Cultura e política na formação dos trabalhadores brasileiros diante das mutações socioeconômicas e culturais-comunicacionais

AutorRafael Litvin Villas Bôas - Julia Iara de Alencar Araújo
CargoBacharel em Jornalismo - Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Páginas187-213
Artigo recebido em: 02/04/2018 Aprovado em: 09/05/2018
CULTURA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DOS
TRABALHADORES BRASILEIROS DIANTE
DAS MUTAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E
CULTURAIS-COMUNICACIONAIS
Rafael Litvin Villas Bôas1
Julia Iara de Alencar Araújo2
Resumo
O artigo visa discutir a articulação entre as esferas da cultura e política, em
perspectiva histórica, no processo de formação dos trabalhadores no Brasil,
com ênfase no acúmulo, legados, limites e desa os da experiencia formativa de
trabalhadores do campo, protagonizada pelos movimentos sociais de massa do
campo brasileiro. O debate sobre o signi cado de popular no âmbito da cultura
popular brasileira à luz do processo de formação nacional é abordado no artigo
como uma expressao das contradições da luta social no Brasil. O impacto do
trauma do golpe militar-empresarial da ditadura de 1964 enquanto dimensão
regressiva à cultura política da classe trabalhadora é analisado, enquanto im-
passe a ser enfrentado política e pedagogicamente nos processos formativos
formais e não formais.
Palavras-chave: Cultura, política, formação, classe trabalhadora, cultura popu-
lar.
1 Bacharel em Jornalismo, Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB),
Professor da Licenciatura em Educação do Campo e do Mestrado Pro ssional em Artes da
UnB. Integrante do Mestrado em Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe
(Unesp/ENFF). E-mail:
rafaellvboas@gmail.com
/ Endereço: Universidade de Brasília -
UnB: Área Universitária n. 1 - Vila Nossa Senhora de Fátima, Brasília, DF. CEP: 73300-000.
2 Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
Coordenadora da Frente Palavras Rebeldes de Literatura e Poesia do Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra, Integrante do Coletivo Nacional de Cultura do MST.
E-mail:
juh. amme@gmail.com
188
Rafael Litvin Villas Bôas | Julia Iara de Alencar Araújo
CULTURE AND POLITICS IN THE TRAINING OF
BRAZILIAN WORKERS IN THE FACE OF SOCIOECONOMIC
AND CULTURAL-COMMUNICATIONAL MUTATIONS
Abstract
e article aims to discuss the artic ulation between the spheres of culture and
politics, in historical perspective, in the process of training workers in Brazil,
with emphasis on the accumulation, legacies, limits and challenges of the trai-
ning experience of workers, Brazilian countryside.  e debate about the mea-
ning of popular in the context of Brazilian popular culture in the light of the
process of national formation is approached in the article as an expression of
the contradictions of the social struggle in Brazil.  e impact of the trauma
of the 1964 dictatorship’s military-business coup as a regressive dimension to
the working class political culture is analyzed as an impasse to be confronted
politically and pedagogically in the formal and non-formal formative processes.
Key words: Culture, politics, training, working class, popular culture.
1 INTRODUÇÃO
A articulação entre as esferas da Cultura e Política é uma
questão polêmica no debate intelectual. Um dos efeitos traumáticos
da ditadura militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985 é a con-
solidação da ideia de que cultura e política são polos dissociados,
relativos a aspectos diversos da vida, sendo a primeira condizente
ao cu ltivo da erudição individual ou ao entretenimento de massas
– polos muitas vezes coincidentes – e a segunda relativa às disputas
intrapartidárias voltadas para os pleitos eleitorais. Boa parte da es-
querda contemporânea, inclusive, ao operar uma releitura histórica
equivocada e conservadora, entende que qualquer aproximação en-
tre as duas esferas é sinal de dirigismo, de subordinação da cultura
à política.
Entretanto, desde a publicação do emblemático ensaio Cultu-
ra e Política, 1964-1969, de Roberto Schwarz (1978), foi aberto um
campo fértil de pesquisa na área, explorando o argumento trilhado
pelo autor, que aponta que o impacto do golpe de 1964 incidiu pri-
meiramente nos elos em processo de construção entre as classes ope-
rária, camponesa, estudantil e artística progressista, que engendrava
por sua vez um processo consistente de transferência dos meios de
representação da realidade. Enquanto os movimentos camponeses,
como as Ligas Camponesas, e os sindicatos mais combativos foram
desmantelados imediatamente, a repressão sobre os progressistas

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT