Experimentação e adicção contemporâneas sob o regime farmacopornográfico

AutorWagner Xavier Camargo, Juliana Xavier Camargo
CargoDoutorando da Pos-Graduacao em Ciencias Humanas (DICH) - Psicóloga especialista em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP)
Páginas243-261
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 243-261, jan/jun. 2010
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Experimentação e adicção contemporâneas
sob o regime farmacopornográfico
Experiments and contemporary addiction
under the farmacopornographic regime
Wagner Xavier Camargo1
Juliana Xavier Camargo2
RESUMO
Este ensaio propõe a análise do filme ―Requiem para um Sonho‖ (2000), de Darren
Aronofsky, baseando-se em considerações sobre adicções contemporâneas e
formas de gestão biomediática da subjetividade. Dessa forma, busca no conceito de
regime farmacopornográfico o fundamento para a discussão. A era
farmacopornográfica teve suas origens nos escombros da 2ª Guerra Mundial,
desenvolvendo-se ao logo da corrida tecnológia da Guerra Fria e adquirindo seu
perfil na crise do capitalismo industrial dos anos 1970. Tal regime
farmacopornográfico oscila entre os polos farmacológico e pornográfico e captura as
subjetividades interconectadas através do controle biomediático. O filme, por sua
vez, é bem sucedido por apresentar a discussão acerca das adicções
contemporâneas, a partir de um espectro irrestrito de dependência : todos estamos
capturados.
Palavras-chave: Análise filmográfica. Farmacopornografia. Réquiem para um
Sonho.
ABSTRACT
This essay proposes an analysis about the Darren Aronofsky‘s movie "Requiem for a
Dream" (2000), which one is based on the consideration of addictions and
contemporary forms of biomediatic control of the subjectivity. Therefore the concept
of farmacopornographic regime‖ will be the basis for the discussion.
Farmacopornographic Era had its origins in the rubble of the 2nd World War,
developing the logo of the Cold War technology race and getting their profile in the
crisis of industrial capitalism of the 1970s. This system oscillates between the poles
pharmacological and pornographic, and captures the subjectivities interconnected
through biomediatic control. The movie, in turn, is successful in addressing the
discussion of contemporary addictions from an unrestricted range of dependency: we
are all caught.
Key-words: Filmographyc analysis. Farmacopornography. Requiem for a Dream.
1 Doutorando da Pos-Graduacao em Ciencias Humanas (DICH), na area de Estudos de Genero. Sub-
area de especialidade: Antropologia Social e Antropologia do Esporte. camargow@ymail.com
2 Psicóloga especialista em Psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP) e trabalha há anos
violência de gênero e violência infantil. juliana.x.camargo@gmail.com
Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 243-261, jan/jun. 2010
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1 INTRODUÇÃO
A proposta deste ensaio era, aparentemente, simples: tomar o filme ―Réquiem
para um Sonho‖ (2000) 3, do cineasta americano Darren Aronofsky, o qual fora
assistido e revisitado pelos autores com igual entusiasmo diversas vezes, e refletir
sobre as adicções contemporâneas. Um exercício que juntava o prazer ácido das
reflexões suscitadas, com o azedume e a crueldade da realidade peremptória das
adicções.
No entanto, com o avançar dos diálogos, percebemos que poderia haver mais
a ser explorado. Assim, fomos buscar elementos nos textos-base que deram origem
ao roteiro do filme em questão Requiem por um Sonho (1986) e Última Saída
para o Brooklin (1967) , ambos de Hubert Selby Jr., bem como pesquisamos a
biografia do escritor, a qual nos ofereceu outros e detalhados elementos para
nossas considerações. Para sofisticarmos a leitura interpretativa da obra
cinematográfica, procuramos discuti-la sob o prisma da gestão biomediática das
subjetividades, unindo os viéses analíticos de nossas respectivas formações
acadêmicas Sociologia, Antropologia e Psicologia.
O filme traz um universo de experimentações, que passam pela mania
aficionada de assistir televisão, a compulsão por sexo, a adicção às anfetaminas
como ―pílulas da felicidade‖ e aos picos de heroína, que proporcionavam ―rajadas de
loucura através do corpo e o intumescimento morninho nas entranhas‖ (SELBY JR.,
1986, p. 163). A questão não é meramente a adicção dos personagens, mas sim
que suas naturezas se transformam frente aos elementos ext ernos ao c orpo e como
eles corróem as próprias relações sociais que os envolvem. A obra de Aronofsky é
um dos melhores retratos do universo farmacológico e pornográfico que envolve a
sociedade contemporânea. Elogiado pela crítica cinematográfica e considerado a
melhor produção filmográfica do diretor (FRANCO JR., 2006), além de receber
3 Baseado no livro Requiem for a Dream, de 1978, de Hubert Selby Jr., o qual tem a versão
traduzida para o português Réquiem por um Sonho (1986), citada nas referências finais.

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