguinte:
a partir da literatura nacional e internacional sobre CoInfo, obtida por meio
1 Lembramos que nesse artigo, a sigla “CoInfo” representa o termo “Competência em
Informação” termo adotado no Brasil (I,II, III e IV Seminário de Competência em I nformação)
e também pela IFLA.

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