Decision process analysis for ethanol storage expansion in the Santos port: a case study/Analise do processo decisorio na ampliacao da armazenagem de etanol no porto de Santos: um estudo de caso/Analisis del proceso decisorio en la ampliacion del almacenaje de etanol en el puerto de Santos: un estudio de caso.

AutorPetraglia, Jose
CargoArtigo--Estrategia Empresarial
  1. INTRODUCAO

    A substituicao de combustiveis fosseis por biocombustiveis tem sido estimulada pelos governos em razao de fatores como volatilidade e aumento dos precos do petroleo, pressoes para a reducao das emissoes de C[O.sub.2], desejo de aumentar a autossuficiencia e busca de seguranca energetica. O emprego do etanol como combustivel liquido ocorre como insumo na fabricacao de aditivo a gasolina ou substituto (gradativa ou totalmente) da propria gasolina. O uso como combustivel e praticamente exclusivo do Brasil e dos Estados Unidos, enquanto o uso como aditivo ocorre principalmente nos EUA, Europa, India e China (YOKOMIZO et al., 2011).

    A producao mundial de etanol e liderada pelos EUA e, em seguida, pelo Brasil, que e o maior produtor de etanol a partir da cana-de-acucar. Alem disso, o Brasil e um grande exportador de etanol e o maior produtor e exportador de acucar do mundo. Facanha (2012) aponta que os EUA e o Brasil sao responsaveis por 85% da producao mundial de etanol. O governo dos EUA tem investido de forma expressiva na tecnologia de producao de etanol, principalmente o etanol de segunda geracao, impulsionando a producao por meio de incentivos e concessoes tributarias incluidos em um planejamento de longo prazo, o que contribui para o acirramento da disputa pelo mercado de biocombustivel entre o Brasil e os Estados Unidos. O produto brasileiro, contudo, e forte concorrente para atender o mercado global. Nesse sentido, a qualidade da infraestrutura logistica portuaria tem impacto significativo nas questoes economicas das exportacoes desse produto. Assim, a adequacao da capacidade de armazenagem de etanol no Porto de Santos e de grande utilidade no processo logistico de exportacao do etanol. Analisar um projeto de ampliacao da capacidade do porto em andamento dara mais subsidios aos agentes envolvidos na tomada de decisoes, para que maximizem a competitividade nessa cadeia de suprimentos.

    Este estudo examina, portanto, a decisao de investimento num momento de incerteza quanto as exportacoes de etanol. O objetivo principal e a analise do processo decisorio de uma empresa de logistica sobre a recente ampliacao de armazenagem em um terminal maritimo, no Porto de Santos. Buscou-se identificar as decisoes e os objetivos da organizacao, as alternativas encontradas, as incertezas e os riscos, o processo de escolha da melhor alternativa e quais ferramentas de modelagem de problemas a empresa utilizou.

    O presente artigo enfatiza, como contribuicao cientifica, para o conhecimento da Administracao, a importancia do entendimento da geracao de alternativas, suas premissas e restricoes e como elas afetam o processo decisorio. Tambem ajuda a entender a racionalidade das decisoes intuitivas do tomador de decisao. Os trabalhos sobre tomada de decisao sao ou empiricos (ROBERTO, 2004) ou prescritivos (SHARPE; KEELIN, 1998). Neste estudo, utiliza-se um caso real de decisao e expoese como as tecnicas de analise de decisao podem ser utilizadas para melhorar a qualidade da decisao. Acredita-se que essa abordagem pode ser mais util para mostrar aos executivos as vantagens dessas tecnicas.

  2. REFERENCIAL TEORICO

    2.1. Operacoes logisticas

    Na entrada do seculo 21, o gerenciamento do processo logistico tornou-se um dos direcionadores gerenciais predominantes da industria, atingindo quase todas as funcoes dentro da organizacao e tendo grande impacto na satisfacao de clientes e grande potencial na obtencao de vantagem competitiva. A logistica agrega valor quando o estoque e corretamente posicionado para facilitar as vendas. Embora a criacao de valor logistico envolva alto custo, o real interesse que ela desperta nao esta relacionado apenas com os custos envolvidos, mas tambem com a compreensao do modo pelo qual certas empresas utilizam sua competencia logistica para obter vantagem competitiva.

    Segundo Bowersox e Closs (2001), a logistica de uma empresa e um esforco integrado com o objetivo de criar valor para o cliente pelo menor custo possivel. Ela existe para facilitar as operacoes relevantes de producao e marketing, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes. Do ponto de vista estrategico, os executivos dessa area procuram atingir uma qualidade predefinida de servico ao cliente por meio de uma competencia operacional que represente o estado da arte. O desafio e equilibrar as expectativas de servicos e os gastos, de modo a alcancar os objetivos do negocio. A valorizacao da logistica na estrategia empresarial gera como consequencia uma serie de perguntas relacionadas a forma pela qual as empresas de uma mesma cadeia de suprimentos estao se organizando para enfrentar novos desafios, como descrito por Silva e Fleury (2000).

    Logo, o gerenciamento integrado dos diversos componentes do sistema logistico e condicao sine qua non para que as empresas atinjam excelencia operacional com baixos custos; a integracao externa com a cadeia de suprimento permite eliminar desperdicios, reduzindo custos. O conceito de logistica integrada ja esta bem assimilado nas companhias de paises mais desenvolvidos, e tem incorporado tambem o fluxo de informacoes entre empresas, clientes e fornecedores, assim como o fluxo de materiais, apoiando as estrategias das unidades de negocios, segundo estudo de Bowersox e Closs (2001).

    Atualmente, a logistica e vista por muitas organizacoes como uma ferramenta estrategica critica, por seu impacto nas operacoes dos clientes. Muitos gestores consideram que a logistica e fundamental para ganhar e manter competitividade superior, como descrito por Hutt e Speh (2000).

    Conforme Porter (1998), em longo prazo, as companhias obtem exitos em relacao a seus competidores se dispuserem de vantagem competitiva sustentavel. Ha dois tipos basicos de vantagem competitiva: menor custo e diferenciacao. O menor custo e a capacidade da empresa de projetar, produzir e comercializar um produto comparavel com maior eficiencia do que seus concorrentes. Custos menores traduzem-se em lucros maiores. A diferenciacao e a capacidade de proporcionar ao comprador um valor excepcional e superior em termos de qualidade do produto, caracteristicas especiais ou servicos.

    2.2. Elementos basicos da logistica integrada

    Um elemento basico fundamental na logistica integrada e o gerenciamento do transporte. Sob qualquer ponto de vista--economico, politico e militar--o transporte e inquestionavelmente a industria mais importante do mundo (BALLOU, 2006). Para Hutt e Speh (2000), o transporte e usualmente o item de maior despesa da logistica. Com o impacto do continuo aumento dos custos de combustiveis, sua importancia provavelmente aumentara. Pode-se classificar o transporte basicamente em cinco modais: o ferroviario, o rodoviario, o aquaviario, o dutoviario e o aereo.

    Chopra e Meindl (2006) afirmam que o papel do transporte na estrategia competitiva da empresa e verificado proeminentemente quando esta esta avaliado as necessidades-alvo de seus clientes. Se a estrategia competitiva tem como alvo o cliente que demanda um nivel muito alto de servico e esse cliente esta disposto a pagar por esse servico, a companhia pode entao utilizar o transporte como fator-chave para tornar a cadeia de suprimento mais eficaz. No processo logistico, a escolha do melhor modo de transporte (modal) impacta significantemente os custos. A definicao do modal de transporte ocorre em funcao do produto a ser transportado e das limitacoes dos modais.

    Alem do transporte, a armazenagem compoe a integracao da logistica. A localizacao da armazenagem e determinante no impacto do custo da logistica, assim como na agilidade na entrega do produto ao cliente. Uma decisao possivel pode ser concentrar os produtos num armazem central ou fornecedor, caso em que se controlam melhor os inventarios, mas se aumenta a distancia para atingir os clientes; pode-se tambem, alem do armazem central, estabelecer um centro de distribuicao avancado; neste caso, ocorre uma aproximacao com os clientes, mas se aumenta o inventario. E preciso avaliar os custos-beneficios de cada decisao.

    Muitas vezes, a decisao de abertura de armazens se baseia na expectativa de que a proximidade com os pontos de demanda (clientes) garantira os niveis de disponibilidade e de tempo de atendimento exigidos. Fleury (2000) constata que isso nem sempre e verdade e que tambem podem existir formas alternativas de atingir os mesmos resultados com custos mais baixos. De fato, muitas empresas tem revisto seus sistemas de distribuicao, com uma tendencia de centralizacao em que o numero de depositos que operam hoje e inferior ao de anos anteriores.

    Outro fator importante na eficacia do processo e o sistema de informacao. Porter (1998) avalia que sao varios os fatores favoraveis a competitividade, dentre os quais o fluxo de informacoes, um elemento fundamental nas operacoes de logistica--pedidos de clientes, necessidades de estoques, movimentacoes nos armazens, documentacao de transporte e faturas sao algumas formas comuns de informacao logistica. No passado, essas informacoes eram baseadas somente em papeis; atualmente, a tecnologia de informatica, a transferencia e o gerenciamento eletronico de informacoes possibilitam excelentes oportunidades de reducao de custos logisticos e melhor coordenacao das operacoes.

    2.3. Elementos do processo decisorio

    As decisoes fazem parte da vida das pessoas e das empresas e influenciam diretamente o futuro de ambas. Portanto, cada vez mais tornase importante construir competencias para a tomada de decisoes. Certamente, as decisoes que fazem a diferenca para as pessoas e para as empresas sao as decisoes dificeis. Segundo Clemen e Reilly (2001), os fatores que tornam as decisoes dificeis sao: (i) complexidade das decisoes; (ii) incerteza embutida nas situacoes; (iii) decisor possivelmente interessado em alcancar diversos objetivos, ainda que o progresso em determinada direcao impeca o progresso em outras direcoes; e (iv) dificuldade de resolucao de um problema dificil se perspectivas...

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