Das Radiações Ionizantes

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas58-58

Page 58

Para que possamos obter noções básicas sobre a questão de raios ionizantes, devemos classificar estes em dois níveis, radiações não ionizantes, cuja característica é de baixa frequência, como as fontes radiação do micro-ondas, secadores etc. Também temos as radiações não ionizantes estas são mais perigosas face a sua alta frequência como é o caso dos equipamentos de raios X e raios gama. Ionizar significa tornar eletricamente carregado, quando uma substância ionizável é atingida por esses raios, ela se torna carregada eletricamente.

32.4. Das Radiações Ionizantes
32.4.1. O atendimento das exigências desta NR, com relação às radiações ionizantes, não desobriga o empregador de observar as disposições estabelecidas pelas normas específicas da Comissão Nacional de Energia Nuclear — CNEN e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária — ANVISA, do Ministério da Saúde.
32.4.2. É obrigatório manter no local de trabalho e à disposição da inspeção do trabalho o Plano de Proteção Radiológica — PPR, aprovado pela CNEN, e para os serviços de radiodiagnóstico aprovado pela Vigilância Sanitária.

Esta exposição à radiação ionizante pode danificar nossas células e afetar o nosso material genético (DNA), causando doenças graves, levando até a morte, sendo o maior risco o câncer. O Brasil possui um marco que é a questão do acidente em Goiânia em 1987 que causou a morte de várias pessoas pelo fato de ser encontrada uma ampola de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT