A descoberta da homosexualidade feminina na adolescência: notas sobre a aceitação e o preconceito escolar

AutorAndréia Reis - Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto
CargoPsicóloga, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale) - Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale)
Páginas107-119
Periódico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Direito
Centro de Ciências Jurídicas - Universidade Federal da Paraíba
V. 7 - Nº 03 - Ano 2018 Educação, Gênero & Direitos Humanos
ISSN | 2179-7137 | http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ged/index
107
A DESCOBERTA DA HOMOSEXUALIDADE FEMININA NA
ADOLESCÊNCIA: NOTAS SOBRE A ACEITAÇÃO E O
PRECONCEITO ESCOLAR
Andréia Reis
1
Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto
2
Resumo: O presente artigo propõe-se a
relatar a experiência de acompanhar os
desafios em torno da descoberta da
homossexualidade por uma adolescente
de 16 anos. Esse acompanhamento foi
realizado pelo Serviço de Psicologia de
uma escola privada de um município no
interior do Rio Grande do Sul. Destaca-
se a compreensão acerca do lugar da
adolescente e de suas inquietações no
contexto escolar, sendo permeado por
preconceitos, estigmas e intolerâncias.
Ao analisar o caso, percebeu-se sua
trajetória, os sofrimentos e as angústias,
que foram narrados durante os
atendimentos com a psicóloga. Tais
atendimentos apontam para a
importância da escuta no ambiente
escolar, pois essa acolhida ajudou a
jovem a conduzir suas descobertas com
mais tranquilidade.
1
Psicóloga, Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade Feevale).
2
Psicóloga, Mestre e Doutora e m Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS). Professora do Curso de
Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Universidade
Feevale).
Palavras-Chave: Adolescência;
Homossexualidade; Preconceito; Escola.
Abstract: This article aims to report on
the experience of meeting the challenges
of discovering homosexuality by a 16-
year-old girl. This monitoring was
carried out by the Psychology Service of
a private school of a municipality in the
interior of Rio Grande do Sul. It is
important to understand the place of the
adolescent and her anxieties in the school
context, permeated by prejudices,
stigmas and intolerances. In analyzing
the case, we noticed her trajectory, the
sufferings and the anguish, which were
narrated during the consultations with
the psychologist. These calls point to the
importance of listening in the school
environment, as this acceptance helped

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT