O debate literário e intelectual latino-americano na produção de José Carlos Mariátegui

AutorBernardo Soares Pereira
CargoProfessor EBTT de História do Instituto Federal de São Paulo e Mestre em História na Universidade Federal Fluminense
Páginas23-43
Bernardo Soares Pereira Cad ernos Prolam/USP, v. 17, n. 33, p.23-43, jul./dez. 2018
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.150436
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O DEBATE LITERÁRIO E INTELECTUAL LATINO-AMERICANO NA
PRODUÇÃO DE JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI
THE LATIN AMERICAN LITERARY AND INTELLECTUAL DEBATE IN THE
PRODUCTION OF JOSÉ CARLOS MARIÁTEGUI
Bernardo Soares Pereira 1
Instituto Federal de São Paulo, Brasil
Resumo: o presente artigo tem como objetivo analisar parte da obra de José Carlos Mariátegui,
em especial sua reflexão acerca da questão nacional, através das contendas literárias e
intelectuais em que autor esteve envolvido. Nesse sentido, serão valorizados não somente seus
textos, como também o diálogo existente entre seus contemporâneos e, além disso, o debate
existente na intelectualidade latino-americana que o precedeu, inserindo a obra do autor dentro
de um contexto mais amplo do pensamento social latino-americano, a fim de ressaltar tanto o
caldo político e cultural no qual esteve submerso quanto identificar o impacto de sua
contribuição naquela época.
Palavras-chave: Mariátegui; Intelectualidade Peruana; Questão Nacional; Pensamento Latino-
Americano.
Abstract: This article aims to analyze part of the work of José Carlos Mariátegui, especially
his reflection on the national question, through the literary and intellectual debates in which the
author was involved. In this sense, not only will his texts be valued, but also the existing
dialogue between his contemporaries and, in addition, the debate existing in the Latin American
intelligentsia that preceded him, inserting the author's work within a broader context of Latin
America social thought in order to emphasize both the political and cultural background in
which he was submerged and to identify the impact of his contribution at that time.
Keywords: Mariátegui; Peruvian Intellectuality; National Question; Latin American Thinking.
1 INTRODUÇÃO
Nota-se, nos últimos anos, um aumento no interesse sobre a vida e obra de José Carlos
Mariátegui no Brasil, que pode ser percebido tanto em recentes traduções de obras do autor
quanto no surgimento de um razoável número de pesquisas a seu respeito. Embora ainda
envolto nos mistérios que rodeiam aqueles que são conhecidos mais pelo nome do que pela
obra, já não é raro encontrar referências ao peruano, seja na academia, seja em movimentos
sociais. Nesse artigo, tentando contribuir para a divulgação do autor no país, buscaremos trazer
1 Professor EBTT de História do Instituto Federal de São Paulo e Mestre em História na Universidade Federal
Fluminense.
Bernardo Soares Pereira Cad ernos Prolam/USP, v. 17, n. 33, p.23-43, jul./dez. 2018
DOI: 10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.150436
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à tona o que acreditamos ser um dos aspectos centrais de seu pensamento: o debate em torno
da questão nacional, priorizando as contendas intelectuais e literárias nas quais surgiu tal
discussão.
Para tanto, tomaremos a liberdade de seguir um caminho não tão corrente, destacando
o caldo político-cultural latino-americano do qual Mariátegui partiu, conectando seus estudos e
suas disputas políticas às discussões que anos antes já haviam sido lançadas por outros, dando,
nesse caminho, atenção especial para a forma através da qual encarava o tema a partir de suas
análises literárias.
Se acaso se aceita a caracterização de original, usualmente feita às conclusões as quais
chega o marxista peruano, convém destacar que os questionamentos dos quais partia já haviam
sido semeados por uma geração precedente. Nesse sentido, é sugestiva uma passagem de Sete
ensaios de interpretação da realidade peruana, sua magnum opus, na qual, ao comentar a
literatura indianista daquele momento e explicar o porquê de ela ainda não haver produzido sua
obra-prima, o autor afirmaria que:
Obra-prima não floresce a não ser em um terreno já muito adubado por uma multidão
anônima e obscura de obras medíocres. O artista genial não é geralmente um princípio,
e sim uma co nclusão. Aparece, normalmente, como o resultado de uma vasta
experiência (MARIÁTEGUI, 2010, p. 312).
Seguindo essa perspectiva já apontada pelo peruano em seus estudos, encarregar-nos-
emos justamente de articular a obra-prima do artista genial com a vasta experiência que o
antecedeu e da qual resulta. Levando-se em consideração esse debate, poderemos ter clareza da
origem das questões das quais partiu, mensurando seu pioneirismo na forma encontrada de
superar as respostas até então apresentadas para os problemas já colocados.
2 A HORA LATINO-AMERICANA
Durante as duas últimas décadas do século XIX e os primeiros lustros do século XX,
surgiam na América Latina os primeiros traços de um pensamento social que, ainda que de
maneira heterogênea, começava a apontar para importantes questões, como a necessidade de
romper com a influência estrangeira entre a intelectualidade, a discussão acerca da dominação
imperialista, a necessidade do estudo das particularidades nacionais e de uma cooperação entre
as diversas nações que compunham a América Latina.

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