Reputação corporativa nas empresas brasileiras: uma questão relevante para o desempenho empresarial?

AutorVanessa Ingrid da Costa Cardoso - Márcia Martins Mendes De Luca - Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima - Alessandra Carvalho de Vasconcelos
CargoMestre em Administração e Controladoria pela UFC - Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP - Pós-Doutor em Contabilidade pela University of Illlinois at Urbana-Champaign - Doutora em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina
Páginas115-136
DOI: http://dx.doi.org.br/10.5007/2175-8069.2013v10n21p115
115
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 115-136, set./dez. 2013
Reputação corporativa nas empresas brasileiras: uma questão relevante
para o desempenho empresarial?
Corporate reputation in brazilian companies: is it a relevant matter to business
performance?
Reputación corporativa en las empresas brasileñas: ¿una cuestión relevante para la
evolución de los negocios?
Vanessa Ingrid da Costa Cardoso
Mestre em Administração e Controladoria pela UFC
Professora da Faculdade Lourenço Filho e Técnica em Contabilidade da UNILAB
Endereço: Rua Pedro Melo, 558, Bairro Antonio Bezerra
CEP: 60360-220 󰜔 Fortaleza/CE - Brasil
E-mail: nessaingrid@gmail.com
Telefone: (85) 8753-9790 / (85) 3235-8779
Márcia Martins Mendes De Luca
Doutora em Controladoria e Contabilidade pela USP
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria na UFC
Endereço: Av. da Universidade, 2431, Benfica
CEP: 60.020-180 󰜔 Fortaleza/CE - Brasil
E-mail: marciadeluca@ufc.br
Telefone: (85) 3366-7802
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima
Pós-Doutor em Contabilidade pela University of Illlinois at Urbana-Champaign
Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEA/USP
Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária
CEP: 05508-900 - São Paulo/SP - Brasil
E-mail: gerlando@usp.br
Fone: (11) 3091-5820
Alessandra Carvalho de Vasconcelos
Doutora em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da UFC
Endereço: Av. da Universidade, 2431, Benfica
CEP: 60.020-180 󰜔 Fortaleza/CE - Brasil
E-mail: alevasconcelos.ufc@gmail.com
Telefone: (85) 3366-7802
Artigo recebido em 18/09/2013. Revisado por pares em 13/10/2013. Reformulado em
19/11/2013. Recomendado para publicação em 23/11/2013 por Sandra Rolim Ensslin (Editora
Científica). Publicado em 15/12/2013.
Vanessa Ingrid da C. Cardoso, Márcia M. M. De Luca, Gerlando A.S. F. de Lima, Alessandra C. de Vasconcelos
ISSN 2175-8069, UFSC, Florianópolis, v. 10, n. 21, p. 115-136, set./dez. 2013
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Resumo
Este trabalho buscou investigar a relação entre a reputação corporativa e o desempenho das
empresas, sob a perspectiva teórica da Visão Baseada em Recursos (VBR). Para tanto, foram
pesquisadas 84 empresas de capital aberto, classificadas entre as 100 empresas com melhor
reputação. O desempenho empresarial foi obtido na base de dados Compustat®, enquanto a
reputação foi obtida junto ao Reputation Institute. Realizou-se análise de regressão,
considerando variável dependente o desempenho e variáveis independentes a reputação
corporativa e as variáveis de controle (tamanho e sistema jurídico do país-sede da empresa).
Os resultados demonstraram que as empresas com melhor reputação corporativa apresentaram
desempenho superior, em conformidade com o que preconiza a VBR.
Palavras-chave: Reputação corporativa. Desempenho empresarial. Visão baseada em
recursos.
Abstract
The present stud y sought to investigate the relationship between corporate reputation and the
performance of companies under the theoretical perspective of the Resource-based view
(RBV). To do so, 84 publicly traded companies were investigated, all of which were classified
amongst the 100 companies with the best reputation. Business performance was obtained in
the Compustat®database, whereas reputation was obtained in the Reputation Institute. A
regression analysis was conducted, taking into account performance as the dependent
variable, and corporate reputation along with control variables, such as size and legal system
of the company host-country, were considered independent variables. Results show that
companies with the best corporate reputation presented greater performance, which is in
accordance with what the RBV foretells.
Keywords: Corporate reputation. Business performance. Resource-based view.
Resumen
Este trabajo ha tratado de investigar la relación entre la reputación corporativa y el desempeño
de las empresas bajo la perspectiva teórica de la visión basada en recursos (VBR). Para ello,
84 empresas de capital abierto clasificadas entre las 100 empresas con mejor reputación
fueron investigadas. La evolución de los negocios se obtuvo a través de la base de datos
Compustat®, mientras que la reputación se obtuvo del Reputation Institute. Se realizó un
análisis de regresión, considerando la evolución de los negocios como siendo la variable
dependiente y la reputación corporativa y las variables de control las variables independientes
(tamaño y sistema jurisdiccional del país sede de la empresa). Los resultados demostraron que
las empresas con mejor reputación corporativa presentan evolución superior, de acuerdo con
lo que aboga VBR.
Palabras clave: Reputación Corporativa. Evolución de los negocios. Visión Basada en
Recursos.

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