Cooperação Brasil-Moçambique na educação à distância: um estudo da implantação do curso de administração pública

AutorAna Maria Ferreira Menezes - Maria de Fátima Hanaque Campos - Nilsa Adelaide Issufo Enoque - Pondja Cherinda
CargoUNEB - UNEB - UEM Moçambique
Páginas461-481
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, n. 245, p. 461-481, set./dez., 2018 | ISSN 2447-861X
COOPERAÇÃO BRASIL-MOÇAMBIQUE NA EDUCAÇÃO À
DISTÂNCIA: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Brazil-Mozambique cooperation in distance education: a study of the
implementation of the Public Administration course
Ana Maria Ferreira Menezes
(UNEB)
Maria de Fátima Hanaque
Campos (UNEB)
Nilsa Adelaide Issufo Enoque
Pondja Cherinda (UEM
Moçambique)
Informações do artigo
Recebido em 23/04/2018
Aceito em 30/05/2018
doi>: 10.25247/2447-
861X.2018.n244.p689-709
Resumo
No âmbito da cooperação Sul-Sul enquanto mecanismo de desenvolvimento
conjunto entre países emergentes frente a desafios comuns identifica-se o
Programa de Apoio à Expansão da Educação Superior a Distância n a
República de Moçambique. Este Programa faz parte do acordo de cooperação
cultural, entre o governo brasileiro e o governo moçambicano, no que tange
à cooperação mútua no campo da educação. Neste contexto, salienta-se o
objetivo deste trabalho que se constitui na investigação acerca da
implantação do curso de administração pública, na modalidade à distância,
que foi ofertado em M oçambique. O percurso metodológico envolveu a
realização de uma pesquisa bibliográfica, d ocumental, de uma pesquisa de
campo e de análises qualitativas e quantitativas, visando ao cruzamento de
dados obtidos com os indica dores socioeconômicos, sociocognitivos e
tecnológicos. Para atingir o objetivo proposto percorreram-se os seguintes
caminhos: em primeiro lugar, buscou-se compreender o que vem a ser a
cooperação internacional para o desenvolvimento e interação de
conhecimentos; em seguida, introduziu-se a questão da educação a distância
numa perspectiva histórica; posteriormente, abordou-se a cooperação Brasil
Moçambique através do estudo da implantação do curso de administração
pública a distância; por fim, apresentaram-se algun s argumentos a título de
conclusão.
Palavras-chave: Cooperação Brasil-Moçambique. Ensino a Distância. Educação.
Abstract
In the framework of South-South cooperation as a joint development mechanism
among emerging countries facing common challenges, the Program to Support the
Expansion of Higher Distance Education in the Republic of Mozambique is identified.
This Program i s part of the cultural cooperation agreement between the Brazilian
government and the Mozambican government regarding mutual cooperation in the
field of education. In this context, the objective of this work is the investigation of the
implementation of the public administration course, in the distance mode, that was
offered in Mozambique. The methodological course involved the accomplishment of a
bibliographical, documentary research of a field research and of qualitative and
quantitative analyzes, aiming at the crossing of data obtained with socioeconomic,
sociocognitive and technological indicators. In order to reach the proposed goal, the
following paths were followed: firstly, an attempt was made to understand what
constitutes international cooperation for the development and interaction of
knowledge; and then the question of distance education was introduced in a historical
perspective; subsequently, Brazil Mozambique was approached through the study of
the implementation of the distance public administration course; finally, a few
arguments were made for conclusion.
Keywords: Brazil-Mozambique Cooperation. Distance learning. Education..
Cadernos do CEAS, Salvador/Recife, n. 245, p. 461-481, set./dez., 2018 | ISSN 2447-861X
462
Cooperação Brasil-Moçambique na Educação... | Ana Maria F. Menezes, Maria de Fátima H. Campos e Nilsa A. I. E. P. Cherinda
Introdução
Este artigo decorre dos resultados da pesquisa de campo realizada em Moçambique.
Esta pesquisa faz parte de um projeto em rede, interinstitucional, que envolve pesquisadores
de três universidades, a saber: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Católica
do Salvador (UCSAL) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sob a coordenação central
na UFBA.
O referido projeto foi estruturado logicamente a partir de quatro eixos: (1) Contempla
estudos sobre relações de cooperação na América do Sul, visa analisar a inserção da América
Latina no contexto das transformações da política internacional pós-1990; (2) Trata das
relações de cooperação do Brasil com a África, propõe estudar diversas políticas da
diplomacia brasileira nas últimas décadas sobre a relação do país com aquele continente; (3)
Contempla as relações Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul - BRICS, visando produzir
conhecimentos sobre uma articulação geopolítica de relevância crescente, tendo por foco a
educação; e, (4) Contempla o e studo da atuação dos países emergentes em organizações
internacionais, especialmente a Organização das Nações Unidas.
Na perspectiva do eixo 2, que trata das relações de cooperação do Brasil com a África
e que se propõe a estudar diversas políticas da diplomacia brasileira nas últimas décadas,
sobre a relação do país com aquele continente, salienta-se o Programa de Apoio à Expansão
da Educação Superior a Distância em Moçambique. No âmbito deste Programa, focaremos
nossa análise na implantação do curso de administração pública, que se constitui no objetivo
do presente trabalho e que foi tratado metodologicamente através de uma pesquisa
bibliográfica, documental, pesquisa de campo e de análises qualitativas e quantitativas.
Para atingir este objetivo percorreram-se os seguintes caminhos: em primeiro lugar,
buscou-se compreender o que vem a ser a cooperação internacional para o desenvolvimento
e interação de conhecimentos; em seguida, introduziu-se a questão da educação a distância
numa perspectiva histórica; post eriormente, abordou-se a cooperação Brasil Moçambique
através do estudo da implantação do curso de administração pública a distância; por fim,
apresentaram-se alguns argumentos a título de conclusão.
Cooperação internacional para o desenvolvimento e interação de conhecimentos

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT