Por dentro do Tribunal do Júri Popular

AutorAntonio Carlos da Carvalho Pinto
Ocupação do AutorProfessor de Direito Processual Penal. 'Ex' Coordenador de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP.
Páginas41-42

Page 41

Recordar é viver!

Demóstenes, advogado, político, reconhecido como maior orador grego de todos os tempos, ao conceituar a Democracia, proclamou que essa opção política se assenta no Princípio da Liberdade, advertindo que, o exercício da liberdade se manifesta na coragem, virtude que se aninha na ética, pilar filosófico da moral.

Guimarães Rosa, médico, diplomata e escritor, reconhecido por haver salvado muitas vidas dos horrores do holocausto, declarou:

"O que a vida quer da gente é coragem!"

Essa moldura da personalidade, a "coragem", hoje mais do que nunca, há de ser havida e praticada sob o manto da inteligência, de onde segue ser adequada a covardia inteligente, por exemplo, na conduta de não reagir e assim sobreviver aos facínoras que infestam a nossa convivência social.

Motivou-me escrever esta obra o desejo de transferir, em face de minha experiência de vida e profissional, para pes-

Page 42

soas interessadas, os escaninhos do Júri Popular, fatos e circunstâncias incomuns havidas em Sessões Plenárias de Julgamentos atinentes aos Crimes Dolosos contra a Vida, tentados ou consumados, quais sejam, homicídio, aborto...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT