Avaliação dos controles internos de uma instituição pública de ensino superior à luz da metodologia MCDA - construtivista

AutorJanison Machado Albuquerque
CargoEspecialista em Auditoria Publica pela Faculdade Atual da Amazonia
Páginas129-150
ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 129-150, jan./jun., 2011 129
Janison Machado Albuquerque
Especialista em Auditoria Publica pela Faculdade Atual da Amazonia
Funciánario da Diretoria de Administração da Universidade Federal de Roraima
Endereço: Campus do Paricarana, Av Ene Garcez, 2413, Bairro Aeroporto
CEP: 69300-000 – Boa Vista/RR - Brasil
E-mail: janison2004@yahoo.com.br
Telefone: (95) 3621-3131
Artigo recebido em 06/09/2010. Revisado por pares em 07/02/2011. Reformulado em 18/03/2011. Recomendado para
publicação em 11/04/2011por Sandra Rolim Ensslin (Editora Científ‌i ca). Publicado em 18/11/2011.
Avaliação dos controles internos de uma instituição pública de
ensino superior à luz da metodologia MCDA – construtivista
Evaluation of the internal controls of a public institution education to the light of the methodo-
logy multi-criteria decision aiding MCDA – constructivist
130
Janison Machado Albuquerque
ISSN 1807-1821, UFSC, Florianópolis, v.8, n°15, p. 129-150, jan./jun., 2011
Resumo
O presente artigo ref‌l ete uma proposta alternativa de mensuração dos elementos intrínsecos e extrínsecos dos
controles estabelecidos numa Instituição Pública de Ensino Superior (IPES), situada no estado de Roraima
à luz da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão -Construtivista. A pesquisa, quanto à abordagem,
classif‌i ca-se tanto quantitativa quanto qualitativamente. Quantos aos objetivos, a pesquisa classif‌i ca-se
como descritiva, já que busca observar, registrar, interpretar fenômenos utilizando técnicas padronizadas
de coleta de dados. Quanto ao levantamento das informações, foi realizado de forma indireta, com ênfase
essencialmente na pesquisa bibliográf‌i ca e nos dados obtidos por meio de entrevistas. Ao término da cons-
trução do modelo, foi possível identif‌i car 11critérios de mensuração para avaliar os controles internos, os
quais inf‌l uenciam sua avaliação global, determinando um sistema de controle comprometedor, que atinge
a pontuação de - 54,14, numa escala de “0” a “100”. Frente a isso, foi possível sugerir recomendações de
melhorias numa análise hipotética dos critérios.
Palavras-Chave: Controle interno. Avaliação. Metodologia multicritério deapoio à decisão-construtivista
(MCDA-C).
Abstract
The present article ref‌l ects a proposal alternative of measure of the intrinsic and extrinsic elements of the
controls established in a Public Institution of high education (IIHE) in the State of Roraima to the light of
the multicriteria methodology to support constructivist. The research on the approach ranks both quantita-
tive and qualitatively. How many objectives, the research is classif‌i ed as descriptive as it seeks to observe,
record, interpret phenomena using standard techniques of data collection. As the gathering of information
was carried out indirectly, focusing primarily on the literature and data obtained through interviews. At the
end of the construction of the model was able to identify 11 (eleven) measurement criteria for assessing
internal controls, which inf‌l uence its overall assessment, determining a binding control system that reaches
the score – 54.14, on a scale of “0” to “100”. Faced with this we can suggest recommendations for impro-
vements in a what-if analysis of the criteria.
Keywords: Internal control. Evaluation. Multi-criteria decision aiding – constructivist (MCDA-C).
1 Introdução
Numa análise preliminar, ao tratar do controle, mais especif‌i camente de
controle interno governamental, é fundamental evidenciar o campo de aplicação
no qual este está inserido, isto é, a Administração Pública, conjunto de órgãos e
entidades que realizam tarefas e atividades que compõem a denominada função
administrativa, cuja f‌i nalidade é a satisfação das necessidades coletivas. Num sen-
tido orgânico, pode ser def‌i nida como as pessoas físicas ou jurídicas responsáveis
pela consecução dessa função. Como se percebe, a organização pública representa
a união de pessoas que visam a um objetivo comum, neste caso, o interesse da
sociedade, o que reforça o caráter subjetivo da Administração.
Nessa acepção, o gestor público, personagem-chave nesse complexo,
tem como poder/dever canalizar suas funções em benefício da sociedade. Sua
atribuição deve ser exercida com vistas à f‌i nalidade pública no trato de bens e
valores. No manuseio do erário, o gestor deve estar resguardado por técnicas e

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT