Educação e Contemporaneidade: incertezas, práticas e formação docente para a escola rural

AutorLúcia Gracia Ferreira
CargoDoutoranda pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. Bolsista CNPq
Páginas128-147
DOI:10.5007/1984-8951.2011v12n101p128
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.12, n.101, p.128 -147, ago/dez 2011
Educação e contemporaneidade:
incertezas, práticas e formação docente para a escola rural
Education and contemporaneity:
uncertainties, practices and teacher training for rural schools
Lúcia Gracia Ferreira
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RESUMO
Na sociedade contemporânea ainda se veem reflexos da modernidade. Uma
modernidade inconsistente e que ainda aspira incertezas e mudanças. Nesse
contexto, as crises por ela provocadas têm atingido a Educação e os profissionais
dessa área, provocando carência no processo de formação humana e docente.
Assim, a discussão desse artigo volta-se principalmente para a formação de
professores rurais, possibilitando a esses uma reflexão sobre a escola onde atuam.
Palavras-chave: Professores rurais. Mudanças. Cultura.
ABSTRACT
In contemporary society we can still see reflections of modernity. An inconsistent
modernity that still aspires uncertainties and changes. In this context, the crises
caused by it have reached education and the professionals in that field, causing a
shortage in the process of human and teacher development. The discussion in this
paper is thus chiefly on the training of rural teachers, enabling them to reflect on the
school in which they operate.
Keywords: Rural teachers. Change. Culture.
1Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. Bolsista CNPq .
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Não Adaptada.
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Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.12, n.101, p.128 -147, ago/dez 2011
1 INTRODUÇÃO
Vivemos num contexto onde tudo é influenciado pelos paradigmas da
modernidade e pelas questões da contemporaneidade, inclusive a educação. Dessa
forma, a realidade tem se mostrado cada vez mais complexa, tanto no campo social,
político, e econômico, quanto educacional. A educação hoje é reflexo do modelo de
ciências que perdura na atualidade e dos conhecimentos de teorias vinculadas a
esses modelos.
Nessa perspectiva, torna-se necessário concebermos possibilidades de
buscar a transformação. Esse trabalho faz uma reflexão sobre as questões já
mencionadas acima e sobre a formação docente dos/para os professores que atuam
nas escolas rurais. Sabemos que a educação é uma condição necessária para a
construção da cidadania, e o professor, um agente essencial nessa construção.
2 PARADIGMAS CIENTÍFICOS E EDUCAÇÃO: INTERFACES COM A
FORMAÇÃO DOCENTE
Na contemporaneidade ocidental, vivenciamos as consequências da
modernidade que, segundo Nascimento (2006), não cumpriu os projetos que
prometera: libertar o homem das contingências materiais e ampliar as
potencialidades culturais e políticas. Apesar das eventualidades modernas, que
parecem ser produtos não-calculáveis, equívocos, (destruição da natureza,
degradação das relações sociais), no mais das vezes, observa-se que esse mal-
estar da modernidade segue como efeito de ações calculada e medidas, mas
insensíveis a outras dimensões humanas, pois a escolha paradigmática ocidental é
a racionalidade instrumental. Presenciamos então uma crise do paradigma moderno
ocidental, fruto de um modelo dominante, que segundo Santos (1985), mostra
problemas profundos e crises irreversíveis no meio ambiente e nas relações sociais
humanas. Diante disso, o paradigma ocidental moderno passou a ser denunciado,
questionado e desconstruído.

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