O contexto da formação de educadores: o desafi o de contribuir para uma docência crítica

AutorEdileuza Dias de Queiroz
CargoLicenciada e Bacharel em Geografía
Páginas1487-1507
Artigo recebido em: 15/03/2018 Aprovado em: 23/05/2018
O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE
EDUCADORES: o desaÞ o de contribuir para
uma docência crítica
Edileuza Dias de Queiroz1
Resumo
Este texto tem como objetivo re etir acerca da formação de professores, trazen-
do no seu bojo a questão da formação docente um uma vertente crítica. Diaria-
mente, desa os são lançados à escola e ao corpo docente. É preciso veri car de
que forma os professores estão sendo formados. Há muitas lacunas na formação
de professores, entre elas, está a necessidade de os cursos contribuírem com
abordagens que favoreçam o futuro professor em adquirir formação crítica,
gestando um novo padrão de organização social. Nese contexto, se sobressai
o PARFOR, onde, na UFRRJ-IM busca-se trazer para o centro das re exões a
formação crítica.
Palavras-chave: Formação de professores, formação crítica, Universidade-Es-
cola.
THE CONTEXT OF EDUCATORS TRAINING: the challenge of
contributing to a critical teaching
Abstract
is text aims to re ect on the training of teachers, bringing in its center
the issue of teacher education in a critical way.
Daily challenges are thrown
at school and teachers.
It’s needed to check how teachers are being trained.
1 Licenciada e Bacharel em Geogra a, Doutora em Geogra a pela Universidade Federal
Fluminense (UFF), Professora no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal
Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Email:
edileuzaqueiroz@gmail.com
/ Endereço:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ: Av. Governador Roberto Silveira
S/N, Centro - Nova Iguaçu/RJ. CEP: 26020-740
1488
Edileuza Dias de Queiroz
ere are many gaps in the training of teachers, among them is the need for the
courses to contribute with approaches that favor the future teacher in acquiring
critical formation, creating a new pattern of social organization. In this context,
PARFOR stands out, where, in UFRRJ-IM, it seeks to bring critical formation to
the center of the re ections.
Key words: Teacher Training, critical formation,
University-School.
1 INTRODUÇÃO
O atual contexto educacional nos leva a questionamentos e
críticas ao modelo de desenvolvimento socioeconômico adotado.
Entretanto, o pensamento atrelado a esse sistema é tão perverso e
está tão ideologicamente impregnado no imaginário so cial que aca-
ba por di cultar a construção de uma forma de organização social
que se contraponha à atual. Acreditamos que, a partir do embate
hegemônico, outra sociedade é possível, mas, para ser bem sucedi-
da, essa luta exige um novo pensamento, ou seja, outra maneira de
enxergarmos a realidade. Nesse contexto de busca e de luta por um
outro modelo societário, as escolas se sobressaem. S egundo Giroux
e Simon (2009, p. 95):
[...] são formas sociais que ampliam as capacidades humanas, a  m
de habilitar e intervir na formação de suas próprias subjetividades
e a serem capazes de exercer poder com vistas a transformar as
condições ideológicas e materiais de dominação em práticas que
promovam o fortalecimento do poder social e demonstrem as pos-
sibilidades da democracia.
Surgem, desse modo, questionamentos quanto à formação
dos educadores para lidar com as mais variadas demandas que che-
gam a cada dia ao chão da escola, e, em razão disso, é fundamental,
diante da complexidade da sociedade, investir nessa formação. O que
se sabe é que os processos formativos nem sempre são coerentes e
comprometidos com as demandas da maioria da população em situ-
ação de exploração e degradação socioambiental, já que estão envol-
vidos pela alienação ideológica. O papel social do educador, agente
de transformação da realidade, é fundamental, mas, para tanto, esse
sujeito precisa estar preparado e comprometido com a formação de
cidadãos atuantes em prol de uma sociedade diferente desta.
Em síntese, neste sistema, diariamente, desa os são lançados
à escola e ao corpo docente. Com isso, alguns questionamentos nos
acompanham e nos intrigam neste estudo; dentre eles, surge a se-

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT