Coordination of knowledge processes in web-based distance education/Coordenacao de processos de conhecimento na educacao a distancia via Web/Coordinacion de procesos de conocimiento en la educacion a distancia a traves de la Web.

AutorPorto, Josiane Brietzke
CargoARTIGO--TECNOLOGIA DA INFORMACAO
  1. INTRODUCAO

    A educacao superior vem crescendo a cada ano no pais e a educacao a distancia via Web tem acompanhado esse crescimento; de fato, o porcentual de matriculados nessa modalidade tem aumentado a cada ano em relacao ao presencial (INEP, 2011). Tais cursos sao regulamentados e avaliados periodicamente pelo MEC, que impoe regras de conformidade as instituicoes de ensino. No entanto, ainda existem desafios operacionais e de gestao para que instituicoes possam oferecer atratividade a alunos e professores que venham a representar um diferencial competitivo. A revisao da literatura apresenta a experimentacao de praticas bem-sucedidas, recomendaveis a esse tipo de curso (MEC, 2007). No entanto, novos desafios vem surgindo a cada dia, em razao de aspectos como dinamica de mercado, amadurecimento da modalidade, novas regulamentacoes, novas tecnologias, aumento do nivel de exigencia dos alunos e busca de melhorias continuas na qualidade do ensino como um todo.

    O crescimento do ensino superior no Brasil tem sido estimulado por meio de acoes e politicas governamentais que buscam a democratizacao do acesso a universidade e promovem a permanencia dos alunos em aprendizado continuo (INEP, 2011). O crescimento economico do pais tem promovido o acesso de um numero maior de alunos ao ensino superior, bem como iniciativas relacionadas a cursos de menor duracao e a oferta na modalidade de ensino a distancia via Web (INEP, 2011). Essa modalidade de ensino e uma de tais iniciativas, que vem apresentando resultados crescentes, contribuindo para o crescimento da educacao superior brasileira. Resultados encontrados nos ultimos anos comprovam esse crescimento, essa tendencia favoravel que se reflete no numero de matriculas, que corresponderam a 14,6% no ano de 2010 (INEP, 2011). Dados do INEP (2011) indicam que houve um crescimento no total de matriculas em cursos de graduacao de 0,4% em 2000 para 11,2% em 2010.

    Nesse cenario de crescimento da modalidade, ainda existem desafios operacionais e de gestao em diversos aspectos, envolvendo a dimensao humana e o modo de organizacao. Exemplos de desafios, nesse sentido, sao (PIMENTEL; FUKS; LUCENA, 2003; TESTA, 2002):

    * competencia do aluno: e necessario possuir e/ou desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a aspectos de autorregularao, organizacao pessoal, planejamento, aprendizado autodidata, cooperacao e colaboracao nas atividades de ensino;

    * acompanhamento e avaliacao da aprendizagem: ocorre com base em resultados de atividades remotas e presenciais, sendo fundamental nas praticas do ensino a distancia;

    * evasao: alunos que se ausentam da comunidade por periodo prolongado ou nao interagem e nao participam das atividades propostas na comunidade;

    * fraudes e conduta: alunos que buscam alternativas para realizacao das atividades remotas na comunidade virtual com uso de terceiros ou mecanismos diferentes dos indicados nos cursos, o que exige que as avaliacoes presenciais sejam mais valorizadas;

    * perfil do aluno: turmas com diferentes faixas etarias, nivel de experiencia, cultura, valores, crencas, comportamentos e conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

    Alguns dos desafios citados estao relacionados aos processos de conhecimento no contexto da educacao a distancia via Web. Para enfrenta-los, a literatura apresenta mecanismos de coordenacao que podem ser adotados como instrumentos para a gestao do conhecimento nessa modalidade de ensino. Assim, a "coordenacao e percebida como um problema de compartilhamento, integracao, criacao, transformacao e transferencia de conhecimento" (KOTLARSKY; FENEMA; WILLCOCKS, 2008:96). A perspectiva baseada em conhecimento sobre mecanismos de coordenacao e resultado de um modelo aplicado no contexto de projetos de desenvolvimento de software distribuidos globalmente (KOTLARSKY; FENEMA; WILLCOCKS, 2008). Esse tipo de projeto possui integrantes distribuidos em diferentes localidades, trabalhando por um objetivo comum. Isso ocorre de forma similar no contexto da educacao a distancia via Web, na qual tambem existem desafios relacionados com fuso horario, cultura, idioma e comportamento.

    A literatura pertinente ao assunto apresenta algumas praticas recomendadas para enfrentar tais desafios e valoriza a coordenacao com divisao de trabalho e o uso de tecnologias que suportam a comunicacao e a colaboracao num ambiente distribuido (KOTLARSKY; FENEMA; WILLCOCKS, 2008; ALAVI; LEIDNER, 2001) A tecnologia de informacao (TI) pode ser usada para sistematizar, agilizar e distribuir o conhecimento em suas diversas formas, promovendo o aprendizado e dinamicas de trabalho em grupo a distancia. O uso correto da TI na educacao a distancia via Web apoia o tratamento de desafios relacionados a gestao do conhecimento e do aprendizado, tais como armazenamento, compartilhamento, organizacao, categorizacao e estabelecimento de redes de conhecimento.

    Diante desse contexto de desafios e do cenario de crescimento da educacao superior a distancia via Web, este artigo tem o objetivo de identificar e analisar mecanismos de coordenacao que possam contribuir para a gestao dos processos de conhecimento nessa modalidade de ensino. O artigo esta organizado em seis partes, a primeira das quais e a introducao. A segunda apresenta o modelo de coordenacao baseado em conhecimento de Kotlarsky, Fenema e Willcocks (2008). A terceira trata do metodo de pesquisa e a quarta da aplicacao do modelo no contexto da educacao a distancia. A quinta aborda a discussao dos resultados e a ultima parte compreende as conclusoes e sugestoes para futuros trabalhos.

  2. COORDENACAO NO ENSINO SUPERIOR A DISTANCIA VIA WEB

    Esta secao caracteriza as categorias de mecanismos de coordenacao adotadas neste artigo e apresenta, em seguida, estes mecanismos sob uma perspectiva de conhecimento.

    2.1. Mecanismos de Coordenacao

    A literatura recente de gestao tem enfatizado a importancia do trabalho em redes compostas de diferentes empresas, geralmente multinacionais que operam globalmente (SCARSO; BOLISANI, 2008). A coordenacao do trabalho numa organizacao com tais caracteristicas se torna complexa, uma vez que muitas de suas atividades passam a ser realizadas em diferentes horarios e por equipes, unidades de negocios e comunidades dispersas geograficamente. Portanto, as organizacoes precisam aprimorar suas competencias para coordenar essas atividades e os profissionais que as desempenham.

    Para tanto, existem diversos mecanismos de coordenacao que podem ser adotados como instrumentos para auxiliar no desenvolvimento do trabalho em redes, conforme apresenta a revisao de literatura (GRACE, 2009; KOTLARSKY; FENEMA; WILLCOCKS, 2008; AURUM; DANESHGAR; WARD, 2008; SCARSO; BOLISANI, 2008; BENBYA; BELBALY, 2005; PIMENTEL, 2003). Tais mecanismos sao utilizados para a obtencao de resultados coordenados, principalmente em contextos organizacionais que envolvem processos cognitivos criticos e intensos, como cursos de educacao a distancia e desenvolvimento de software. Segundo Kotlarsky, Fenema e Willcocks (2008), a coordenacao do trabalho de profissionais de conhecimento envolve sincronizar, adaptar e alinhar os processos de compartilhamento, integracao, criacao, transformacao e transferencia de conhecimento. Portanto, necessidades de coordenacao vao alem da simples tarefa de processar a informacao que o trabalho representa e produzir seus entregaveis (AURUM; DANESHGAR; WARD, 2008). Exemplificando, em projetos de desenvolvimento de software, Aurum, Daneshgar e Ward (2008) afirmam que desenvolvedores, em geral, acham dificil explicar o que fazem, como fazem e como resolvem problemas usando seu conhecimento. Isso indica que existe falha de compreensao dos processos de conhecimento, de sua importancia no contexto da atividade, e pouca integracao com os processos fundamentais do negocio.

    A aplicacao de mecanismos para a estruturacao de acoes coordenadas encontra-se tambem no trabalho de Benbya e Belbaly (2005), que analisa a efetividade dos sistemas de gestao do conhecimento com base em tres categorias de mecanismos de coordenacao: (i) mecanismos estruturais; (ii) mecanismos culturais; (iii) mecanismos gerenciais. Conforme Benbya e Belbaly (2005), os mecanismos estruturais incorporam todos os elementos funcionais de uma organizacao que apoiam e facilitam a gestao do conhecimento, tais como uma estrutura dedicada, regras e rotinas. Os mecanismos culturais influenciam no sucesso em casos nos quais ocorre uma cultura organizacional de partilha de conhecimento, e podem envolver tambem o clima organizacional, o nivel de confianca e as relacoes e interacoes sociais da organizacao. Os mecanismos gerenciais sao considerados predominantes e se referem a adocao de incentivos para mudar o comportamento e incentivar o uso do sistema de gestao do conhecimento, e isso pode incluir o uso de recompensas.

    Mecanismos de coordenacao no contexto de projetos de desenvolvimento de software distribuidos globalmente sao tambem indicados no trabalho de Kotlarsky, Fenema e Willcocks (2008), no qual estao distribuidos em quatro categorias: (i) mecanismos de design da organizacao; (ii) mecanismos baseados no trabalho; (iii) mecanismos baseados em tecnologia; (iv) mecanismos sociais (interpessoais). Os autores tambem apresentam uma analise do papel desses mecanismos na coordenacao de atividades do trabalho em rede.

    Neste trabalho foi adotada a classificacao indicada por Kotlarsky, Fenema e Willcocks (2008) para categorizar os mecanismos de coordenacao das atividades de trabalho em cursos de educacao a distancia via Web. No modelo adotado foram tambem incluidos mecanismos propostos por Benbya e Belbaly (2005), enquadrados nas categorias definidas por Kotlarsky, Fenema e Willcocks (2008). Detalhes sobre os mecanismos e as categorias indicados na literatura e aplicados neste trabalho sao apresentados a seguir:

    * Mecanismos de design da organizacao: abrangem estruturas formais tais como hierarquias, ligacoes entre os envolvidos, equipes e...

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