A crise do ensino jurídico brasileiro contemporâneo: uma análise a partir do pensamento de San Tiago Dantas

AutorFrancisco Nelson de Alencar Junior
CargoMestrando no Curso de Direitos Fundamentais ? Positivação e Concretização Jurídica dos Direitos Fundamentais, no Centro Universitário FIEO ? UNIFIEO. Advogado, Coordenador do Curso de Direito e Professor de Direito Penal da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra
Páginas11-20
Revista Acadêmica Direitos Fundamentais
Osasco | SP Ano 5 n.5 2011
11
Contribuição discente
parte 1
A crise do ensino jurídico
brasileiro contemporâneo:
uma análise a partir do pensamento de
San Tiago Dantas
Recebido em 07|09|2011| Aprovado em 20|10|2011
Sumário
Introdução. 1 “A Educação Jurídica e a
crise brasileira”, de Francisco Clemen-
tino de San Tiago Dantas, de 1955. 2
Classe dirigente e ensino jurídico, uma
releitura de San Tiago Dantas, por Joa-
quim Falcão. 3 Educação, como direito
fundamental, e o conhecimento? Con-
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Mestrando no Curso de Direitos Funda-
mentais Positivação e Concretização
Jurídica dos Direitos Fundamentais, no
Centro Universitário FIEO – UNIFIEO. Ad-
vogado, Coordenador do Curso de Direito
e Professor de Direito Penal da Faculdade
Anhanguera de Taboão da Serra
Orientador | Prof. Dr. Ivan Martins
Motta
Francisco Nelson de Alencar Junior
Resumo
O presente artigo abordará a crise do ensino ju-
rídico brasileiro, tendo por referencial teórico o
discurso de Francisco Clementino de San Tiago
Dantas em 1955, na aula inaugural dos cursos
da Faculdade Nacional do Direito, trabalho que
enfatiza a surpreendente atualidade e a impor-
tância de suas palavras. Pretende-se trazer uma
abordagem do ensino de forma generalizada,
ilustrando os pensamentos de alguns autores
contemporâneos. Destaca-se, ainda, o artigo de
Joaquim Falcão, que traz em sua exposição al-
guns dos principais aspectos do discurso de San
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do conhecimento e da pesquisa para o ensino
acadêmico. O discurso de San Tiago Dantas de
1955, já anunciava uma crise no ensino, sendo um
dos meios de combatê-la o estímulo à pesquisa
e a incessante busca pelo conhecimento. Assim,
percebe-se que garantir o ensino como direito
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mas sim em atendê-lo de forma abrangente, sem
perder sua excelência.
Palavras-chave
Ensino. Crise. San Tiago Dantas. Pesquisa. Conhe-
cimento.

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