Demonstração e Persuasão

Autor:José Fiker
Ocupação do Autor:Doutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas:35-36
 
TRECHO GRÁTIS

Page 35

5.1 “O assistente também precisa tornar seu ponto de vista atraente, para que o juiz não só se convença de que é ele, e não o oponente, quem está com a razão, como também seja persuadido a julgar, levando em conta os argumentos apresentados por ele. Para tanto, tem de demonstrar as provas indiscutíveis e empenhar-se na argumentação daquilo que depende de ponto de vista.

A demonstração liga-se à experiência e à dedução lógica e utiliza provas analíticas. A argumentação emprega provas dialéticas e retóricas e diz respeito ao verossímil, ao plausível, ao provável, escapando das certezas do cálculo lógico.

O assistente não precisa esforçar-se muito para demonstrar que dois mais dois são quatro, verdade tida como universal. A importância de sua argumentação aumenta obviamente, na medida em que deve provar para o juiz asserções que dependem de opinião. Nesse ponto, seus argumentos devem estar muito bem alicerçados em fatos e fundamentos e a linguagem precisa ser apurada, sempre levando em conta as características da lingua-gem do juiz” (FIKER. Linguagem do Laudo Pericial, p. 29, 2005).
5.2 O assistente deve escrever de maneira organizada, clara e precisa, tanto para se fazer entender como para evitar que o interpretem mal.

Não sugerimos que você abandone os indispensáveis vocábulos técnicos-jurídicos. Isso seria um absurdo, pois o vocabulário técnico enriquece um bom texto, tornando-o mais preciso.

Page 36

Entretanto, cabe ressaltar que os termos específicos da Engenharia devem ser ilustrados com explicações verbais sobre seu significado, pois o juiz não é obrigado a conhecer a terminologia técnica.
5.3 Mecanismos de persuasão.

Ducrot (apud Barros, 2002) formula três leis de discurso:
5.3.1 Da informatividade – “O falante deve dizer ao ouvinte o que supõe que o ouvinte desconheça”. No caso do assistente técnico falando ao juiz, deve-se ater às normas técnicas e ao conhecimento da matéria técnica, sem ingressar no...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO