Da Limpeza e Conservação

AutorEdison Ferreira Da Silva
Ocupação do AutorAdvogado
Páginas84-86

Page 84

No processo de identificação de atividades, define-se que os serviços de limpeza e conservação consistem em atividades para que os ambientes possam estar limpos e bem conservados para uma boa convivência saudável entre ser humano e demais usuários.

Neste contexto, caracterizar estes ambientes a serem higienizados em atividades de prestação de serviços de saúde requer a supervisão e responsabilidades sobre todos os aspectos de segurança e conforto.

32.8. Da Limpeza e Conservação
32.8.1. Os trabalhadores que realizam a limpeza dos serviços de saúde devem ser capacitados, inicialmente e de forma continuada, quanto aos princípios de higiene pessoal, risco biológico, risco químico, sinalização, rotulagem, EPI, EPC e procedimentos em situações de emergência.
32.8.1.1. A comprovação da capacitação deve ser mantida no local de trabalho, à disposição da inspeção do trabalho.
32.8.2. Para as atividades de limpeza e conservação, cabe ao empregador, no mínimo:
a) providenciar carro funcional destinado à guarda e transporte dos materiais e produtos indispensáveis à realização das atividades;
b) providenciar materiais e utensílios de limpeza que preservem a integridade física do trabalhador;
c) proibir a varrição seca nas áreas internas;
d) proibir o uso de adornos.
32.8.3. As empresas de limpeza e conservação que atuam nos serviços de saúde devem cumprir, no mínimo, o disposto nos itens 32.8.1 e 32.8.2.

Na realização pessoal e profissional dos trabalhadores encontra-se as questões de qualidade de vida no trabalho, nomeadamente a que é favorecida pelas condições de segurança, higiene e saúde, uma matriz fundamental para o desenvolvimento.

Higiene dos ambientes do trabalho:

• Iluminação

• Ventilação

• Temperatura e umidade

• Ruídos e trepidações

• Resíduos

Page 85

Higiene do trabalhador:

• Higiene individual

• Higiene dos alimentos

• Higiene mental

Os programas de reciclagem estimulam o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental e dos princípios de cidadania por parte da população. O grande desafio para implantação de programas de reciclagem é buscar um modelo que permita a sua auto--sustentabilidade econômica.

Os modelos mais tradicionais, implantados em países desenvolvidos, quase sempre são subsidiados pelo poder público e são de difícil aplicação em países em desenvolvimento. Embora a escassez de recursos dificulte a implantação de programas de reciclagem, algumas municipalidades vêm procurando modelos alternativos adequados às...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT