A dança e as pessoas com deficiência visual: uma análise de vinte anos de produção acadêmica brasileira

AutorPatricia Andrea Osandon Albarrana - Daniele Nunes Henrique Silva - Eva Aparecida Pereira Seabra da Cruz
CargoDoutora pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, da Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ciência Política pela UnB, especialista em Gestão de Projetos pela Escola de Administração e Negócios (ESAD). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil ? E-mail: patricia.osandon@gmail.com - Graduada em...
Páginas180-200
Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v. 52, 2018, e49282
ISSN 2178-4582.
http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2018.49282
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Artigo Original
Acesso Aberto
A dança e as pessoas com deficiência visual: uma análise de
vinte anos de produção acadêmica brasileira
Dance and visually impaired people: an analysis of twenty years of
Brazilian academic production
La danza y las personas con discapacidad visual: un análisis de veinte
años de producción académica brasileña
Patricia Andrea Osandon Albarrana ; Daniele Nunes Henrique Silvab ; Eva Aparecida
Pereira Seabra da Cruzc
a Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, da Universidade de Brasília (UnB),
Mestre em Ciência Política pela UnB, especialista em Gestão de Projetos pela Escola de Administração e Negócios (ESAD).
Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil – E-mail: patricia.osandon@gmail.com
b Graduada em bacharelado e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Psicologia
da Educação e Doutora em Educação, pela UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil - E-mail:
daninunes74@gmail.com
c Graduada em Letras (Bacharelado e Licenciatura em Português) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Teoria da
Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Universidade de
Brasília, Brasília, DF, Brasil – E-mail: evaleones@gmail.com
Resumo: Este artigo tem o objetivo de realizar uma revisão bibliográfica de trabalhos publicados em congressos
acadêmicos, artigos, dissertações e teses no idioma português publicados e realizados no Brasil, entre os anos 1996 e
2016, sobre o papel da dança na vida da pessoa cega ou com baixa visão. Como resultados da análise realizada a respeito
da bibliografia pesquisada, verificou-se que a dança, enquanto arte e atividade que coloca em evidência o movimento e o
contato do (a) dançarino(a) com outras pessoas e com o mundo, promove o desenvolvimento de habilidades motoras,
espaciais e de locomoção para a pessoa com deficiência visual, bem como contribui p ara o desenvolvimento de aspectos
sociais, psíquicos e do aumento da autoestima. Além desses benefícios, inferido s em muitos dos trabalhos analisados,
também se verificou a possibilidade de profissionalização dos(as) bailarinos(as) cegos(as) ou com baixa visão, indicando
a centralidade da dança para a inclusão social da pessoa com deficiência visual.
Palavras-chave: Deficiência Visual. Dança. Corpo.
Abstract: This paper aims t o make a bibliographical review of papers published in academic conferences, articles,
dissertations and thesis published and conducted in Brazil and in Portuguese language between 1996 and 2016 on the role
of dance in the life of blind or low vision person. As a result of the analysis carried out regarding the researched works, it
was verified that dance – as an art and a s an activity that highlights the movement and the dancer's contact with other
people and with the world – promotes the development of motor, spatial and locomotion skills for the visually impaired
people, contributing as well to the development of soci al, psychic and self-estee m issues. In addition to these benefits,
inferred in many of the works analyzed, it was also verified the increase of the professionalization opportunities for blind
or low vision dancers, indicating the centrality of dance for the social inclusion o f the visually impaired person.
Keywords: Visual impairment. Dance. Body.
PATRICIA ANDREA OSANDON ALBARRAN, DANIELE NUNES HENRIQUE SILVA E EVA APARECIDA PEREIRA SEABRA DA CRUZ
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Resumen: Este artículo tiene como objetivo realizar una revisión bibliográfica de artículos publicados en conferencias
académicas, tesis y tesis publicadas y realizadas en Brasil y en portugués entre 1996 y 2016 sobre el papel de la danza en
la vida de las personas ciegas o con baja visión. Como result ado del análisis realizado sobre los trabajos investigados, se
verificó que la danza, como arte y como actividad que resalta el movimiento y el contacto del bailarín con otras personas
y con el mundo, promueve el desarrollo motor, espacial y habilidades de lo comoción para las personas con discapacidad
visual, que contribuyen también al desarrollo de problemas sociales, psíquicos y de autoestima. Además de estos
beneficios, inferidos en muchos de los trabajos analizados, también se verificó el aumento de las oportunidades de
profesionalización para los bailarines ciegos o con baja visión, lo que indica la centralidad de la danza para la inclusión
social de las personas con discapacidad visual.
Palabras clave: Discapacidad visual. Danza. Cuerpo.
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INTRODUÇÃO
Entre as discussões atuais que mais vêm ganhando destaque no campo da psicologia do
desenvolvimento estão aquelas que tensionam os debates sobre deficiência e suas interfaces com as
áreas de educação inclusiva e as diversas artes. Com o objetivo de contribuir para o debate, o presente
texto busca realizar uma análise das produções conduzidas no Brasil nos últimos vinte anos que dizem
respeito ao papel da dança na vida da pessoa cega ou com baixa visão. A partir do estudo dos trabalhos
realizados sobre o tema escolhido, o artigo procura colocar em relação três campos distintos, mas
entrelaçados, do conhecimento; quais sejam: a psicologia do desenvolvimento, a inclusão de pessoas
com deficiência e o papel da arte nesse processo.
Cabe considerar que a dança profissional clássica foi, durante séculos, estruturalmente
desenvolvida para um corpo que é branco, esbelto, fino e não deficiente. Contudo, nas últimas duas
décadas, tem merecido destaque o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos que tematizam o papel
da dança para pessoas cegas e com baixa visão, revelando a importância do debate e a necessidade
de se pensar em um corpo que “é constituído de movimento, pensamento, emoção, razão, sentimentos
e sonhos, muitos sonhos(CAZÉ; OLIVEIRA, 2008, p. 01).
O corpo cego, como explicam Cazé e Oliveira (2008), acessa informações por outras vias que
não a visão, sendo essa a única diferença que o distingue de um corpo sem deficiência. Para elas,
nossa primeira forma de linguagem é o movimento. Assim, é o corpo que protagoniza a linguagem
não verbal, em um constante processo de aprendizagem e interação. Quando dançamos, independente
de sermos videntes ou não, participamos da construção do conhecimento do movimento, das
percepções e das sensações derivadas do corpo e, nele, impressas. Conhecer, portanto, trajetórias
desenvolvimentais não hegemônicas de se relacionar com o movimento, via dança, por exemplo, tem

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